1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Luís Vaz de Camões

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Anica, 11 Jun 2009.

1. Anica

Anica Usuário

Ontem foi celebrado o aniversário da morte desse grande escritor português, até Obama fez comentários sobre ele uou. -> http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/efe/2009/06/10/ult1817u9954.jhtm

Para quem não sabe muito dele, a wiki em português tem um artigo até bem bacana sobre o Camões: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Vaz_de_Cam%C3%B5es

Desse artigo tem um fato bem interessante:

Reza a lenda que durante o naufrágio ele teve que escolher entre Os Lusíadas e a chinesinha, e bem, a chinesinha rodou :dente:

Mas e aí, alguém já leu Camões? Gostou? Odiou? :timido:

2. mandah

mandah Usuário

Eu li "Os Lusíadas", mas era a versão adaptada, então acho que não conta muito. Eu não gostei muito do livro, talvez porque tenham me obrigado a ler, talvez porque eu não goste muito de histórias mitológicas.

3. MirellaConsuelo

MirellaConsuelo Usuário

Eu li apenas trechos de "Os lusíadas", inclusive tenho o livro, mas prefiro o Camões lírico. Amo "Amor é fogo que arde sem se ver" e "Alma minha gentil que te partiste"... ai ai

Ah, e pra mim não há poema que caia mais como uma luva que o " Ao desconcerto do mundo"...nossa, me identifico totalmente com ele! (AMO!)

4. Guilhermina

Guilhermina Usuário

Eu também só li os Lusíadas na versão adaptada. Então não conto como ter conhecido o autor.

5. Tilion

Tilion Administrador

Já li Os Lusíadas e volta e meio releio. Um dos maiores épicos de todos os tempos, não fica a dever nada aos épicos de outras culturas, além de ser a obra máxima da literatura de língua portuguesa, tanto pelo significado histórico-cultural como pela qualidade da obra por si só.

6. MirellaConsuelo

MirellaConsuelo Usuário

Ao desconcerto do Mundo

Os bons vi sempre passar
    No Mundo graves tormentos;
    E pera mais me espantar,
    Os maus vi sempre nadar
    Em mar de contentamentos.
    Cuidando alcançar assim
    O bem tão mal ordenado,
    Fui mau, mas fui castigado.
    Assim que, só pera mim,
    Anda o Mundo concertado.

Luís de Camões

Esse é mará !

7. MirellaConsuelo

MirellaConsuelo Usuário

Amo esses etbm...

Alma minha gentil, que te partiste

Alma minha gentil, que te partiste
    Tão cedo desta vida, descontente,
    Repousa lá no Céu eternamente
    E viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento etéreo, onde subiste,
    Memória desta vida se consente,
    Não te esqueças daquele amor ardente
    Que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te
    Algu~a cousa a dor que me ficou
    Da mágoa, sem remédio, de perder-te,

Roga a Deus, que teus anos encurtou,
    Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
    Quão cedo de meus olhos te levou.

Luís de Camões

Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
    É ferida que dói e não se sente;
    É um contentamento descontente;
    É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
    É solitário andar por entre a gente;
    É nunca contentar-se de contente;
    É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
    É servir a quem vence, o vencedor;
    É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
    Nos corações humanos amizade,
    Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

8. rocca

rocca Usuário

"Os Lusíadas," para mim, é um dos melhores épicos de todos os tempos. Estou relendo-o numa edição mega-explicativa da Saraiva (da década de 50). Cada vez que leio descubro milhares de coisas que não tinha visto antes. Entre Os Lusíadas e Jerusalém Libertada, fico com os Lusíadas.

9. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Lusíadas se lhe iguala à Divina Comédia, ao Beowulf, à Ilíada e à Odisseia, à Eneida, à Teogonia, ao Fausto... É uma honra ter um poeta como Camões em nossa língua :sim:
    Todo falante desta língua tinha que ler Camões. Nem que fosse na base do eletrochoque

10. aces4r

aces4r Usuário

Dizem que Os Lusíadas é a obra máxima da Língua Portuguesa...

Compartilhar