1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Lúcio cardoso

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Marc_dell, 11 Out 2011.

  1. Marc_dell

    Marc_dell Usuário

    É uma pena que um escritor desse nível, nunca tenha sido citado. Ninguém leu "A crônica da casa assassinada"? Nem "A luz no subsolo"? Nada?
    Entre outras coisas, foi uma espécie de mestre para Clarice Lispector...
     
  2. Calib

    Calib Visitante

    Eu sei que a "A Crônica da Casa Assassinada" está naquela lista de 100 livros da Bravo e tal, que foi onde eu li o nome dele pela primeira vez. Até já procurei o livro, mas ainda não encontrei nenhuma barbadinha. A sinopse me interessou. Está na lista para um futuro próximo (junto com "Avalovara", do Osman Lins, e "Ópera dos Mortos", do Autran Dourado).
     
  3. Anica

    Anica Usuário

    uma vez na faculdade vi uma palestra de uma menina que estava fazendo o mestrado/doutorado/whatever sobre o "A crônica da casa assassinada". Confesso que fiquei bem curiosa, na época queria muito ler, mas dificuldade em achar um livro fez a vontade ser esquecida. Não sei se agora está mais fácil de achar, de qualquer forma rever o tópico me fez lembrar que gostaria de conhecer esse livro :think:
     
  4. Excluído046

    Excluído046 Banned

    A crônica da casa assassinada é MUITO FODA. E o livro foi selecionado, por algumas vezes, como "obra de vestibular", nos últimos tempos, Anica, o que facilita para achar. É um calhamaço de livro, mas que vale muito a pena. E nessa onda de "parentesco de estilo", temos não só escritores mais "antigos", mas tem gente nova também, como Milton Hatoum. A literatura de Hatoum tem parentesco com a ficção introspectiva de Graciliano Ramos (a angústia é o elemento que rege a narrativa do romance “Angústia” [Really?] e do “Relato de um certo Oriente”), Clarice Lispector (com os “Laços de família”) e Lúcio Cardoso (que teceu as “Crônicas da casa assassinada”), Autran Dourado (que elegeu a agonia de uma época e de uma família como tema romanesco) e Raduan Nassar (que nos relatos tensos e densos abordou dramas de relacionamentos humanos e aspectos ligados à família árabe).
     
  5. Anica

    Anica Usuário

    fui sondar na cultura, tem uma edição que sai por 58 reais (muito caro), aí tem outras duas que estão esgotadas. acho que a coisa não melhorou muito dos meus tempos de graduação pra cá =/ mas na minha época não tinha
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :lol:
     
  6. Marc_dell

    Marc_dell Usuário

    Tem edições bem baratas da crônica na estante virtual, assim como de outros livros dele. Acho que vale a pena dar uma conferida.
     

Compartilhar