• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lúcio cardoso

Marc_dell

Usuário
É uma pena que um escritor desse nível, nunca tenha sido citado. Ninguém leu "A crônica da casa assassinada"? Nem "A luz no subsolo"? Nada?
Entre outras coisas, foi uma espécie de mestre para Clarice Lispector...
 
Eu sei que a "A Crônica da Casa Assassinada" está naquela lista de 100 livros da Bravo e tal, que foi onde eu li o nome dele pela primeira vez. Até já procurei o livro, mas ainda não encontrei nenhuma barbadinha. A sinopse me interessou. Está na lista para um futuro próximo (junto com "Avalovara", do Osman Lins, e "Ópera dos Mortos", do Autran Dourado).
 
uma vez na faculdade vi uma palestra de uma menina que estava fazendo o mestrado/doutorado/whatever sobre o "A crônica da casa assassinada". Confesso que fiquei bem curiosa, na época queria muito ler, mas dificuldade em achar um livro fez a vontade ser esquecida. Não sei se agora está mais fácil de achar, de qualquer forma rever o tópico me fez lembrar que gostaria de conhecer esse livro :think:
 
A crônica da casa assassinada é MUITO FODA. E o livro foi selecionado, por algumas vezes, como "obra de vestibular", nos últimos tempos, Anica, o que facilita para achar. É um calhamaço de livro, mas que vale muito a pena. E nessa onda de "parentesco de estilo", temos não só escritores mais "antigos", mas tem gente nova também, como Milton Hatoum. A literatura de Hatoum tem parentesco com a ficção introspectiva de Graciliano Ramos (a angústia é o elemento que rege a narrativa do romance “Angústia” [Really?] e do “Relato de um certo Oriente”), Clarice Lispector (com os “Laços de família”) e Lúcio Cardoso (que teceu as “Crônicas da casa assassinada”), Autran Dourado (que elegeu a agonia de uma época e de uma família como tema romanesco) e Raduan Nassar (que nos relatos tensos e densos abordou dramas de relacionamentos humanos e aspectos ligados à família árabe).
 
fui sondar na cultura, tem uma edição que sai por 58 reais (muito caro), aí tem outras duas que estão esgotadas. acho que a coisa não melhorou muito dos meus tempos de graduação pra cá =/ mas na minha época não tinha estante virtual :lol:
 
Tem edições bem baratas da crônica na estante virtual, assim como de outros livros dele. Acho que vale a pena dar uma conferida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo