• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Luciana Genro no The Noite e no debate na CNBB

Meu viés? Foi apenas ua observação prática. Quando a argumentação se restringe a falar que os banqueiros terão mais poder, sem apresentar nenhum evidência empírica, então não há debate.
 
Resume aí porque não aguento ouvi-la falar por mais de cinco minutos.
 
Resume aí porque não aguento ouvi-la falar por mais de cinco minutos.

In a nutshell:

Rafinha citando Luciana: "Se uma empresa colocar o seu jornal ou sua televisão a serviço de destruir o governo, o governo não pode ficar impassível. É preciso que seja tomada alguma medida."
Ele: "Isso me parece cerceamento da liberdade de imprensa."
Ela: Tu achas que um veículo de comunicação tem o direito de querer destruir um governo?"

Ela dá o exemplo do Chavez que derrubou um "canal golpista que tentou derrubar ele". Manjadores de Venezuela: O que é um canal golpista?
 
Entrando de gaiato, pq não vi os vídeos e só vou comentar uma coisa pontual mesmo:

Ué, Grimnir... sou leigo, mas do que li e do que entendo, a crise não foi disparada justamente pela inadimplência de devedores em uma conjuntura de elevação dos juros? Um colega me passou um documentário há um tempo atrás. Não lembro o nome... vou pedir ele pra me passar de novo.

Do que lembro, rolou uma enorme expansão do crédito a partir dos anos 2000, em uma conjuntura de juros baixos.
Inúmeras pessoas, inclusive as camadas de mais baixa renda, passaram a financiar imóveis - que, em crescente valorização, alimentavam a especulação e eram hipotecados em razão de novos financiamentos. Por sua vez, bancos compravam títulos dessas dívidas. No entanto, os imóveis iniciam um processo de desvalorização a partir de 2006, os juros estão em alta (dá pra acompanhar esse movimento pelo gráfico que você postou), o crédito retrai, a inadimplência aumenta e começa a quebradeira generalizada a partir de 2008, quando o governo norte-americano se vê compelido a uma política de auxílio aos bancos e de interferência mais efetiva na economia. Não é isso?
Onde a Luciana errou a mão - considerando a interrupção? Ela fala dos juros altos (que pra mim, leigo, parece um fator importante no agravamento da bolha imobiliária), do investimento em títulos de dívidas, da especulação... :think:

A sua descrição das etapas da crise está coerente, mas é importante notar uma coisa: a crise não é causada
unicamente pela alta de juros (e eu sei que você não afirmou isso, é só pra clarear um pouco a coisa). Na verdade, o fator mais importante é a baixa taxa de juros anterior. O FED, após os momentos difíceis da economia no início da década passada (especialmente pós 11/09), resolveu baixar artificialmente os juros para estimular a economia. Concomitantemente, havia uma política expressa para facilitar ainda mais o crédito para pessoas de baixa renda (os tais subprimes). Além disso, outros fatores surgiram para complicar o cenário: agências como Fannie Mae e Freddie Mac, que compravam títulos das dívidas dos bancos que faziam os empréstimos, "limpando" seus balanços para realizarem novos empréstimos (e causando assim mais expansão da base monetária, que é a raiz do problema todo). Um outro fator importante tem a ver com as agências de rating, que não tinham estímulos para alterar a avaliação dos títulos (pois elas não sofreriam as consequências de um eventual calote e por terem sinais do governo de que em tal situação haveria amparo estatal), fazendo os agentes acreditarem até o último momento que estava tudo ok.

Esses fatores são os alicerces da crise. Esse conjunto de medidas bagunçou todo o mercado, enviou sinais errados e deu início à bolha. O movimento de alta dos juros eram um movimento de certa forma natural, que haveria de ocorrer em algum momento, já que a taxa de juros estava baixa artificialmente. E quando a dita cuja voltou a subir, aí sim temos um das fagulhas que detonou a coisa. Mas é importante notar que a pólvora já estava toda lá.
 
Valeu, Fea!!
Aproveitando o ensejo, vi que tinha ficado devendo a referência do documentário. Se chama "Inside Job" (Trabalho Interno) e é narrado pelo Matt Damon (no áudio original). O que eu achei tá dublado: AQUI.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo