1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

LTL - 1º Tema: Terror

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Breno C., 24 Ago 2009.

  1. Breno C.

    Breno C. Usuário

    A LTL (lista temática de livros), foi uma idéia que nasceu para ajudar as pessoas que querem mais dicas de livros para sua leitura.

    Os temas são decididos através de uma votação num determinado
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e depois as indicações são feitas em tópicos abertos para cada um dos temas vencedores.

    As indicações deverão seguir um certo padrão de formatação para entrarem na lista geral e depois para o top 5 de recomendações. Sendo que essa seleção de livros que serão indicados como as cinco melhores indicações, se baseará no quesito relevância do livro para a história de literatura e na justificativa dada por quem indicou.

    O primeiro tema vencedor foi TERROR. Então as indicações podem começar a partir de agora, e só serão válidas aquelas que estiverem dentro da formação abaixo:

    Código:
    [b]Livro:[/b]"nome do livro"
    [b]Autor:[/b]"nome do autor"
    [b]Ano:[/b]"ano de lançamento"
    [b]Resenha ou sinopse:[/b]
    [spoiler]"escreva aqui sua resenha ou a sinopse do livro"[/spoiler]
    [b]Justificativa:[/b]
    [spoiler]"escreva aqui sua justifica para o livro"[/spoiler]
    

    OBS: basta que você copie esses código para a caixa de resposta e vá respondendo para que sua indicação seja válida.
     
  2. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Livro:"A Dança da Morte"
    Autor:"Stephen King"
    Ano:"1990"
    Resenha ou sinopse:
    "Um vírus de gripe modificado, que mata 99,96% do infectados é espalhado pelos Estados Unidos enquanto um militar foge do local onde o vírus foi sintetizado e cruza o país com sua esposa e filho. O carro dele, com a esposa e filho mortos e o soldado por um fio, para num posto de gasolina. Inicia uma história de terror de primeira, onde Deus e o Diabo se enfrentam numa batalha apocalíptica"
    Justificativa:
    "o primeiro livro de terror que eu li na minha vida, e um dos melhores. Não queria começar pelo clichê, mas esse livro não pode passar batido nesta lista"
     
  3. Guilhermina

    Guilhermina Usuário

    Livro:"A Profecia"
    Autor:"David Seltzer"
    Ano:"1976"
    Resenha ou sinopse:
    "Jeremy Thorn e sua mulher Katherine recebem; na maternidade a notícia de que seu filho nasceu morto, e são induzidos pelo Padre Spilletto a adotar um menino cuja mãe havia morrido de parto; Damien, a criança adotada, é na verdade; o Anticrisáo profetizado pela Bíblia, e tudo faz parte da trama de um grupo; que tem pacto com o Diabo; Começa a ter lugar uma série de s. estranhos "acidentes" fatais envolvendo a vida dos Thorn., Todo esse terror inexplicável se concentra; em torno de seu filho Damien..; e de seu estigma maligno.
    "
    Justificativa:
    "Esse foi o meu primeiro livro de terror. Não lembrava dele até a semana passada, mas acho que ele representa bem o tema e tem uma boa narrativa"
     
  4. Chyz

    Chyz Usuário

    Livro:"Os Mortos Vivos"
    Autor:"Peter Straub"
    Ano:"1979"
    Resenha ou sinopse:
    “Qual foi a pior coisa que você já fez? Não vou contar, mas lhe direi qual foi a pior coisa que já me aconteceu... a mais terrível...”

    É com essa frase que Peter Straub começa uma das melhores histórias sobrenaturais do século XX, considerada pela crítica como uma narrativa incomparavelmente moderna.
    A história se passa na pacata cidade de Milburn, e envolve um grupo de quatro amigos que foram a Sociedade Chowder: Ricky Hawthorne, John Jaffrey, Sears James e Edward Wanderly, que tem o custome de reunirem-se duas vezes por mês para contar histórias de fantasmas, acompanhados por charutos e bebidas. Não importa como as histórias aconteceram, o que importa é a forma em que é contada para o grupo.

    Quando uma série de estranhos eventos começam a acontecer na cidade, eles resolvem pedir a ajuda de Donald Wanderly sobrinho de Edward. Donald é um escritor e seu último livro fora sobre ocultismo, por isso a Sociedade acredita que as pesquisas que Donald fez para o livro possam ajudá-los.

    Donald chega na cidade e eventos ainda mais estranhos acontecem, alguns deles incluem uma ex-namorada de Donald, uma ex-moradora da cidade e alguns integrantes de uma das histórias de Sear James contada em uma das reuniões da Socidade.
    [/b]
    Justificativa:
    "Já lí e relí este livro várias vezes! A história é assustadora, o estilo de escrita é fantástico! O autor consegue colocar dinamismo até nas partes mais lentas da história. Como já disse um outro leitor desse livro, é difícil falar sobre ele sem revelar partes importantes, mas garanto, é um livro que merece destaque no gênero Terror!"
     
  5. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro: 666, No Limiar do Inferno
    Autor:Jay Anson
    Ano: 1981
    Resenha ou sinopse:
    Keith e Jennifer chegaram ao lar depois das merecidas férias e se depararam com uma casa em estilo vitoriano logo depois da vala atrás da casa deles.

    Keith ficou incomodado, pois em apensa dez dia seria praticamente impossível que uma construção daquele porte fosse realizada.

    Resolveu acalmar sua curiosidade e ir até lá, estuda-la mais de perto, pensando que não houvesse ninguém, mas em um estalo a porta se abriu. Ele entrou e chamou pelo possível morador. Percorreu vários cômodos, inclusive encontrou um quarto sextavado com três compridas janelas compostas por pequenos vidros desenhados. Keith não conseguiu decifrar logo o que seriam aquelas figuras, porém ao olhar mais atentamente percebeu que cada vidraça tinha a representação de uma pessoa. A primeira era de um homem sorrindo, a segunda de uma mulher, e a terceira era... ele!

    Pouco tempo antes, no andar superior, pronto para descer e ir embora, Keith escutara um barulho como o de um metal caindo dentro de um copo. Voltou-se e atrás de suas costas estava o banheiro. Na banheira uma velha moeda de bronze.

    O pagamento!

    Keith a pegou e sentiu um calor.

    O pagamento estava feito.



    Ele não encontrou ninguém na casa.


    Keith estava intrigado com aquele objeto e resolveu pedir ajuda para David, antiquário e, para revolta de Keith, o melhor amigo de sua esposa. Mas o único que poderia ajuda-lo neste momento. Porém, como David não entendesse de moedas antigas, procuraria quem conhecesse. Quando pegou a moeda pela primeira vez, teve uma estranha visão. Aquele objeto tinha algo de sobrenatural e que incomodava muito o antiquário, toda vez que o segurava passava bastante mal. E depois disso sonhos com uma casa azul brotando de um chão formado por carne humana, tornaram-se freqüentes.


    Mas sabia Keith que naquela mesma casa, seis anos antes, acontecera um duplo e brutal assassinato, cometido por James Beautfort . O advogado alegou que seu cliente não era forte o suficiente para tal ato. Porém Beautfort acabou por confessar os crimes.

    James Beautfort alugara a casa para Patricia Swenson, sua secretária. Ele pedira o divórcio para que pudesse se casar com Patricia, porém sua esposa o recusou. E, movido por um ataque de ciúme, depois de ver seu cunhado, Edgar Sutton, sozinho com Patricia, acreditou que Edgar a estivesse persuadindo a deixa-lo, matou os dois.


    A casa, que ficava na Bremerton Road, 666, em Seatle, fora retirada de seu alicerce e rebocada por uma barcaça pelo mar até a Sunset Brook Lane, 666, próximo a Manhattan. Tudo isso, depois de atravessar o país, sem que a estrutura fosse abalada.

    Ninguém jamais vira o dono da casa, o sr, Coste, que tratava todos os negócios por meio de correio ou telefone. E foi através deste que, depois de uma noite de chuvas e que o aparelho tinha ficado mudo, o sr Coste contratou Keith para restaurar a casa. Quando desligou o telefone e o pegou outra vez, Keith se deu conta de que ainda não havia sido consertado.

    Mas a esta altura o ciclo já estava reiniciado.
    Justificativa:
    encontrei esse livro na biblioteca e comecei a ler, não achei que fosse muito bom mas me surpreendi muito. O livro te prende à história, vc quer saber o que acontecerá em seguida e o melhor é o suspense. me lembra muito os filmes de terror americanos, provavelmente já foi feito filme dessa história pq combina muito com o roteiro hollywoodiano, mas sem deixar de ser um ótimo livro para se ler numa noite escura ou tempestuosa
     
  6. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro: Horror em Amityville
    Autor:Jay Anson
    Ano: 1977
    Resenha ou sinopse:
    Em 1974, nos Estados Unidos, o jovem Ronald DeFeo assassinou brutalmente com uma espingarda sua família (pai, mãe e quatro irmãos), enquanto dormiam em suas camas. Sua explicação para a chacina é que ele estava agindo conforme a orientação de uma voz misteriosa que ordenava os assassinatos. Um ano depois, a imensa casa que serviu de palco para a carnificina, situada em Amityville, Long Island, recebeu novos moradores, a família Lutz, formada pelo casal George e Kathy, e os três filhos pequenos. Depois de apenas 28 dias, eles fugiram desesperados alegando a existência de entidades malignas assombrando a casa.

    Ambas as histórias foram consideradas casos reais, que inspiraram o autor Jay Anson a escrever um livro em 1977. O livro prende a atenção do leitor, narrando as terríveis experiências vividas pela família Lutz, e serviu de base para o roteiro de Sandor Stern na realização de um filme dois anos depois, chamado por aqui de “A Cidade do Horror”, dirigido por Stuart Rosenberg e estrelado por James Brolin e Margot Kidder como o casal Lutz.

    Seguindo uma tendência do cinema de horror dos últimos anos com a crescente produção de refilmagens (como “A Casa da Colina”, “13 Fantasmas”, “O Massacre da Serra Elétrica”, “Madrugada dos Mortos”, “A Casa de Cera”, “A Guerra dos Mundos”, entre outros), em 19/08/05 entrou em cartaz nos cinemas brasileiros “Horror em Amityville” (The Amityville Horror), uma releitura do original de 1979, dessa vez com direção de Andrew Douglas, roteiro de Scott Kosar, produção do especialista em ação Michael Bay, e elenco liderado por Ryan Reynolds e Melissa George.

    George Lutz é o novo marido de Kathy , e o padrasto de seus filhos Billy , Michael e Chelsea. A família está procurando uma nova casa para morar e encontra uma mansão de estilo colonial holandês à venda por um preço bem inferior de seu valor real. O motivo da desvalorização é por causa um crime hediondo cometido entre suas paredes, com o jovem Ronald DeFeo matando a sangue frio sua família inteira, alegando obedecer a ordem de uma voz em sua mente.

    Apesar da tragédia ter ocorrido na casa, os Lutz decidem se mudar. Mas, com o passar dos dias, uma série de acontecimentos estranhos, bizarros e misteriosos, obrigou a família a fugir antes de completar um mês. Nem o padre Callaway conseguiu ajudar, pois ao tentar benzer a casa ele foi ameaçado por uma voz que ordenou que ele saísse imediatamente. A família Lutz abandonou tudo para trás, alegando que a casa era possuída por algo maligno, e que estava influenciando diretamente através da deterioração gradual da personalidade de George, tornando-o progressivamente perigoso e ameaçador para a segurança de todos ao seu redo
    Justificativa:
    Gente não sabia que Horror em Amityville e 666, No Limiar do Inferno era do mesmo autor!!! Bem, Horror foi o livro que mais me deu medo em toda minha vida, não tanto por causa dos demônios ( a única coisa que me dá medo são os terríveis fantasmas dos filmes orientais) mas a forma que o Jay escreve, te prende e te bota medo. Para os amantes do terror, esse é um indispensável!
     
  7. Liv

    Liv Visitante

    Posso indicar O Iluminado? :timido:
     
  8. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Pode...
     
  9. Thorondir

    Thorondir Usuário

    Livro: Histórias Extraordinárias
    Autor: Edgar Allan Poe
    Ano: 18**
    Resenha ou sinopse:
    Nestes contos, Edgar Allan Poe (1809-1849) imaginou algumas das mais conhecidas histórias de terror e suspense da literatura, tramas que migraram da ficção direto para o imaginário coletivo do Ocidente. É o caso de 'O gato preto', a tenebrosa história de um assassinato malogrado, ou de 'O poço e o pêndulo', que apresenta uma visão macabra da ansiedade da morte. Pioneiro dos contos de mistério, como 'A carta roubada' e 'O escaravelho de ouro', Poe deu a seus personagens notável profundidade psicológica. Usando diversos artifícios narrativos inovadores, criava climas e situações aterrorizantes.
    Justificativa:
    Fácil de se ler, alguns contos geniais e uma boa pedida pro terror
     
  10. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Estou gostando de ver. São indicações muito boas e justificativas melhores ainda.
     
  11. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Livro:"Frankenstein"
    Autor:"Mary Shelley"
    Ano:"1817"
    Resenha ou sinopse:
    "A história é narrada pelo próprio Dr. Victor Frankenstein, a Walton, um aristocrata em busca do conhecimento, que decide cruzar o pólo Norte a navio. A criação do "demônio" e sua evolução, bem como o desespero do Dr. são focos centrais do livro, que é um clássico do terror "
    Justificativa:
    "É um clássico do terror, altamente merecido"
     
  12. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Bom, acho eu tivemos ótimas indicações.
    Mas acredito que o melhor à fazer é colocar um prazo para as indicações.
    Então até domingo aceitamos mais livros indicados e depois começamos uma votação nova por um tema novo e eu coloco os cinco livros lá no primeiro post.
     
  13. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro:"Sete Faces do Terror"
    Autor:"Marcia Kupstas"
    Ano: ?
    Resenha ou sinopse:
    Cada volume desta série faz sete releituras, elaboradas por sete diferentes contistas, de um tema consagrado pela imaginação humana. O grande tema dá nome ao volume, e cada um de seus sete contos aborda um aspecto diferente do tema proposto.
    Justificativa:
    É bem adolescente, li quando estava na escola mas é muito bom. São histórias simples.
     
  14. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro:"Sete Faces do Sobrenatura"
    Autor:"Marcia Kupstas"
    Ano: ?
    Resenha ou sinopse:
    Cada volume desta série faz sete releituras, elaboradas por sete diferentes contistas, de um tema consagrado pela imaginação humana. O grande tema dá nome ao volume, e cada um de seus sete contos aborda um aspecto diferente do tema proposto.
    Justificativa:
    idem ao de cima
     
  15. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro:"O Castelo Mal Assombrado"
    Autor:"E. T. A. Hoffmann"
    Ano: ?
    Resenha ou sinopse:
    não consegui encontrar uma resenha, mas é uma coletânia de contos de terror.
    Justificativa:
    É um ótimo autor alemão, li a muito tempo e não me lembro bem das histórias, só que adorei e dei 3 estrelas (o que na minha lista é um livro que "adorei". Vou procurar mais na net para ver se acho a resenha
     
  16. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro:"O Fantasma da Ópera"
    Autor:"Gaston Leroux"
    Ano:?
    Resenha ou sinopse:
    É noite de gala na Ópera de Paris. Os Srs. Debienne e Poligny se despedem do cargo de diretores da Ópera com um último recital. Porém, nos corredores do teatro, uma figura misteriosa caminha como uma sombra e desaparece sempre que é vista. No subsolo, o maquinista-chefe é encontrado morto. Esse é o legado que os antigos diretores deixam a Armand Moncharmim e Firman Richard: a perturbadora presença do fantasma da Ópera. Ao ignorar os caprichos do Fantasma, os novos diretores têm que lidar com uma trágica seqüência de eventos que culmina no desaparecimento repentino da cantora lírica Christine Daaé. É em meio a esse clima de suspense e de terror que somos levados ao labirinto sombrio que é o subsolo da Ópera de Paris.
    Justificativa:
    É simplesmente um dos meus livros favoritos e que indico a todos pq é um livro maravilhoso, tem a sintuosidade das óperas de Paris, aventura, romance e escrito em forma de furo jornalístico, tanto que na primeira vez que li, acreditei mesmo que fosse verdade
     
  17. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro:"Sete Gritos de Terror"
    Autor:"Edson Gabriel Garcia"
    Ano: ?
    Resenha ou sinopse:
    Noites escuras, tragédias macabras, vinganças do além, sepulturas profanadas, medo da morte... do inexplicável. Eis o cenário dos sete contos que compõem este livro.
    Trilhando a mesma temática que consagrou o clássico Edgar Allan Poe e o contemporâneo Stephen King, o autor nos conta, em grande estilo, suas histórias de suspense, medo e terror, ao mesmo tempo em que ronda as profundezas da alma humana.
    Um livro pra fazer arrepiar e alimentar a imaginação.
    Justificativa:
    Mais um no estilo de leitura adolescente mas com ótimas histórias de terror
     
  18. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro:"O Monstro Branco"
    Autor:"Bram Sotcker"
    Ano: ?
    Resenha ou sinopse:
    Sobre O Monstro Branco surge a indagação: e se a terra ocultasse ainda monstruosos sobreviventes das Priscas Eras? Se o Mal se desencadeasse com força insuspeitável? O autor aqui nos narra a história de uma luta - aquela do Bem Contra o Mal - e uma vitória - aquela da Luz contra as Trévas. Uma récita "iniciadora" mas também um grande romance da literatura fantástica e de terror anglo-saxônica à procura de uma "aurora dourada": o homem tem que enfrentar o horror extremo e dele se libertar pela ação. Um livro para se ler entre as linhas, um autor, Bram Stoker, a se redescobrir para melhor se compreender
    Justificativa:
    O livro não é lá grande coisa, ou pelo menos não é tão bom quanto Drácula, mas vale a pena conferir, afinal é do Bram Stoker!
     
  19. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro:"Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling"
    Autor:"Rudyard Kipling"
    Ano: ?
    Resenha ou sinopse:
    Rudyard Kipling tornou-se famoso como autor de magníficos clássicos infantis. Exatamente por essa razão, nunca foi associado á literatura do sobrenatural.
    Contudo, diz Peter Haining, "torna-se claro que ele escreveu histórias do sobrenatural a vida toda, estivesse ele na ìndia, na Grã-Bretanha e em viagens. kipling parecia irresistivelmente atraído pelo mundo que existe atrás do véu onde sonhos se misturam com pesadelos, e espíritos de mortos de mesclam com fantasmas de vivos. Parece também que ele teve razoável cora de ocorrências inexplicáveis e conviveu com pessoas que fugiram das trevas e lhe contaram o que viram lá".
    Reunidos pela primeira vez num ínico volume, aqui estão trinta e trê scontos de Kipling - magistralmente traduzidos por José J. Veiga - que compreendem sua criação sobrenatural
    Organizados em ordem cronológica , de " O Sonho de Duncan Parrenness", de 1884 a "O Jardineiro",de 1926, escrito dez anos antes da sua morte, esta coletânea também inclui contos famosos como "O Signo da Besta" e "Eles".
    Justificativa:
    é do autor do Mowgli e ele se compara ao Poe ou ao Lovecraft, muito bom mesmo
     
  20. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Livro:"Dagon"
    Autor:"H P Lovecraft"
    Ano: ?
    Resenha ou sinopse:
    Na ficção de H.P. Lovecraft, apenas coisa inverossímeis acontecem, sem nenhuma referência à trivialidade da vida cotidiana. Nada é por acaso, e tudo o que consta nas suas páginas evoca uma sentido ominoso - trata-se do Mal, do Pior e do Terrível - confrontando magistralemnte o leitor com uma experiência de terror cósmico que perturbará seus sonhos para todo o sempre...
    Justificativa:
    o primeiro livro que li do Lovecraft e foi amor a primeira lida. Gosto mais dele do que do Poe, o Lovecraft criou um mundo dele, com seus deuses e seus terrores. Ótimo, recomendo.
     

Compartilhar