• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

LotR Strategy Battle Game - jogo de miniaturas

dlirante

Usuário
Bom, havia uma discussão beeem antiga (de 2003) sobre a primeira tentativa de lançar este jogo no Brasil. Agora, outra empresa, a Hobby Depot (www.gamesworkshop.com.br), está relançando este jogo tolkeniano de batalhas de miniaturas no país. Vamos ao que interessa então:

1) Lord of the Rings: Strategy Battle Game (Lotr SBG, daqui pra frente) é um jogo de miniaturas. As minis são de seres da Terra-Média (anões, elfos, orcs, uruks, trolls - e personagens, como Aragorn e Theodén), e as batalhas acontecem em cenários da Terra-Média, como Moria ou os campos de Pellenor. Tendo, no caso, entre 3 e 100 miniaturas de cada lado (50 na média). As miniaturas são excelentes, e, especialmente as dos heróis/personagens são muito legais para colecionar por um fã de Tolkien

2) É um jogo de batalhas táticas (apesar do nome) - ou seja, muitos soldados "comuns" (isto é, se um guerreiro anão for "comum"), sem poderes, com os tipos clássicos de armamento - artilharia, infantaria, cavalaria - lutando em campos de batalha grandes, e liderados por comandantes com poderes e capacidade de afetar as ações das tropas e sua moral.

2b) Você move e ataca com cada mini de seu exército, usando rolagem de dados para saber se acertou ou não. As tropas básicas morrem com apenas um acerto - logo, apesar do número de minis na mesa, é um jogo rápido.
Ma parece menos com uma partida de D&D minis do que com uma partida de Warcraft ou mesmo BfME - só que na mesa, claro.

3) É o atual sucesso de vendas da sua produtora - só as minis de Uruk-hai venderam 7 MILHÕES de cópias

3b) O que siginifica que LotR SBG é um dos famosos jogos da Games Workshop (www.gamesworkshop.com) - a empresa inglesa que é a maior produtora de minis do mundo, e que basicamente criou um "hobby" em si mesmo - o hobby de "MONTAR, PINTAR, COLECIONAR e JOGAR com minis" - ou seja, elas são de plástico, mas vem desmontadas e sem tinta. Se você não se imagina pintando miniaturas, não é o jogo para você. Mas saiba que é menos difícil do que parece, e mais divertido - por sinal, o legal do jogo é preparar seu exército (montar-pintar) e pô-lo para lutar.

3c) Sim, as minis são maravilhosas - verdadeiras esculturas em pequena escala. E sim, são BEM caras - preparar um exército (comprar, montar, pintar) custa US$100,00 (duas caixas de tropas, tintas e pincéis, livro de regras). Por favor, não adianta comentar "Pô, com este preço eu não vou jogar" - é como reclamar que "O Senhor dos Anéis tem muita páginas", e esperar que alguma editora faça a "versão compacta", de apenas 100 páginas. Esta é a simples realidade da coisa.

E agora, A PERGUNTA: vale a pena? Responda as seguintes perguntas:
- Você gosta de jogos de estratégia?
- Você gosta de miniaturas? Em especial, de heróis tolkenianos?
- Gosta de artes manuais - em especial, pintura?
- Está disposto a gastar o valor de uns 4 jogos lançamento de PS3/Xbox para montar um exército/poder jogar um jogo/ter um hobby que vai lhe ocupar por, no mínimo, um ano?

Se suas respotas foram sim, vale. Se não, não vale - pois é um jogo de estratégia de miniaturas, que tem de ser pintadas por você, e tem um custo alto de investimento.

Nota: sim, eu jogo. E tenho um exército de Rohan. As peças de cavalaria são MUITO legais...
 
E eu fico todo dia babando nas figuras das miniaturas lá no site. Pode apostar que vou tentar fazer com que meus pais comprem
 
Não é barato, mas tambem não é tão caro assim. Com R$150,00 vc já compra uma caixa básica, que vem dois exércitos e mais o manual. O que já é suficiente para sair jogando. E tem os boxs com exércitos completos, que custa uns 80 dolares. Mas vem umas 40 minis.

O legal desse jogo, é que dá pra inventar várias coisas. Desde jogo mais simples, como um exército contra o outro, até ataques a fortalezas ou missões mais específicas.

Eu também jogo, e sou viciado. Eu tenho exército de Isengard, Gondor, Mordor, Rohan, Eaterlings, Alto-Elfos, Dol-Amroth e goblins. De herói eu tenho Elendil e Isildur, Glorfindel, toda a sociedade do anel, o rei-bruxo, outros nazgul, Radagast, principe Inrahil, grisnak..... e por aí vai.
Na minha assinatura tem um link pro meu blog. Ali tem várias fotos de minis e de quando a gente joga aqui.

Esse jogo é muito legal mesmo.
 
Hun.... eu vi uma caixa desse jogo pra vender, era O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, por R$ 150,00 ... fiquei babando na frente da vitrine, provavelmente ainda tá lá(foi no começo do ano que eu vi)... eu queria saber se vale a pena comprar,


Se for a mesma que eu to pensando você vai precisar de uma graninha extra para comprar tintas e pincéis, pois as peças não vem pintadas!
E as peças não são maiores que o tamanho do ENTER no seu teclado. (Com exceção do Balrog e do Nâzgul). Mesmo assim vale a pena!
 
Olhem as fotos do Mennelo, meu deu uma puta vontade de jogar depois de vê-las... mas é assim, eu não consigo jogar o TCG de Senhor dos Anéis, tenho o livro mas não consigo jogar o RPG de Senhor dos Anéis e mesmo que eu conseguisse dinheiro para comprar isso eu não conseguiria jogar. Mas pareceu fascinante.
 
Olá pessoal.

Posso esclarecer dúvidas sobre o jogo, se quiserem.

Pra quem gosta de jogo de estratégia, o jogo é perfeito. Tem todos os povos da Terra-Média. Tem cavalaria, wargs, monstros... tem de tudo. Tem até armas de cerco a castelos.

Sobre custos. Não é algo barato mesmo. Mas também não é o jogo mais caro. O ideal, é achar alguém que queira jogar também, ou que já jogue. Aí cada um monta um exército e tá feito, é só jogar. O bom é que mesmo que as regras mudem, a unidades nunca vão perder sua função ou valor. Não é como os jogos da wizard(D&D e SW minis). Um elfo é sempre um elfo, um eorlinga vai ser sempre um eorlinga... e por aí vai. Por tanto, vc só compra uma vez e pronto. A não que queria aumentar um exército. Aí sim, precisa comprar mais unidades.

O jogo é fantástico gente. Onde mais vcs podem comandar Rohan, ou anões, jogar com o próprio Sauron? Comandar as forças da ultima aliança(com Gil Galad, Elendil e cia) contra a horda de Sauron, em frente aos portões negros? Montar uma milícia hobbit? Jogar o expurgo do Condado? Comandar o Balrog contra os anões em Moria....
Pois isso tudo é possível nesse jogo. Claro que não é tão fácil, mas, é possível. Fora que, colecionar essas miniaturas também é interessante. E dá pra usar em campanha de RPG. Tem gente que faz isso.

Na minha assinatura tem o endereço pro meu blog, lá tem o post de um jogo que fizemos de 3.000 pontos. Tinha quase 400 miniaturas na mesa. Uma batalha épica, digna dos livros de Tolkien. Podem conferir.

Qualquer coisa, só perguntar.
 
Última edição:
Bom, aí vai da habilidade de cada um. Não é a coisa mais fácil do mundo. Precisa de um pouco de prática. Mas impossível não é. Claro, tem uns cara aí pelo mundo que pintam de uma forma perfeita. Mas isso não é critério. Uma pintura mais básica não é tão difícil. E está cheio de tutoriais pela internet ensinando a pintar. O ideal é comprar aqueles soldadinhos de plástico antigos e testar as suas habilidades neles. Sabe, acho que ainda tem uns soldadinhos de plásticos bem antigos, é um saco cheio deles. É uma forma mais barata e fácil de ver se sabe pintar ou não. Ou, dá pra ir praticando neles até conseguir as minis do SDA de verdade.
 
Olha, o negócio é ir comprando aos poucos. Fazer uma compra grande só se for uma boa oportunidade. Existe lojas aqui no Brasil que vendem as miniaturas. Mas aqui tá muito caro. É que se paga muito imposto pra comercializar isso. Acaba sendo mais em conta importar. Mesmo pagando em dolar, frete e coisa e tal.

No site oficial, tem caixa com umas 40 miniaturas por 90 dolares. Se for fazer na ponta do lápis, não chega a ser tão caro quanto parece. Tem caixas menores também, com menos miniaturas e mais baratas. E tem outros sites que vendem um pouco mais barato e não cobra frete.

Existe a opção de fóruns também. As vezes alguns jogadores param de jogar, ou estão com problemas financeiros e decidem vender suas miniaturas(longe de mim isso hehehe) e anunciam nos fóruns. Se tiver sorte, pode conseguir as minis por um bom preço. Isso já aconteceu comigo. Um cara tava parando de jogar, e eu comprei quase todas as minis dele. Saiu muito barato, e foi um monte de miniaturas.

Bom, pra quem quer comprar miniaturas, minha dica é pesquisar. Procurar pela net, procurar por pessoas que vendem. Pra quem não gosta de pintar, pode até conseguir minis pintadas. E no Brasil existem excelentes pintores.

*No meu blog tem link pro site oficial e fóruns do assunto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo