Cap. 2 - Might And Majesty (Atributos) 14 pag.
Antes do início dos vários capítulos de criação de personagem, temos algumas páginas dedicadas a Archetypes - Personagens prontos. Vou só citá-los aqui para vocês terem uma idéiazinha de classes e raças...

Temos Menelcar, Dúnadan Warrior; Grór, Dwarf Warrior; Celebeth, Elven Warrior (aquele q tem no site da Decipher); Broca Took, Fallohide Hobbit Rogue; Belengol, Dúnadan Magician; e Tarthalion, Middle Man Noble. As classes do livro, no entando, são muitas, e muito interessantes... chegaremos lá
O capítulo de atributos é bem interessante, e começa já mostrando a maturidade do sistema, não caindo em erros de sistemas bem recentes, inclusive (pegue D&D 3e: o que EXATAMENTE é charisma? charme, educação, beleza, ou além disso, um atributo místico - visto que é base para Sorcerer? e Wisdom, Sabedoria? ao mesmo tempo, indica quão sábio e conhecedor seu personagem é e... o quão bem ele escuta ou enxerga?

)
Existem dois tipos de Atributos: Primários e Secundários.
Os Atributos Primários variam inicialmente de 2 a 12, e podem ser obtidos aleatoriamente (2d6) ou por aquisição por pontos, a cargo do mestre. são eles:
-Bearing: incrivelmente, dos atributos mais importantes do jogo. Representa a força de personalidade do personagem, sua majestade, seu poder interior - que, nas obras de Tolkien, sempre andaram lado a lado.
- Nimbleness: a famosa Destreza

agilidade, finesse, etc..
- Perception: basicamente, quão seus sentidos são aguçados e sua capacidade de interpretá-los. Visão, audição, etc..
- Strength: Força. capacidade de erguer peso, causar dano, etc..
- Vitality: Vitalidade, vigor físico, constituição. Determina basicamente sua resistência a dor e feridas.
- Wits: o mais próximo de inteligência, embora englobe capacidade de memória, velocidade de raciocínio, conhecimentos básicos, etc..
Cada faixa de valor do atributo corresponde a um modificador na rolagem, bem parecido ao D&D 3e, mas em escala para utilização de 2d6 - dados usados no jogo. (ex.: se vc tem força 10, recebe +2 nas rolagens ligadas a esse atributo).
Os Atributos secundários incluem as Reactions (algo similar às jogadas de proteção em D&D), Defesa, Níveis de Vitalidade (sistema muito similar ao do Legend of the 5 Rings - explicarei quando entrar na parte de combate!), e Weariness (Fadiga).
Além desses, temos atributos como Coragem, que são pontos heróicos que você pode gastar para aumentar a chance de passar em uma rolagem; Renown, renome, quão bem você é conhecido; e Size, tamanho.
Curiosidade: outra coisa que gostei bastante. Tem duas paginas inteiramente dedicadas aos "reais atributos que um herói tolkeniano deve ter", embora não seja expresso em números: Compaixão, Livre Arbítrio responsável, Generosidade, Honestidade e Justiça, Honra e Nobreza, Restraint (nao axei a traduçao pra isso, mas seria algo como valorizar a vida, só matar quando realmente for necessário), Auto-Sacrifício, Valor e Sabedoria. Bem interessante isso estar localizado nesse capítulo!
opinião pessoal: Gostei, bastante. me parece ser um sistema bem completo, e que se encaixa bem à proposta do jogo! mal posso esperar para ler mais! ^_^