1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Longevidade dos povos.....

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Bia_aDJ, 11 Out 2003.

  1. Bia_aDJ

    Bia_aDJ Usuário

    Bom, tava lendo uns textos sobre os povos de Arda, kndo me deparei com uma dúvida e resolvi postar aqui: Qual é o tempo de vida dos povos de Arda? Será q só os númenorianos tinham uma vida longa*?

    Alguém sabe de algum outro povo q tbm poderia alcançar uma idade avançada? :o?:

    *Eu sei q a vida longa deles se deve à linhagem de Elros, meio-elfo q escolheu viver entre humanos.....*

    Namarië Mellon
     
  2. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Sim, os numenorianos tinham uma vida longa. Elros, primeiro rei de Numenor, quando o sangue élfico ainda não tinha se misturado nem a sombra se abatido sobre a ilha, viveu mais de 500 anos. Mesmo Aragorn chegou a quase 200 anos de vida. Os homens normalmente viviam até uns 90/100 anos, tempo de vida máximo para aqueles que não foram agraciados pela dádiva dos Deuses, e o normal para aqueles que vivessem longe da sombra. Por exemplo, pegando os primeiros entre os homens, Beor viveu acho que 93 anos. Provavelmente os rohirrim chegavam a essa idade se vivessem bem. Mas com a sombra se abatendo por sobre os povos, o seu tempo de vida diminui. Aconteceu com os dunedain, embora esses já vivessem naturalmente mais tempo. E aconteceu com outros povos. O tempo de vida dos homens do leste era razoávelmente menor, suspeito eu.
     
  3. Riff

    Riff Usuário

    Os rohirrim alcançavam facilmente os 80 anos, mesmo nas condições q viviam, eles tinham uma longevidade maior q a nossa.

    E o fato da longevidade dos dunedain ter diminuido foi devido ao fato de terem perdido Númenor, q ficava perto de Eressea e das terras imortais não ao fato de se miscigenarem com os homens menos longevos
     
  4. Sméagol

    Sméagol Usuário

    Devemos lembrar, Eru, que o cenário da Terra Média é algo parecido com nossa Idade Média. Portanto, raramente um homem normal passaria dos 40 anos! Por isso, usando seu exemplo, homens como Beor, que viveu mais de 90 anos, eram homens com uma grande longevidade (não chegando a um decendente de numenoriano, claro). Até mesmo para os nossos dias, não é qualquer um que consegue chegar aos 90 anos, basta olhar a espectativa de vida ao redor do mundo...
     
  5. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Esse é um dos fatores. Mas a mistura do sangue numenoriano contribuiu para diminuir o tempo de vida deles sim...


    Era uma ambientação medieval fantástica, que não era assim por dizer exatamente regida pelas mesmas regras... Os homens viviam mais sim.
     
  6. Sméagol

    Sméagol Usuário

    Claro, não podemos levar as coisas ao pé da letra, pois a Terra Média é um mundo de fantasia. Porém, os seres tinham necessidades que temos na vida real: sentiam fome, frio, precisavam descançar, ficavam doentes, tinham necessidades fisiológicas... :roll:

    Por isso, podemos projetar que as condições de saneamento básico e controle epidemiológico não eram as melhores. Assim, numa hipotética visão da Terra Média no século XXI, os rohirrim poderiam viver normalmente uns 120, 130 anos, e os humanos da linhagem dos numenorianos uns 230, 250 anos...

    Claro, isso é só uma hipótese minha...acredito que, mesmo os rohirrim, para manter o exemplo, tem uma longevidade grande. Claro, comparado com elfos, anões e numenorianos, eles viviam pouquinho... :mrgreen:
     
  7. Riff

    Riff Usuário

    Po, os reis vivam uns 80 anos, e mesmo assim as condições de vida deles eram mto melhores q as do povo, o povão devia viver uns 60, 70 anos
     
  8. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Tem tb os anões... Normalmente eles morriam em Guerras e não viviam tanto... Mas o tempo de vida média de um anão era por volta de 350 anos!
     
  9. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Bom, considerando que o lapso de tempo entre o início da quarta era e os dias de hoje é em torno de uns 6000 anos, não creio que devamos considerar a longevidade daquela época para os edain...

    Pode-se dizer que um homem normal vivia em torno de 70-80 anos, e um dúnedain até uns 100, no final da 3a era... com exceções, claro, como é o caso da linhagem de Elendil..
     
  10. Sprog Bullit Rockatansky

    Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!

    Bom... creio então que no meio elfico não exista uma vida média certo?

    .... ou exista?.
    Não vou me arriscar a dizer idades e tal, pois estou totalmente por fora, mas uma coisa eu ja estive martelando na minha cabeça. Creio que apartir que os homens começaram a serem maioria (pois creio que os Elfos não tenham tanta vontade de procuriar como os homens), os elfos começaram dai a ver que o mundo (arda) já não lhes perteciam mais. (esse desgosto ja começou desde qu os homens foram criados).
    A partir de um dado momento, os elfos se encaminharam para as terras imortais, passando o resto de suas vidas por lá, ficando somente na memória dos que chegaram a conhece-los e daqueles que continuaram a contar histórias sobre o O Povo Élfico.
     
  11. Tauraherion

    Tauraherion The eyes of truth

    é bem por aí Lê...

    e os elfos são imortais, logo não tem uma idade específica pra morrer
     
  12. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    Mais ou menos. Elfos envelheciam, embora extremamente devagar. E, junto dos ainur, também sentiam o cansaço da existência, mesmo em Aman. Num dos HoME, Tolkien dá uma média de dez mil séculos até um elfo sentir-se exausto e abandonar seu corpo, ficando nos Saloes de Mandos até o fim de Arda.
     
  13. Fory

    Fory Usuário

    Ou antes se o elfo passar por muitas tristezas, cansaço, lutas, etc.
    O fato é que elfos não morriam (a não ser que fossem assassinados, mas mesmo assim, após o julgamento podiam voltar).
    Quando eles se cansavam da Terra Média iam para Valinor, mas não morriam, continuavam sua eterna existência em Valinor.
    Ou seja, não era uma morte, só se mudavam de lugar, eram imortais.
     
  14. Riff

    Riff Usuário

    E mesmo qndo morriam podiam ressucitar, eles tinham sua vida ligada a Arda, e não morreriam enquanto ela não morresse :wink:
     
  15. Riff

    Riff Usuário

    Eles não chegavam a tanto, viviam uns 250 anos e tinham filhos ao 100, basta ver a Arvore Genealogica dos anões no final do Apendice A :wink:

    O q houve com esse topico :eek:
     
  16. Bia_aDJ

    Bia_aDJ Usuário

    Virou um flood total Riff......a discussão foi totalmente desviada! :roll:

    Refazendo a pergunta: Tirando os anões, os elfos e os humanos (númenorianos, dunedain), existe algum outro povo que tem uma vida longa? os rohirrim eu soube agora, mas ainda existem outros? :obiggraz:
     
  17. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Os rohirrim não têm uma vida longa. Eles têm uma vida normal, assim como os hobbits.
     
  18. Riff

    Riff Usuário

    Os hobits chegavam ao 100 anos fácil :wink:

    Os ents :lol:
     
  19. Fory

    Fory Usuário

    Rohirrim pelo que eu sei são humanos "normais", não têm vida longa não.
    Mas os que têm vida longa, além desses:
    Ents
    Hobbits, não tããão longa, mas o mais velho, Bilbo, passou dos 130, mas com ajuda do Um Anel, o VelhoBuque chegou aos 130, pelas árvores genealógicas eles têm uma longevidade média de 105 anos.
    Acho que só... conhecidas pelo menos (há os seres sem nome, seres das profundezas da Terra-Média, como diz Gandalf).
     
  20. Lady Elldryn

    Lady Elldryn Usuário

    [color= dark red]
    Acho que naum devia haver outra raça
    imortal alemdos elfos...e mesmo assim...somente
    os elfos que foraum pro oeste
    deviaum ser imortais...mas longividade naum
    eh imortalidade...viver mais eh bom... :wink: :roll: [/color]
     

Compartilhar