• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Longevidade dos povos.....

Bia_aDJ

Usuário
Bom, tava lendo uns textos sobre os povos de Arda, kndo me deparei com uma dúvida e resolvi postar aqui: Qual é o tempo de vida dos povos de Arda? Será q só os númenorianos tinham uma vida longa*?

Alguém sabe de algum outro povo q tbm poderia alcançar uma idade avançada? :o?:

*Eu sei q a vida longa deles se deve à linhagem de Elros, meio-elfo q escolheu viver entre humanos.....*

Namarië Mellon
 
Sim, os numenorianos tinham uma vida longa. Elros, primeiro rei de Numenor, quando o sangue élfico ainda não tinha se misturado nem a sombra se abatido sobre a ilha, viveu mais de 500 anos. Mesmo Aragorn chegou a quase 200 anos de vida. Os homens normalmente viviam até uns 90/100 anos, tempo de vida máximo para aqueles que não foram agraciados pela dádiva dos Deuses, e o normal para aqueles que vivessem longe da sombra. Por exemplo, pegando os primeiros entre os homens, Beor viveu acho que 93 anos. Provavelmente os rohirrim chegavam a essa idade se vivessem bem. Mas com a sombra se abatendo por sobre os povos, o seu tempo de vida diminui. Aconteceu com os dunedain, embora esses já vivessem naturalmente mais tempo. E aconteceu com outros povos. O tempo de vida dos homens do leste era razoávelmente menor, suspeito eu.
 
Os rohirrim alcançavam facilmente os 80 anos, mesmo nas condições q viviam, eles tinham uma longevidade maior q a nossa.

E o fato da longevidade dos dunedain ter diminuido foi devido ao fato de terem perdido Númenor, q ficava perto de Eressea e das terras imortais não ao fato de se miscigenarem com os homens menos longevos
 
Devemos lembrar, Eru, que o cenário da Terra Média é algo parecido com nossa Idade Média. Portanto, raramente um homem normal passaria dos 40 anos! Por isso, usando seu exemplo, homens como Beor, que viveu mais de 90 anos, eram homens com uma grande longevidade (não chegando a um decendente de numenoriano, claro). Até mesmo para os nossos dias, não é qualquer um que consegue chegar aos 90 anos, basta olhar a espectativa de vida ao redor do mundo...
 
Riff disse:
Os rohirrim alcançavam facilmente os 80 anos, mesmo nas condições q viviam, eles tinham uma longevidade maior q a nossa.

E o fato da longevidade dos dunedain ter diminuido foi devido ao fato de terem perdido Númenor, q ficava perto de Eressea e das terras imortais não ao fato de se miscigenarem com os homens menos longevos

Esse é um dos fatores. Mas a mistura do sangue numenoriano contribuiu para diminuir o tempo de vida deles sim...


Devemos lembrar, Eru, que o cenário da Terra Média é algo parecido com nossa Idade Média. Portanto, raramente um homem normal passaria dos 40 anos! Por isso, usando seu exemplo, homens como Beor, que viveu mais de 90 anos, eram homens com uma grande longevidade (não chegando a um decendente de numenoriano, claro). Até mesmo para os nossos dias, não é qualquer um que consegue chegar aos 90 anos, basta olhar a espectativa de vida ao redor do mundo...

Era uma ambientação medieval fantástica, que não era assim por dizer exatamente regida pelas mesmas regras... Os homens viviam mais sim.
 
Era uma ambientação medieval fantástica, que não era assim por dizer exatamente regida pelas mesmas regras... Os homens viviam mais sim.

Claro, não podemos levar as coisas ao pé da letra, pois a Terra Média é um mundo de fantasia. Porém, os seres tinham necessidades que temos na vida real: sentiam fome, frio, precisavam descançar, ficavam doentes, tinham necessidades fisiológicas... :roll:

Por isso, podemos projetar que as condições de saneamento básico e controle epidemiológico não eram as melhores. Assim, numa hipotética visão da Terra Média no século XXI, os rohirrim poderiam viver normalmente uns 120, 130 anos, e os humanos da linhagem dos numenorianos uns 230, 250 anos...

Claro, isso é só uma hipótese minha...acredito que, mesmo os rohirrim, para manter o exemplo, tem uma longevidade grande. Claro, comparado com elfos, anões e numenorianos, eles viviam pouquinho... :mrgreen:
 
Assim, numa hipotética visão da Terra Média no século XXI, os rohirrim poderiam viver normalmente uns 120, 130 anos

Po, os reis vivam uns 80 anos, e mesmo assim as condições de vida deles eram mto melhores q as do povo, o povão devia viver uns 60, 70 anos
 
Tem tb os anões... Normalmente eles morriam em Guerras e não viviam tanto... Mas o tempo de vida média de um anão era por volta de 350 anos!
 
Bom, considerando que o lapso de tempo entre o início da quarta era e os dias de hoje é em torno de uns 6000 anos, não creio que devamos considerar a longevidade daquela época para os edain...

Pode-se dizer que um homem normal vivia em torno de 70-80 anos, e um dúnedain até uns 100, no final da 3a era... com exceções, claro, como é o caso da linhagem de Elendil..
 
Bom... creio então que no meio elfico não exista uma vida média certo?

.... ou exista?.
Não vou me arriscar a dizer idades e tal, pois estou totalmente por fora, mas uma coisa eu ja estive martelando na minha cabeça. Creio que apartir que os homens começaram a serem maioria (pois creio que os Elfos não tenham tanta vontade de procuriar como os homens), os elfos começaram dai a ver que o mundo (arda) já não lhes perteciam mais. (esse desgosto ja começou desde qu os homens foram criados).
A partir de um dado momento, os elfos se encaminharam para as terras imortais, passando o resto de suas vidas por lá, ficando somente na memória dos que chegaram a conhece-los e daqueles que continuaram a contar histórias sobre o O Povo Élfico.
 
Squall Leonhart disse:
Bom... creio então que no meio elfico não exista uma vida média certo?

.... ou exista?.
Não vou me arriscar a dizer idades e tal, pois estou totalmente por fora, mas uma coisa eu ja estive martelando na minha cabeça. Creio que apartir que os homens começaram a serem maioria (pois creio que os Elfos não tenham tanta vontade de procuriar como os homens), os elfos começaram dai a ver que o mundo (arda) já não lhes perteciam mais. (esse desgosto ja começou desde qu os homens foram criados).
A partir de um dado momento, os elfos se encaminharam para as terras imortais, passando o resto de suas vidas por lá, ficando somente na memória dos que chegaram a conhece-los e daqueles que continuaram a contar histórias sobre o O Povo Élfico.

é bem por aí Lê...

e os elfos são imortais, logo não tem uma idade específica pra morrer
 
Tauraherion disse:
e os elfos são imortais, logo não tem uma idade específica pra morrer
Mais ou menos. Elfos envelheciam, embora extremamente devagar. E, junto dos ainur, também sentiam o cansaço da existência, mesmo em Aman. Num dos HoME, Tolkien dá uma média de dez mil séculos até um elfo sentir-se exausto e abandonar seu corpo, ficando nos Saloes de Mandos até o fim de Arda.
 
leoff disse:
Tauraherion disse:
e os elfos são imortais, logo não tem uma idade específica pra morrer
Mais ou menos. Elfos envelheciam, embora extremamente devagar. E, junto dos ainur, também sentiam o cansaço da existência, mesmo em Aman. Num dos HoME, Tolkien dá uma média de dez mil séculos até um elfo sentir-se exausto e abandonar seu corpo, ficando nos Saloes de Mandos até o fim de Arda.

Ou antes se o elfo passar por muitas tristezas, cansaço, lutas, etc.
O fato é que elfos não morriam (a não ser que fossem assassinados, mas mesmo assim, após o julgamento podiam voltar).
Quando eles se cansavam da Terra Média iam para Valinor, mas não morriam, continuavam sua eterna existência em Valinor.
Ou seja, não era uma morte, só se mudavam de lugar, eram imortais.
 
E mesmo qndo morriam podiam ressucitar, eles tinham sua vida ligada a Arda, e não morreriam enquanto ela não morresse :wink:
 
Tem tb os anões... Normalmente eles morriam em Guerras e não viviam tanto... Mas o tempo de vida média de um anão era por volta de 350 anos!

Eles não chegavam a tanto, viviam uns 250 anos e tinham filhos ao 100, basta ver a Arvore Genealogica dos anões no final do Apendice A :wink:

O q houve com esse topico :eek:
 
Virou um flood total Riff......a discussão foi totalmente desviada! :roll:

Refazendo a pergunta: Tirando os anões, os elfos e os humanos (númenorianos, dunedain), existe algum outro povo que tem uma vida longa? os rohirrim eu soube agora, mas ainda existem outros? :obiggraz:
 
Tirando os anões, os elfos e os humanos (númenorianos, dunedain), existe algum outro povo que tem uma vida longa? os rohirrim eu soube agora, mas ainda existem outros?

Os hobits chegavam ao 100 anos fácil :wink:

Os ents :lol:
 
Bia_aDJ disse:
Tirando os anões, os elfos e os humanos (númenorianos, dunedain), existe algum outro povo que tem uma vida longa? os rohirrim eu soube agora, mas ainda existem outros? :obiggraz:

Rohirrim pelo que eu sei são humanos "normais", não têm vida longa não.
Mas os que têm vida longa, além desses:
Ents
Hobbits, não tããão longa, mas o mais velho, Bilbo, passou dos 130, mas com ajuda do Um Anel, o VelhoBuque chegou aos 130, pelas árvores genealógicas eles têm uma longevidade média de 105 anos.
Acho que só... conhecidas pelo menos (há os seres sem nome, seres das profundezas da Terra-Média, como diz Gandalf).
 
[color= dark red]
Acho que naum devia haver outra raça
imortal alemdos elfos...e mesmo assim...somente
os elfos que foraum pro oeste
deviaum ser imortais...mas longividade naum
eh imortalidade...viver mais eh bom... :wink: :roll: [/color]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo