• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Longevidade de Gollum

Ele era mais dependente do anel do que Bilbo e parece bem menos velho. Acho que é porque ele já estava debilitadissímo(fora sua aparência grotesca) então o efeito não apareceu muito. Porém, como muitos disseram talvez o filme tenha exagerado no envelhecimento de Bilbo.

Alguém me tire uma dúvida: Se Gollum não tivesse caído com o Um Anel ele teria sobrevivido, mesmo sabendo que seu "precioso" fora destruido? Eu acho que não né?
 
Gollun ficou como Um 500 anos eu acho...isso seira mais que dose para se tornar feio e monstruoso, e outra ele ficou também 500 anos detro de uma montanha escura e fria comendo peixe cru, ele tinha a mais dendência do Um que Bilbo. Então Bilbo perdendo o Um, sendo que ele ficou com ele 60 anos contra 500 de Gollun envelheça mais rápido que o Grado Smeagoll.:cerva:
 
Ele era mais dependente do anel do que Bilbo e parece bem menos velho. Acho que é porque ele já estava debilitadissímo(fora sua aparência grotesca) então o efeito não apareceu muito. Porém, como muitos disseram talvez o filme tenha exagerado no envelhecimento de Bilbo.

Alguém me tire uma dúvida: Se Gollum não tivesse caído com o Um Anel ele teria sobrevivido, mesmo sabendo que seu "precioso" fora destruido? Eu acho que não né?

A única coisa que o mantinha vivo era a estel de conseguir de volta o Um Anel, ele quase não possuía mais impulso vital, ou as pulsões, diria.
Com o fim do Um Anel, mesmo que ele não tivesse perecido (como o foi) junto do Um, teria atrofiado, minguado, e por fim morreria.
 
Será que Gollum foi deixado "mais pra lá do que pra cá"?

Tipo, será que por ter ficado tanto tempo com o Anel ele já não estaria mais morto do que vivo, apesar de ainda estar ligado ao mundo vivo? De repente pode até ser algo como o que aconteceu com os Nazgul, embora em menor escala.

Abraços.
 
Pode ser, até porque ele é descrito assim, como um ser que mais parece um espectro.
 
Será que Gollum foi deixado "mais pra lá do que pra cá"?

Tipo, será que por ter ficado tanto tempo com o Anel ele já não estaria mais morto do que vivo, apesar de ainda estar ligado ao mundo vivo? De repente pode até ser algo como o que aconteceu com os Nazgul, embora em menor escala.

Abraços.

hum ... acho que não!

Acredito que ele estava bem vivo :roll:, a não ser por sua aparência grotesca, meio "resident evil" mas isso deve ser pelas condições a que Gollum estava acostumado, ele acabou se adaptando ao local onde morava, ou seja se transformou para se adaptar [...] :sacou:

ahh e devido ao efeito do Um também ... (claro)
 
Entendo, e posso claramente ver o dualismo nas idéias presentes, "vivo" ou "quase morto", eis a questão.
Gollum teve forças para alguns "últimos suspiros" antes do fim, porém, estava débil, vide exemplo de sua estadia em Moria, analisando, contudo, que estava passando fome, e de certa forma "encurralado" ali.
Creio que, porém, sua destreza estivesse debilitada já há algum tempo.
Quando Bilbo pegou o Anel, Gollum não conseguiu capturar o Hobbit, e de certo, acabou não percebendo que perdera o Anel (irrelevando o fato da "vontade" do Um), ou seja, ele estava sentindo sua vitalidade exaurindo-se, talvez estivesse indo para o limiar entre o "mundo vivo" e o "mundo morto".
 
Ele praticamente perdera o que o sustentara até o dito momento.
Com a perda do anel, perdeu-se também tudo o que o anel havia esticado ou prolongado seria o termo correto...Então ele só podia esperar seu fim chegar

Abraços
 
Ele praticamente perdera o que o sustentara até o dito momento.
Com a perda do anel, perdeu-se também tudo o que o anel havia esticado ou prolongado seria o termo correto...Então ele só podia esperar seu fim chegar

Abraços


Como "perdeu-se"??? (desculpe não entendi o que vc quis dizer!)

E esperar o seu fim ... é claro que gollum teria um "fim", (afinal de contas todo mundo tem) ... e do modo que você colocou, parece Gollum morreria por não sofrer mas algum tipo de mágica ou efeito que o anel teria (e de fato tem), mas o caso é que ele morreu por sua depêndencia do Um, pelo seu desejo autodestrutivo ... ou seja ele mesmo se matou pelo Um ... e não o Um o matou ... (hum acho que isso ficou um pouco confuso!)

Entendeu?!
 
Amanda está certissima
Ele se jogou ao fogo para pegar o Um
e morreu feliz, como diria alguns, ja não importava mais
a dor em que ele sentia do fogo queimando sua carne
 
O Anel o matou. Isso é fato.
O Anel o dominou e sugou toda sua vitalidade, Gollum desistiu dessa "vida", desse sofrimento, mas apenas como desistiria um soldado russo, que, sem ver mais sentido no combate, se deita a neve para morrer.
Não foi suicídio, Gollum não viveria sem o Um, foi isso que gelloneth quis dizer, com o Anel sendo destruído, caso, não fosse coincidente seu fim, ele morreria pela falta do Um.

"Um Anel para a todos dominar".

É esse o intento do Um Anel, e ele tão profundamente dominou Thrahald que ele tornou-se uma extensão orgânica, "morta-viva", ligada ao Um.
 
É aquela questão, o mal corrompe, estar sintonizado com a maldade faz do portador um servo de Sauron, creio que por Bilbo ser bom não se transformou em um Horror como Gollum, mas sua longevidade deve-se ao fato do anel querer voltar para o seu dono tornando o seu portador um meio de sinalização!!!
 
Gollum não considerou a morte, pra ele não existia vida sem o Um, acredito que um dos momentos mais felizes da vida de Gollum foram os últimos segundos que ficou junto com o Um, acredito que o maior laço (unilateral) de amor que existiu no Sda foi o do Gollum com o Um.
Foram tantos anos junto a ele, o Um foi sua companhia seu protetor, Gollum passou muito mais tempo que Bilbo com o Um, mas a relação de dependência era outra, o nível de relacionamento de Gollum com o Um era muito mais profundo, Gollum foi traído pelo Um, teve seu precioso roubado, imaginem o desespero.
Não só o tempo de ação do poder do Um sobre o Gollum foi um fator determinante para que o mesmo tenha sido mais resistente aos fatores do tempo do que Bilbo, mas também o fato de que o Um queria voltar para seu mestre, e Bilbo era inútil neste propósito, o Um já não precisava dele, já Gollum poderia ser útil nesse objetivo e por isso creio que o poder do Um se manteve ligado a ele mesmo o Anel não estando em seu poder.
Flw pessoal!!!
 
Ótima colocação acerca da "vontade" do Um Anel, e ótima hipótese a do laço unilateral de "amor". É claro, conceituando amor, no sentido de adoração e crença, sim, Gollum amava o Um Anel assim como um cristão ama Deus, e o teme, sente-se ligado a ele por um laço (unilateral) indestrutível. Ao fim ao cabo, seria essa a questão de todo crente, e por isso toda crença tende a dominação antes de mais nada.

Esse "amor", que Gollum ostentava, era sua submissão a dominação do Um, por isso concordo com o colega ao afirmar que o momento de maior felicidade de Gollum foi seu momento final, entendendo a felicidade num conceito de vir-a-ser, e mesmo como um "objetivo" a ser atingido, Gollum supriu ambas as necessidades naquele momento.
Considero Sméagol o maior exemplo funcional do Poder do Um Anel, e de como ele atua dentre os seres inferiores a Sauron.
 
Sim e lembrando sempre que o Um nada mais era do que o a essência do próprio Sauron. Ele queria as mesmas coisas que o próprio Sauron queria.

Bem, Sauron queria mesmo subjugar toda e qualquer criatura da T-M. Queria ser temido e amado como um Deus.
E foi exatamente isso que aconteceu com Gollum.
 
Exatamente, o poder para a todos dominar, e que se mostrou de forma clara em Sméagol, que tornou-se a Criatura Gollum.
É muito bonito poder ver as questões sociais atemporais que perpassam a obra, a Dominação, os dominados, os alienados, os que se revoltam, e tudo mais. =]
Tolkien é uma assumidade.
 
Tolkien é fantastico...
Eu gostava muito do Gollum, e penso que ele morreu feliz... Deve ser a melhor maneira de morrer, né? :D
 
Sim, ao menos ele pode imortalizar esse momento tênue que chamamos de "felicidade"...

Morreu junto do seu tão amado Anel que caçou por longos anos, e só o teve naquele momento de dor, ele é um personagem dificil, todos gostavamos dele, engraçado, malvado, calculista, egoista, atrapalhado, enfim, a maioria dos defeitos foram pela corrupção do anel :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo