• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lombada de livros entortando

Skyoken

Usuário
Olá, pessoal. Tudo bem?

Recentemente fui arrumar minha estante e reparei em uma coisa que está me incomodando demais: Algumas lombadas dos meus livros estão ficando inclinadas, mas só da metade para cima. Explicando melhor, colocando o livro de pé, a lombada está certinha embaixo mas conforme eu vou subindo ela vai ficando cada vez mais torta. Coloquei umas fotos para ilustrar.

Já aconteceu isso com alguém? Porque acontece? Tem como arrumar?

1f185724-ba09-46ab-9cb8-310195282e9c.jpg 6d0af15e-e7c8-49c7-bcb8-91dcb8c0f2e5.jpg
 

Anexos

  • 6d0af15e-e7c8-49c7-bcb8-91dcb8c0f2e5.jpg
    6d0af15e-e7c8-49c7-bcb8-91dcb8c0f2e5.jpg
    56,2 KB · Visualizações: 5
  • 1f185724-ba09-46ab-9cb8-310195282e9c.jpg
    1f185724-ba09-46ab-9cb8-310195282e9c.jpg
    53 KB · Visualizações: 5
Já vi isso antes, mas não sei o motivo exato. Suponho que com o passar do tempo, conforme ele vai sendo usado, o livro vai ficando assim gradativamente, mas é só um palpite meu.
 
Olá, pessoal. Tudo bem?

Recentemente fui arrumar minha estante e reparei em uma coisa que está me incomodando demais: Algumas lombadas dos meus livros estão ficando inclinadas, mas só da metade para cima. Explicando melhor, colocando o livro de pé, a lombada está certinha embaixo mas conforme eu vou subindo ela vai ficando cada vez mais torta. Coloquei umas fotos para ilustrar.

Já aconteceu isso com alguém? Porque acontece? Tem como arrumar?

Ver anexo 72981 Ver anexo 72982

Uma fator que seguramente afeta é a temperatura elevada. Deixar livros em prateleiras que em algum momento do dia recebem a luz direta do Sol, provocará deformações em lombadas de livros e revistas que muitas vezes são irreversíveis.

Aqui abaixo tem um artigo que no item 7 também fala o que danifica as lombadas. Vale a pena ler. Fonte: http://leitura.com/10-dicas-para-deixar-seus-livros-sempre-conservados/

1 – O livro deve ser constantemente manuseado.

3_zps8f0cec7a.png


O virar das páginas oxigena o material e impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças. Folheie rapidamente e cuidadosamente o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.


2 – Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos ou encapados em papel pardo.

4_zpse9ca3e32.png


O saco plástico impede a respiração adequada do papel. E o papel pardo gera mais dano do que benefício ao livro, por ser de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiverenvolvendo (migração ácida).



3 – Faça uma vistoria anual.

7_zpsd0d12033.png


Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.


4 – Armários e estantes devem ser arejados.

11_zps789ca382.png


Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas. Deixe sempre um espaço entre estantes e parede, ela pode transmitir umidade aos livros, e com a umidade, surgem os fungos.


5 – Prefira estantes de metal.

8_zpsb6cf6f77.png


Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.



6 – Não use clipes.

5_zps928a19fa.png


O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel, prefira sempre marcadores de página.



7 – Guarte os livros retos na vertical.

1_zps6fabc442.png


Nunca guarde livros inclinados, aparadores podem mantê-los retos. Caso deixe-os na horizontal, não ultrapasse o limite de 4 livros empilhados. Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins. Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.


8 – Luz do sol direta nem pensar.

9_zps27f75eba.png


O sol desbota e entorta as capas.


9 – Higiene.

13_zpse19c3abf.png


Lave e seque as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro. Nunca se alimente perto dos livros. Nunca passe pano úmido para limpar as capas do livro, somente pano seco.


10 – Reparos

12_zpsf19affe5.png


Evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação. Além disso não utilize fitas adesivas tipo durex e fitas crepes para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez e provocam manchas irreversíveis onde aplicado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo