1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Lolita - Vladimir Nobokov

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Breno C., 22 Mar 2008.

  1. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Acho que já falei sobre Lolita uma vez aqui no forum.
    Bom... Lolita é um ótimo livro. Apesar do preconceito gerado envolta do livro, acredito que ele deveria ser obrigatório nas escolas como leitura para o segundo grau. Muitas pessoas se assustam só de saber qual é o assunto abordado no livro e acabam por repudia-lo mesmo antes de ler pelo menos o prologo...
    Recomendo Lolita para todos e só não vou colocar uma descrição do livro aqui e nem as questões abordadas, pois acho que deveria ser lido e depois descutido...

    Alguém mais já teve o prazer de ler Lolita?
     
  2. Hérmia

    Hérmia Usuário

    Já lí , e amei....Este é um dos romances mais célebres de todos os tempos. É também uma aventura intelectual que não deixa ninguém indiferente, um relato apaixonado de uma sensualidade alucinada.De um lado, um homem de meia-idade, obsessivo e cínico. De outro, uma garota de doze anos, perversamente ingênua. A química se faz e dá origem a uma obra-prima da literatura do nosso século. Lolita é chocante, desafia tabus, escandaliza. Pode ser comparado com A presença de Anita, nossa Lolita brasileira... Uma dica...quando terminar de ler, leia de novo o prologo...recomendo ....
     
  3. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Já estou lendo pela segunda vez, o que é muito normal para min. Porém estou notando coisa que havia percebido só que de forma errada. Da primeira vez eu o via como uma vitima de seus próprios desejos, agora não o vejo bem assim...
     
  4. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Uma ótima dica de leitura para essa semana. Vou ler e depois edito aqui o que achei...
     
  5. Eu li só até a parte em que eles começam e viajar por tudo quando era lugar. Depois disso eu não consegui mais pegar no livro, e como era emprestado acabei devolvendo sem terminar mesmo... =/
     
  6. Breno C.

    Breno C. Usuário

    é realmente uma parte meio chata. O autor se retem muito a descrever e isso deixa muito longa a história, mas se você ler o que ele escreve sobre o livro, vai ver que ele estava no meio e uma viagem...
     
  7. Urubu Rei

    Urubu Rei Visitante

    Eu também parei nessa parte das viagens, parece que a história perde um pouco do ritmo. Mas um dia talvez eu retorne, estou lendo dois livros no momento e isso toma um pouco de tempo.
     
  8. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Lolita é um dos livros mais instigantes que já li. Não sei se pela aura de "proibido" que o romance entre uma menina e um homem mais velho tem, ou se ainda pelo fato da menina não ser tão inocente quanto se acha ao pensar em uma pré-adolescente (pelo menos naquela época que foi escrito), mas uma coisa é certa, Lolita tem um "Q" de marginal que atrai o lado mais fetichento das pessoas.
     
  9. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Estou lendo, a leitura é bem legal, mas cheguei agora nessa tal parte da viagem e tô com medo, pelo que falaram aí XD
    Começou a ficar um pouco cansativo... alguém poderia me dizer se essa viagem é pelo resto do livro? Ou, se não, se dura muitas páginas, etc... porque o Humbert fala que dura um ano, e eu quero que essa parte passe logo XD
     
  10. Felipe_al

    Felipe_al Usuário

    Lolita é um livro cheio de surpresas, o mistério que permace até o fim da um ar especial ao romance... acho a história entre o Humbert e a Lolita inquietante, te deixa curioso pra saber o que Lolita vai aprontar a cada hora e vc vai sendo levado pelos pensamentos de Humbert, sem contar que os primeiros parágrafos do livro são ótimos, eu adoro.
    Pena que Stanley Kubric não conseguiu transmitir toda essência do livro pro filme, acho que nem tinha como né
     
  11. kholdan

    kholdan Usuário

    Hmmm gostei...vou ver se consigo ler
     
  12. Chay

    Chay Usuário

    Essa é uma das melhores descrições da obra. Parabéns!

    Muitos criticam o livro por o considerarem pornografia e apologia a pedofilia. Eu não vejo dessa forma. É como um relato de um homem desesperado, que leva seus desejos até a loucura, perdendo toda razão. Não o vejo como uma vitima, nem mesmo a Lolita. Ela aceitou fazer parte desse jogo. Ambos estão embrenhados e perdidos em um "romance" proibido.


    :lendo:
     
  13. Joselle Torres

    Joselle Torres Usuário

    O livro é ótimo.....mas as pessoas criticam quando certos assuntos se rotulam "proibidos".....
    O livro mexe com os nervos...com a imaginação. inspira nossos desejos..... ( foi assim que me senti lendo o livro)
     
  14. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Eu só vi o filme... que por sinal é do Kubrick :)
     
  15. Izze.

    Izze. What? o.O

    Eu amo esse livro. Nunca o vi com preconceito, nem na primeira vez em que ouvi falar dele (na verdade, fiquei sabendo primeiro do filme, depois que tinha um livro), lá pelos meus 14 ou 15 anos. Mas também, eu acho que já devia ter um lado meio perva, então me interessei bastante pelo enredo. Gostei mais ainda do livro ao ver que Lolita não tinha nada de vítima, acho que é bem o contrário. Ela provocava, chantageava.. bien, fazia do homem gato e sapato. E eu adorei isso.

    Acho que todos não deveriam ter preconceito algum pelo livro. Ainda mais nos tempos de hoje, onde meninas de 12 anos já tem uma vida sexual bem ativa, incluindo gravidez. Claro, isso não deveria ser assim, mas o livro é um romance, todo um amor que Humbert sente por Dolores, querer tê-la, e ela também gosta dele. Não é essa coisa vulgar que vemos na vida real.
     
  16. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Eu li e gostei muito. E o filme que fizeram, eu o acho bem fiel até ao livro. Soube que o autor foi muito criticado na época. Sim, realmente é um livro polêmico, mas a forma como ele escreveu te prende a leitura. Tb recomendo esse livro.
     
  17. Dwarf

    Dwarf Usuário

    Li e adoro o livro.... mas um dos fatos mais interessantes para mim é q Lolita é um classico argumento meu quando falamos em nacionalidade de literatura......

    Lolita é um livro q se passa na américa e escrito em ingles é portanto um exemplo de literatura americana.

    Um autor quando escreve um livro, como filho desse autor tem a mesma nacionalidade dele ?

    Bem Lolita foi escrito por um russo em ingles....entao vcs podem dizer é literatura americana..... mas dou para vcs dois exemplos claros de q ele tem traços de literatura Russa a contração do nome : Dolores, Lola, Lolita. ie.: Pavel, Pacha, Pavliuska. A reproduçao psicologica do personagem o livro é um drma psicologico em q um homem é carregado por suas paixoes.....

    ^^
     
  18. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    Eu li o livro e achei incrível, adoro a maneira como ele é contado e a história em si é fabulosa. Recomendo e concordo com o Breno, acho que ele deveria ser leitura obrigatória (ou pelo menos entrar no plano) para o segundo grau. É um clássico que merece toda a atenção dos leitores. :sim:

    Abraços!:tchauzim:
     
  19. imported_Ang

    imported_Ang Usuário

    esse é simplesmente o MELHOR livro estrangeiro q eu jah li na minha vida!
    em toda a nossa vida fomos acostumados a ouvir falar de lolita. e, como sempre, fomos sendo alimentados pelo q ouvimos.
    tive a oportunidade de ler o livro e me encantei c a obra.
    antes de ler, achei q lolita fosse um livro bobo, fútil e de "safadezas". kkkkkkkkkkkk
    mas me encantei c o nabokov!!!
    autor rico, leve, intenso, sutil e principalmente de-ta-lhis-ta!!!
    amei o livro, amei a narrativa, a forma como ele escreve e cheguei até a torcer pelo homem sedutor/seduzido da lolita (nao q eu seja a favor da pedofilia!!!).
    a melhor parte é a q narra a morte da mãe da lolita, qd o padrasto dela pretende matar a mãe é surpreendido pela notícia já da morte. aquilo é fantástico!!! umas das páginas mais bem escritas da literatura universal... qd ele começa a agradecer ao destino pelo fato, isentando-o e poupando-o dessa culpa!!!
    recomendo a todos: leiam LOLITA!!!
     
  20. imported_Barbie

    imported_Barbie Usuário

    Minha opinião é um pouco diferente da de todos aqui, mas isso sim, é o que torna legal um assunto, os pontos de cada um. Não acho que é o melhor livro e tal, mas é literatura de categoria, não posso negar.:calado:

    Pedofilia? "Lolita" é uma história de amor extremada, impossível. É lírico, irônico. "Lolita" é um teste p nossa capacidade literária. Não há como entendê-lo só pelo enredo aparente (homem maduro tendo relações com garotinha).

    Bom, eu li, e confesso que mesmo estando acostumada a esse tipo de literatura, me deixou incomodada. Não pela pedofilia em si, mas pelo comportamento tirano do prof Humbert com relação à Lô, que não deixou ela ter uma vida normal, e ignorou todos os insistentes sinais que ela dava de que aquela situação a incomodava (uma coisa que me incomoda muito, muito mesmo, foram as vezes em que ela chorava baixinho antes de dormir e o Humbert sempre sabia quando ela fazia isso, ignorava, e dormia...).


    :pipoca:
     

Compartilhar