• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Locadora ou Cinema?

Folco disse:
"Carlos não considerava nem a sua mãe uma mulher bonita."

"Carlos nem considerava sua mãe uma mulher bonita."

Você tá me dizendo que não há diferenças de significados nessas duas frases?

Outro exemplo:

"Miguel não se importava nem com seus amigos."

"Miguel nem se importava com seus amigos."

Você não tá vendo a mudança da ênfase e o efeito que ela causa na frase?

Mas aí são frases de sentido definitivo: Carlos não considerava nenhuma mulher bonita, e Miguel não se importava com ninguém, esse é o ponto. Eu quero saber onde a sua frase se encaixa no contexto; seguindo o raciocínio que você aplicou aí, deveriam existir outras situações anteriormente mencionadas para que o nem faça sentido, ou então nada é "assistir um filme" pra você.

A frase pode até ser gramaticalmente correta em uma situação específica, mas o uso que você deu a ela não faz sentido.
 
V disse:
Mas aí são frases de sentido definitivo: Carlos não considerava nenhuma mulher bonita, e Miguel não se importava com ninguém, esse é o ponto. Eu quero saber onde a sua frase se encaixa no contexto; seguindo o raciocínio que você aplicou aí, deveriam existir outras situações anteriormente mencionadas para que o nem faça sentido, ou então nada é "assistir um filme" pra você.

A frase pode até ser gramaticalmente correta em uma situação específica, mas o uso que você deu a ela não faz sentido.

Correto. Mas então chegamos a conclusão que a minha frase está construída de forma correta, embora no contexto usado ela não faça tanto sentido, certo?

Agora vejamos novamente a minha frase:

"Eu não considero nem isso assistir um filme"

O uso de "nem" implica que houveram outras menções de outras formas de assistir filmes, e que nem nesse caso (ver filmes com amigos), a experiência de assistir filmes é verdadeira. Mas...

Você podia ter considerado o meu post sobre como eu não considero ver filmes quando "faço paradas para o banheiro" e quando "estou comendo enquanto assisto".

Também pode considerar que a frase que eu respondi, do Cain, mencionava o "isso" (ver filmes com amigos) como uma exceção do tipo "Tá, no Cinema é melhor, mas ver em casa com os amigos também é divertido". Olhando nesse contesto, a minha resposta de "Não, nem isso" meio que se encaixa, IMO.

A frase no final acaba sendo uma forma de demonstrar que, pra mim, assistir um filme exige uma dedicação e atenção específica no filme pra absorver totalmente a experiência, e qualquer fuga dessa dedicação ("nem isso"), eu já não considero mais a experiência uma "assistida".


PS: Essa está sendo a discussão mais aprofundada do forum Cinema nos ultimos 6 meses. E é uma discussão de gramática. Se isso não diz que há algo errado com o mundo, eu não sei o que diz.
 
Folco disse:
PS: Essa está sendo a discussão mais aprofundada do forum Cinema nos ultimos 6 meses. E é uma discussão de gramática. Se isso não diz que há algo errado com o mundo, eu não sei o que diz.
Tava demorando você falar isso. Achei até que ia ser na primeira página.

Bom, qualquer post sobre essa discussão a partir de agora será deletado. Uma pena, já que voltaremos ao ostracismo né Folco?

Usem o msn.
 
Cinema, sem dúvida nenhuma, sinceramente não sou assídua de locadoras de DVD, tenho uma perto de casa, pórem mesmo assim ainda saiu de casa para ver filme no Cinema, e às vezes ele é bem longe de onde moro. Porque? pela experiência de mergulhar duas horas ininterruptas, a minha revelia, já que não controlo o cara do projetor, em um mundo de sensações e de pensamentos propostos por um cineasta e pela atuação dos atores, para mim seria o mesmo que perguntar? teatro ou Tv. São meios diferentes, fora que quando você se propõe a ir ao cinema, você está se propondo a sair de casa,passear, arrejar, já vi filmes sozinha e com os amigos pelo simples prazer de fazer um programa fora do ambiente caseiro, compartilhar com estranhos um sentimento numa sala escura, já fiz até amizades em portas de cinema-amigos que tenho até hoje,excluir um meio tão bom de socialização seria bobagem. E ver filmes em casa tem um que de egoismo- como disseram você para, volta, dá pausa, adianta, faz do jeito que você bem entende com o filme, isso deturpa a obra, pois você já desviou a atenção.
 
No meu caso, depende muito do gênero e do filme q eu vou querer ver. Não sou fã assíduo de produções cinematográficas, então ... comigo ñ tem essa de supervalorizar salas de cinema com áudio e tela fodônica!!

Quero ver um bom filme, com amigos se for o caso, sozinho se for o caso. Ora no cinema, ora na minha sala sozinho, ora na minha sala com amigos ... enfim ...
 
Eu ainda mantenho meu ponto intacto sobre assistir no Cinema ser bem superior, mas...

Pra alguns casos, como filmes de terror, assistir em casa, sozinho, de madrugada, com as luzes apagadas, pode ser bem mais assustador do que vê-lo com 200 pessoas gritando e etc.

Eu vi "A Bruxa de Blair" no cinema e fiquei bastante perturbado, mas eu imagino que o efeito de uma primeira assistida em casa, seguindo a descrição acima, teria sido mais forte ainda.

Um exemplo que eu vi em casa pela primeira vez foi "Ringu", e eu não sei se teria ficado tão assustado se tivesse visto pela primeira vez com 200 pessoas do meu lado mastigando pipoca.

Ou talvez ia, sei lá, quem sabe.

Outra curiosidade é que a maioria das minhas melhores experiências com filmes foram em casa, vendo em VHS ou DVD, como "2001: Uma Odisséia No Espaço", "Levada da Breca", "Aguirre, A Cólera dos Deuses", etc.

O único filme que eu tive a oportunidade de ver no cinema que chegou perto do poder totalmente devastador desses aí foi "Mal dos Trópicos", ano passado no SP Fest.
 
Cinema.
não sei explicar mas tudo ali dá uma emoção maior...
a poltrona é mais confortavel que o meu sofá, o clima é agradável, eu não preciso escutar meu irmão dizendo que eu só assisto porcaria, eu me envolvo mais com o filme...
Lógico que ver em casa tem suas vantagens (começando pela ida à locadora - game), tipo o pausar a qualquer momento, desistir de ver o filme se ele for muito ruim sem ter a culpa de estar jogando 6,50 no lixo, esse tipo do coisa que já foi dito.. o,O
 
To com Varatar, depende do filme. Para Garfield, (fedeu) eu não dava a mínima, eu queria ver, mas em casa, e não no cine.

Mas agora o Batman Begins, tem que ser no cinema.
 
Eu vejo muito mais filmes em casa mesmo, até pelo fato de ter uma locadora à disposição.... :P

Mas se tiver poder de escolha, eu prefiro muita mais o cinema! É até uma terapia entrar nele e tals.... Pena que muita coisa boa que eu gostaria de ver no cinema, ainda não chega por aqui..... daí acabo me rendendo ao DVD mesmo...
 
Ai vem a questão que o Folco tava colocando em discussão de forma brilhante, antes da nova versão da valinor, porque alguém pagaria para ver um filme considerado ruim, tanto faz em cinema ou locadora, porque pagaria algo que saberia que é ruim de antemão, tipo Garfield ou Armageddon, se isso pode passar na tv, e você pode assistir sem peso na consciência que pagou na locadora uns 7 reias por um lixo, por mais que seja para ver com os amigos(ainda bem que os meus é que pagam os filmes que escolhem na locadora, e ainda insistem nos piores dos piores e depois reclamam do dinheiro gasto), só sendo dona de locadora para ter o privilégio de ver cada porcaria cinematográfica produzida.
Afinal hoje em dia uma entrada de cinema, inteira custa entre 12 e 15 reias.
 
Última edição:
É sim.... porcarias completas eu tento evitar no cinema.... sei que vai acabar chegando aqui na locadora mesmo, e talvez nem assim eu assista....
Se bem que eu assisto muita porcaria.

Ah não ser com amigos... daí rola porcarias no cinema.... queriam muito ver Casa de Cera ontem, eu por fim topei (eu queria Madagascar, que era a única outra opção não assistida ainda)...... ainda bem que chegamos no cinema e estávamos bem atrasados....

Fomos pra um bar :lol:
 
Em defesa a assistir no cinema e em video ou dvd q seja...


Eu tenho preferencia, claro, mas minha preferencia não é algo naturalmente meu, eu SEI q assistir filme no cinema é melhor... e vou citar dois autores q já trabalharam essa idea... não, vou citar três.. um brasileiro, pra ficar mais interessante.

Ou seja, a discução assistir no cinema ou no video, é uma coisa que já é discutida a tempo pelos metologicos da area.

Primeiro vou falar do Phillip Dubois que já estrturaliza essa questão e abre essa questão com um frase bem singela " Quem assite um filme feito para o cinema na TV, NUNCA vai entender o filme da mesma forma, sou sinti-lo da mesma forma que quem assistiu mo cinema".

E facil entender isso quando agente sabe que existem filmes feito para o cinema e outros feitos para a TV... e então descobrimos q linguagem cinematografica e linguagem de video nãi é a emsma coisa, NUNCA foi e NUNCA vai ser... Isso remete a nosso amigão ARlindo Machado, ele fala e prova isso em vários dos seus estudos, alias ele é o cara q mais entende de cinema no Brasil.. é um fato isso. Ele mostra de uma forma bem simples como video e cinema em se tratando de linguagem tem um distancia ate giugantesca. E ai q chego no nosso ultimo amigão o Barthes que explica muito bem a questão da relação cognitiva da imagem... O é o mais obvio, somo guiados por intepretaçoes, e isso depende da nossa ligação com aquilo q intepretamos... se isso é um filme, no cinema vc entende o filme, extamente como ele foi feito, wildscreen, composiçao fotografia em seus exatos lugares ( muitos sabem q a intepretaçao d eum cena resite em sua composição plastica enfim ), e principalmente a identifciação do espectador com a tela... na tv isso ocorre dezenas de vezes diferente. Voltando a Dubois, ele mesmo diferencia a TV do Cinema de uma forma simples... a TV foi feita para a massificação da informação vc é apenas mais um no mundo vendo aquilo... sua identificação com aquilo é quase nula, fora q questão dos planos, q a leitura se reduz a um quadrado pequeno.. oq gera uam grande problema com a compreeção de uma panoramica pro exemplo, oq em wildscreen no cinema gera a identificação correta... de como ele foi feito e oq ele representa.

Enfim... termina um outro terico nada importante sobre o cinema, chamado Jean Luc Godard, que afirma que a opinião de um critico que ve um filme na TV vale, literalmente, bosta comparado a opinião de um que o ve no cinema... ele disse isso, como um conclusão, justamente em um "dialogo" com Phillip Dubois...

Efim... nada contra a galera q assiste filmes em video e colocam seu parecer aqui, de forma critica e analitic tal... mas eu pessoalmente nunca considerei a opinião de vcs, mais q um forma superficil... do tipo, "achei legal, não achei"... por pra mim é fato que vcs não conseguem perceber, essa é a palavra, o filme como ele deveria ter sido percebido...

Enfim... tem gente q pouco se importa com isso, e ve em video... oras e diverção sobre tudo pra elas... mas eu digo q para aquelas q adoram analizar... falar isso e aquilo, tipo... assistir so em TV não basta.

Alias os proprios post ai em cima provam, do Folco etc, oq foi falado por mim aqui, quando dizem q a emoção de assistir no cinema e totalmente diferente...

pois é... citei 4..
 
Última edição:
Prefiro mil vezes o cinema: tela gigante, som altíssimo e o clima extraordinário. Nada supera cinema, home theater talvez, mas como eu não tenho....
É claro que dvd é um conforto, com um monte de coisas e vc pode assistir em casa, mas não tem o msm clima
 
É inegavel que assistir no cinema é uma experiência muito melhor do que em uma tv. É muito mais excitante, mais vívida, onde realmente pode-se ter noção da grandiosidade de um filme, proporcionada por recursos que só um cinema realmente possui.

No entanto muitas vezes é dificil assistir tudo que vc quer em um cinema, as vzs até mesmo imposível. Seja por motivos financeiros, de tempo, ou pelo filme não estar disponível no cinema. É por isso que eu alugo muitos filmes, e apesar de preferir assistir no cinema gosto muito de ver um filme em casa, alguns eu até prefiro ver em casa. Principalmente filmes que necessitam ser pensados, afinal, mtas vezes é dificil se concentrar no cinema com alguma criatura acéfala fazendo comentários inoportunos atrás de você.
 
Eu discordo um pouco do Ugluk (e do Sr. Jean-Luc) de que assistir filmes na TV chega a ser inválido e etc. Isso foi uma mudança que ocorreu nos anos 80, quando o video saiu e locadoras de filmes começaram a aparecer e começou toda aquela discussão entre críticos sobre "A Morte do Cinema" e etc.

Sim, claro, a experiência de se assistir um filme no cinema é bem diferente do que se assistir na TV; em alguns casos, a diferença é mais forte que outros -- algo como "Playtime" do Jacques Tati, por exemplo -- e essa diferença está primeiramente associada com tamanho e a forma de como os detalhes ficam mais aparentes e a sua interpretação da imagem sendo alterada devido ao tamanho "sobrenatural" dos locais e personagens lá (todo mundo 3 vezes maior que você).

Mas eu não acho que assistir numa TV, por mais que você perca os detalhes e a perspectiva originalmente pretendida*, torna a experiência do filme inválida ou superficial. Não é a experiência completa, vamos dizer, mas é pelo menos uns 70% dela. A não ser que você tenha comprado uma versão Fullscreen de "O Eclipse" ou algo assim, aí fode mesmo.


*'Perspectiva originalmente pretendida' = isso existe ainda? Os cineastas ainda vêem "a experiência do cinema" isoladamente como na tela grande? Eu acho que muita gente já começa a produzir o filme com o pensamento na cabeça de que "isso tem que ficar bom pra DVD também", especialmente em Hollywood.
 
Como experiência cinematográfica realmente escolheria assistir no cinema
Mas tem a questão da privacidade. Não há nada melhor que assistir um bom filme com a namorada ao lado.

Seria perfeito ter uma cinema para assistir a dois e etc,rs
 
Jedan disse:
Mas tem a questão da privacidade. Não há nada melhor que assistir um bom filme com a namorada ao lado.

Sim, porque recentemente proibíram namorados de sentar um do lado do outro nos cinemas e etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo