• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros Tolkien-based

Falassion

Usuário
Bem, eu tenho uma dúvida quanto à isso:

Sabem aqueles livros intitulados "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis", "O Mundo de Tolkien" e assim vai?

Pois bem, queria saber se vocês saberiam indicar algum que fosse confiável, ou seja, tivesse informações condizentes com os dizeres de Tolkien, e não só de divagações.

Espero respostas. =D
 
Última edição:
Só posso falar de dois, que já li, ou li +-. Existem alguns livros Tolkien-based legais por aí, acho até que vale a pena comprar; dois deles são:

- O Atlas da Terra-média
Impressionante o detalhismo com que Karen Fonstad retrata a geografia da mitologia: parece realmente que vc está lendo sobre um mundo que existe definitivamente! Informações topográficas, de clima, vegetação, a porra toda, munidas, ainda, de história, que ela muitas vezes usa para esclarecer formações orogênicas e transformações gerais. Tem, ainda, trajetórias de trilhas e esquemas de batalhas. Apesar do nome, fala não só da Terra-média, mas de Arda em geral, com alguns enfoques em Aman.

- The Complete Guide of Middle-earth
Este eu na verdade nem li, mas pude dar uma vislumbrada em algumas páginas e ler alguns textos, e parece ser realmente bom. Ronald Kyrmse, o autor (se eu não me engano!), descreve com verdadeira seriedade e perfeição diversos elementos da Terra-média. Como o nome diz, é um verdadeiro guia.

Indico ambos. =]
 
Calimbadil o fiel disse:
Indico perguntar pros dinossauros do fórum qualquer informação ou abrir tópicos pra obtê-las. É mais divertido ;).

Faltou alguma palavra aí ou eu que não entendi só? xD

Mas bem, é bom saber de todas as pessoas, não só dinossauros. =)
 
ahuHAUhA
acho que ele não entendeu uahuahu
vou tentar esclarecer,
o que ele tá tentando dizer é: Proquê você precisa de um guia se pode perguntar para o pessoal do site... né ?!?
 
Mais ou menos isso. =)

Eu quero dizer que aqui, mesmo que eu não consiga o melhor resultado, abrirei uma discussão, o que é sempre bom. Além disso, todos terão a informação, e não só eu. ;)

O livro pelo qual eu estava interessado é este:

Título:Tolkien: uma Biografia
Autor: Michael White

Mas também me interessei por:

Título: Explicando Tolkien
Autor: Ronald Kyrmse

Mas, como todo livro de outro autor, a gente fica com um pé atrás...
 
Devem ser mto bons ...]
eu naum tenho nenhum, mas tenho vontade de te-los..
o blema eh o dinheiro..
haehe
flw!
 
Falassion disse:
Mais ou menos isso. =)

Eu quero dizer que aqui, mesmo que eu não consiga o melhor resultado, abrirei uma discussão, o que é sempre bom. Além disso, todos terão a informação, e não só eu. ;)

O livro pelo qual eu estava interessado é este:

Título:Tolkien: uma Biografia
Autor: Michael White

Mas também me interessei por:

Título: Explicando Tolkien
Autor: Ronald Kyrmse

Mas, como todo livro de outro autor, a gente fica com um pé atrás...

se você gostar de ler, você acaba não tendo esse pé atrás. Isso desenvolve seu censo crítico, na maioria das vezes..
eu tenho o "Explicando Tolkien" e foi o melhor livro tolkien-based que já li, sem dúvida. vida longa ao velho Kyrmse!
 
Falassion disse:
Mais ou menos isso. =)

Eu quero dizer que aqui, mesmo que eu não consiga o melhor resultado, abrirei uma discussão, o que é sempre bom. Além disso, todos terão a informação, e não só eu. ;)

O livro pelo qual eu estava interessado é este:

Título:Tolkien: uma Biografia
Autor: Michael White

Mas também me interessei por:

Título: Explicando Tolkien
Autor: Ronald Kyrmse

Mas, como todo livro de outro autor, a gente fica com um pé atrás...
Olha, eu te sugiro comprar As Cartas de J.R.R. Tolkien.
Mas se for realmente escolher entre um desses dois aí, bem, o do White é uma biografia bacaninha, que quebra um galho, já que a biografia boa mesmo, escrita pelo Carpenter, não está mais disponível. O livro do Kyrmse eu não li, mas desses livros básicos sobre SdA deve ser o melhorzinho.
 
Bem, eu tenho dois livros tolkien-based aqui, O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis - de David Colbert, e O Mundo do Senhor dos Anéis - de Ives Gandra Martins Filho.

O Mundo Mágico é razoável, dá uma visão geral sobre as obras de Tolkien na forma de perguntas, tipo: "Porquê os Elfos fazem os Anéis?" e depois as responde das mais diversas maneiras (lendas germânicas entram muito aqui, e citações das Letters também). Embora não aprofunde muito nas obras ele é bem escrito, tem algumas imagens e responde às perguntas que propõem nos informando mais sobre mitos também.

Agora, O Mundo do Senhor dos Anéis apresenta, nada mais nada menos, que um bom resumo de todos os livros do Professor publicados aqui no Brasil. Ele recolhe os fatos e os organiza na ordem que o autor (Ives) julgou ser melhor para se entender a obra de Tolkien. Além disso, conta com excelentes ilustrações de Ted Nasmith e dos Irmãos Hildebrandt. Dos livros que estou indicando, esse é meu preferido.

:cerva:
 
Pandatur disse:
Acho que tem livro melhor pra se gastar grana.

Tem sim. :yep:
As Cartas, que você citou uns tópicos atrás, são minha prioridade agora. O Explicando Tolkien que o Rabisteco falou também é bem legal, mas não tenho dinheiro pra comprar os dois... agora, o que eu achei interessante mesmo no livro do Colbert foi alguns mitos que ele inseriu lá, que dão uma noção de mitologia diversas. Mas pra mitologia, é melhor comprar alguma obra sobre o assunto.
 
Sabendo inglês e querendo ir mais a fundo nas obras de Tolkien, vale a pena investir nesta lista de livros que postei em outro tópico neste mesmo fórum:

- The History of Middle-earth (12 volumes) (J. R. R. Tolkien; Christopher Tolkien, ed.)
- The Annotated Hobbit (J. R. R. Tolkien; Douglas A. Anderson, ed.)
- The Monster and the Critics (J. R. R. Tolkien; Christopher Tolkien, ed.)
- J. R. R. Tolkien: A Biography (Humphrey Carpenter)
- The Road to Middle-earth (Tom Shippey)
- J. R. R. Tolkien: Author of the Century (Tom Shippey)
- The Lord of the Rings: A Reader's Companion (Wayne G. Hammond e Christina Scull, eds.)
- Tolkien's Legendarium: Essays on The History of Middle-earth (Verlyn Flieger e Carl F. Hostetter, eds.)
- Splintered Light: Logos and Language in Tolkien's World (Verlyn Flieger)
- A Question of Time: J. R. R. Tolkien's Road to Faërie (Verlyn Flieger)
- Interrupted Music: The Making of Tolkien's Mythology - (Verlyn Flieger)
- Tolkien Studies: An Annual Scholarly Review (Michael C. Drout, Verlyn Flieger e Douglas A. Anderson, eds.) - 3 volumes até o momento (2004-2006)
- Tolkien and the Great War: The Threshold of Middle-earth (John Garth)

São os melhores livros tolkienianos já escritos até o momento, que passam bem longe daquela coisa mastigada que temos nos livros publicados aqui no Brasil, que apenas fornecem o tipo de informação que qualquer leitor atento pode deduzir lendo ele mesmo os livros básicos de Tolkien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo