1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros Tolkien-based

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Falassion, 24 Jul 2006.

1. Falassion

Falassion Usuário

Bem, eu tenho uma dúvida quanto à isso:

Sabem aqueles livros intitulados "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis", "O Mundo de Tolkien" e assim vai?

Pois bem, queria saber se vocês saberiam indicar algum que fosse confiável, ou seja, tivesse informações condizentes com os dizeres de Tolkien, e não só de divagações.

Espero respostas. =D

Última edição: 24 Jul 2006
  2. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Só posso falar de dois, que já li, ou li +-. Existem alguns livros Tolkien-based legais por aí, acho até que vale a pena comprar; dois deles são:

- O Atlas da Terra-média
    Impressionante o detalhismo com que Karen Fonstad retrata a geografia da mitologia: parece realmente que vc está lendo sobre um mundo que existe definitivamente! Informações topográficas, de clima, vegetação, a porra toda, munidas, ainda, de história, que ela muitas vezes usa para esclarecer formações orogênicas e transformações gerais. Tem, ainda, trajetórias de trilhas e esquemas de batalhas. Apesar do nome, fala não só da Terra-média, mas de Arda em geral, com alguns enfoques em Aman.

- The Complete Guide of Middle-earth
    Este eu na verdade nem li, mas pude dar uma vislumbrada em algumas páginas e ler alguns textos, e parece ser realmente bom. Ronald Kyrmse, o autor (se eu não me engano!), descreve com verdadeira seriedade e perfeição diversos elementos da Terra-média. Como o nome diz, é um verdadeiro guia.

Indico ambos. =]

3. Calimbadil Thálion

Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

Indico perguntar pros dinossauros do fórum qualquer informação ou abrir tópicos pra obtê-las. É mais divertido ;).

4. Falassion

Falassion Usuário

Faltou alguma palavra aí ou eu que não entendi só? xD

Mas bem, é bom saber de todas as pessoas, não só dinossauros. =)

5. Calimbadil Thálion

As informações deles são geralmente mais confiáveis, mas as nossa são mais mirabolantes. :D

6. Uriel UmbraSire

Uriel UmbraSire Usuário

ahuHAUhA
    acho que ele não entendeu uahuahu
    vou tentar esclarecer,
    o que ele tá tentando dizer é: Proquê você precisa de um guia se pode perguntar para o pessoal do site... né ?!?

7. Falassion

Falassion Usuário

Mais ou menos isso. =)

Eu quero dizer que aqui, mesmo que eu não consiga o melhor resultado, abrirei uma discussão, o que é sempre bom. Além disso, todos terão a informação, e não só eu. ;)

O livro pelo qual eu estava interessado é este:

Título:Tolkien: uma Biografia
    Autor: Michael White

Mas também me interessei por:

Título: Explicando Tolkien
    Autor: Ronald Kyrmse

Mas, como todo livro de outro autor, a gente fica com um pé atrás...

8. O Hobbit

O Hobbit Usuário

Devem ser mto bons ...]
    eu naum tenho nenhum, mas tenho vontade de te-los..
    o blema eh o dinheiro..
    haehe
    flw!

9. Rabisteco

Rabisteco The Roof is on Fire!

se você gostar de ler, você acaba não tendo esse pé atrás. Isso desenvolve seu censo crítico, na maioria das vezes..
    eu tenho o "Explicando Tolkien" e foi o melhor livro tolkien-based que já li, sem dúvida. vida longa ao velho Kyrmse!

10. Pandatur

Pandatur Usuário

Olha, eu te sugiro comprar
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Mas se for realmente escolher entre um desses dois aí, bem, o do White é uma biografia bacaninha, que quebra um galho, já que a biografia boa mesmo, escrita pelo Carpenter, não está mais disponível. O livro do Kyrmse eu não li, mas desses livros básicos sobre SdA deve ser o melhorzinho.

11. Edu

Edu Draper Inc.

Bem, eu tenho dois livros tolkien-based aqui,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - de David Colbert, e
    - de Ives Gandra Martins Filho.

O Mundo Mágico é razoável, dá uma visão geral sobre as obras de Tolkien na forma de perguntas, tipo: "Porquê os Elfos fazem os Anéis?" e depois as responde das mais diversas maneiras (lendas germânicas entram muito aqui, e citações das Letters também). Embora não aprofunde muito nas obras ele é bem escrito, tem algumas imagens e responde às perguntas que propõem nos informando mais sobre mitos também.

Agora, O Mundo do Senhor dos Anéis apresenta, nada mais nada menos, que um bom resumo de todos os livros do Professor publicados aqui no Brasil. Ele recolhe os fatos e os organiza na ordem que o autor (Ives) julgou ser melhor para se entender a obra de Tolkien. Além disso, conta com excelentes ilustrações de Ted Nasmith e dos Irmãos Hildebrandt. Dos livros que estou indicando, esse é meu preferido.

:cerva:

12. Pandatur

Pandatur Usuário

O do Colbert é um livro bacaninha, com algumas curiosidades mas fica nisso, eu diria.

Já o livro do Ives é um resumão, nada além disso. Acho que tem livro melhor pra se gastar grana.

13. Edu

Edu Draper Inc.

Tem sim. :yep:
    As Cartas, que você citou uns tópicos atrás, são minha prioridade agora. O Explicando Tolkien que o Rabisteco falou também é bem legal, mas não tenho dinheiro pra comprar os dois... agora, o que eu achei interessante mesmo no livro do Colbert foi alguns mitos que ele inseriu lá, que dão uma noção de mitologia diversas. Mas pra mitologia, é melhor comprar alguma obra sobre o assunto.

14. Tilion

Tilion Administrador

Sabendo inglês e querendo ir mais a fundo nas obras de Tolkien, vale a pena investir nesta lista de livros que postei em outro tópico neste mesmo fórum:

- The History of Middle-earth (12 volumes) (J. R. R. Tolkien; Christopher Tolkien, ed.)
    - The Annotated Hobbit (J. R. R. Tolkien; Douglas A. Anderson, ed.)
    - The Monster and the Critics (J. R. R. Tolkien; Christopher Tolkien, ed.)
    - J. R. R. Tolkien: A Biography (Humphrey Carpenter)
    - The Road to Middle-earth (Tom Shippey)
    - J. R. R. Tolkien: Author of the Century (Tom Shippey)
    - The Lord of the Rings: A Reader's Companion (Wayne G. Hammond e Christina Scull, eds.)
    - Tolkien's Legendarium: Essays on The History of Middle-earth (Verlyn Flieger e Carl F. Hostetter, eds.)
    - Splintered Light: Logos and Language in Tolkien's World (Verlyn Flieger)
    - A Question of Time: J. R. R. Tolkien's Road to Faërie (Verlyn Flieger)
    - Interrupted Music: The Making of Tolkien's Mythology - (Verlyn Flieger)
    - Tolkien Studies: An Annual Scholarly Review (Michael C. Drout, Verlyn Flieger e Douglas A. Anderson, eds.) - 3 volumes até o momento (2004-2006)
    - Tolkien and the Great War: The Threshold of Middle-earth (John Garth)

São os melhores livros tolkienianos já escritos até o momento, que passam bem longe daquela coisa mastigada que temos nos livros publicados aqui no Brasil, que apenas fornecem o tipo de informação que qualquer leitor atento pode deduzir lendo ele mesmo os livros básicos de Tolkien.

15. Calimbadil Thálion

Tem algum livro que faça alguma referÊncia ao bar que Tolkien freqüentava em Oxford? O tal "The eagle and the Child"?

16. Deriel

Deriel Administrador

Talvez esse:

Compartilhar