• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros sobre Roma (clássica)

Eu tenho um certo fascínio por Roma, mas acho difícil encontrar bons livros que retratam a época - sem ser os de abordagem histórica -; eu prefiro romances.

Um bom que eu encontrei foi "Eu, Claudius, Imperador", de Robert Graves, que retrata a vida do imperador Cláudio até o momento em que foi escolhido como imperador.

Também encontrei outro intitulado "Quo vadis", que diz retratar o momento de ascensão do cristianismo em Roma, mas eu mal comecei a ler.

Eu sei que tem muitos doutores em História que se arriscam pelos caminhos da literatura, mas na minha opinião a maioria fica meio "best seller", então se puderem me recomendem os mais "fortes" que conhecerem.

Grata. :piscada:
 
Damned,

Uma dica para quem quer conhecer um pouco mais do princípio do Império Romano é ler a Vidas dos Doze Césares de Suetônio; trata-se de doze biografias que inclui a de Júlio César e dos onze primeiros imperadores.

Esse livro é considerado muito importante e permanece como uma das principais fontes sobre a história romana. A obra discute o importante período que vai de Júlio Cesar até o final reinado de Domiciano.
 
Ok então, 3 dicas no estilo "Romance Histórico" ( que eu gosto muito):

1) Roma - um tijolão do ótimo Steven Saylor. Resumindo: a história de Roma contada ao longo do tempo por uma família... A origem "real" das lendas da fundação por Herules e sobre Remo e Romulo são de custar amor!!!

2) O Imperador - uma quadrilogia do genial Conn Iggulden (re)contando a vida de Júlio Cesar, nos mesmos moldes que o Conwell fez com o Rei Arthur. OBRIGATÓRIO!!

3) Imperium - livro I da "Trilogia de Cícero" do autor Robert Harris; no mesmo estilo do livro acima mas tendo o grande orador Cícero.


E como brinde ( estou lendo agora): a série "Roma Sub Rosa", só achei em versões digitais! Mas Gordiano, o Descobridor se tornou um dos meus personagens preferidos!
 
"O Romano", de Mika Waltari.
Não posso dizer se é bom porque não li ainda.
Mas procure se informar. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo