• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros sobre Mitologia

A Ilíada da MC custa em torno de 18 Reais se não me engano... mas a tradução está meio diferente de outras e comparando acho que vale mais a pena comprar a mais cara, mas ter a riqueza da obra que são os versos (como diria a Las).

Eu tenho a meta: Iliada, Odisséia, Eneida e depois acabo com Divina Comédia...

Mas aconselho começar a ler o Livro de Ouro, como muitos já citaram e também Édipo Rei e Antígona, os dois simplesmente fantásticos e disponíveis por cerca de 10 Reais em uma edição bastante razoável da Martin Claret... Esses dois são baratos e valem a pena ter em casa.
 
Tem também um da Martin Claret com três peças do Eurípedes: Alceste, Electra e Hipólito. As duas primeiras são muito bacanas, mas Hipólito é chata. Comecei e parei de ler. Estou lendo outros livros, depois retorno a leitura.
 
Tem também um da Martin Claret com três peças do Eurípedes: Alceste, Electra e Hipólito.

Esse eu não tinha visto na livraria ainda.

O bom da Martin Claret é que o livro mais caro custa R$ 18,00 e tirando Ilíada eu não e dei mal com a tradução de mais nenhum até hoje... E o catálogo é incrível, se eu não me engano são mais de 200 livros disponíveis e com direito a crássicos :dente: maravilhosos :grinlove:.
 
Á poko tempo eu terminei de ler As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica... eu recomendo...
 
Não ouvi muita coisa boa a respeito desse livro, Cad. Na verdade tenho vontade é de ler as Edda e O Anel dos Nibelungos.
 
Bom, eu já dei minha opinião sobre esse livro das Melhores Histórias da Mitologia Nórdica em outro tópico e não tenho boas recomendações a fazer sobre ele.

É basicamente um "resumão", no mesmo estilo do Livro de Ouro da Mitologia, do Bulfinch, com a diferença que é sobre mitologia nórdica e não greco-romana. Esse tipo de livro presta-se basicamente a despertar o interesse do leitor nas obras completas de onde saíram os resumos: a pessoa pode ler algum episódio e pensar "hum, interessante essa história... será que acho uma versão completa e melhor?". E se acha tal versão.

Uma coisa a favor desse livro da mitologia nórdica é que ele vem com uma versão romanceada da ópera O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner. Mais uma vez isso é válido apenas para despertar o interesse na obra primária (que é excelente), já que essa versão no livro é basicamente a ópera transformada em romance pelos dois autores, uma recomposição do original, e esse é o tipo de coisa que detesto que façam com uma obra mas, particularmente neste caso, não é tão ruim assim, não pelos méritos literários dos dois autores, mas justamente por causa da instigação da curiosidade.

Como introdução à mitologia nórdica, não deixa de ser válido. Mas se quiserem algo realmente bom sobre o tema, livros muito melhores abundam, infelizmente quase nenhum em português.
 
Apoiado!!! :clap: :clap:

Mas temos de concordar que há uma enorme diferença entre as duas obras. A primeira (greco-romana) foi escrita por um helenista, cujo livro é leitura obrigatória em muitas faculdades no exterior. esse escritor não pegou uma ópera e a tranformou em um livro, ele pesquisou a fundo o tema da obra... 8-)
 
Francamente, a bola do Bulfinch é enchida sem muita razão.

Ele mistura as mitologias grega e romana, usando os nomes sem discriminação, como Júpiter e Zeus, por exemplo, partindo do pressuposto de que as divindades são as mesmas mas apenas com nomes diferentes... mas não são! Esse é um dos erros mais clássicos sobre as mitologias grega e romana e que continua sendo perpetuado.

Sério, há helenistas muito melhores e "imparciais" (quem já leu uma obra do Bulfinch deve saber de que parcialidade estou falando...).
 
isso é algo que tem de se conviver. Até o fim dos tempos as pessoas vao confundir zeus com júpiter, minerva com atena... a mitologias grega pura talvez não exista mais, depois da Grécia ter sido incorporado pelo império romano. a mitologia grega fundiu-se em grande parte a mitologia romana.

Eu li a obra do Bulfinch mas não entendi o q vc disse. Poderia explicar?
 
A parcialidade fica por conta das convicções religiosas dele: o autor é claramente um cristão fervoroso e coloca isso na obra, referindo-se ao "paganismo" sempre de um modo um tanto depreciativo, com um ar de superioridade.

Ele deveria analisar as lendas de modo imparcial, independente da religião dele. Acaba ficando a impressão de que ele quer "provar" que o cristianismo é superior a qualquer religião pagã, algo totalmente desnecessário e mesmo tolo.
 
Aá é que tá, nós pessoas cultas, interessadas por mitologia temos que saber diferenciar a história das convicções do autor... ele poderia dizer que quem acredita na mitologia grega vai pasra o inferno, e que só jesus salva, que eu continuaria acreditando mais em Zeus & cia... :twisted:
 
Há muito tempo atrás em uma galáxia distante, eu li uma coleção da editora Rocco. A coleção reunia histórias da mitologia grega como: Perseu, Eros e Psiqué, Hades e Perséfone e outros. Pena que não estou conseguindo achar a coleção nem no site da editora. :(
 
acho que vc esqueceu de acrescentar um ouro dois na frente de sua idade... dessa nem eu lembro, e olha que eu leio como um sedento bebe agua no deserto... 8O
 
Gwiddion Walsh disse:
acho que vc esqueceu de acrescentar um ouro dois na frente de sua idade... dessa nem eu lembro, e olha que eu leio como um sedento bebe agua no deserto... 8O
:lol:
Por causa do tempo é que hoje não consegui achar a coleção nem no site da editora :( .
A capa dos livros era preta e linha uma ilustração referente ao personagem na capa.
Para quem conseguir encontrar a coleção... leiam, vale a pena pela linguagem simples e pelas ilustrações.
 
Pessaol, olhando esse tópico vi que tive muita sorte.
Ontem fui em uma livraria num shopping para comprar o Silmarillion, pois tinha ido no Domingo e estava fechada (mas sempre está aberta e NAQUELE domingo não). Chegando lá, descobri que NÃO TINHA o Silmarillion, nem Contos Inacabados. Fiquei com muita raiva. :x
Mas olhando um livro ou outro encontrei O Livro de Ouro da Mitologia. Comprei, pois me interesso no assunto, mesmo não tendo certeza se ele era bom. Vim aqui ver se alguém comentava sobre o livro e achei muitos elogios. Q sorte a minha! :D

Mas voltando ao assunto, qual o melhor livro, na opinião de vocês, sobre mitologia Nórtica. Li um pouco arespeito e achei muito interessante...
E os Livros da série O Livro de Ouro...são bons como esse da mitologia greco-romana?
 
Por que raios tanta gente se interessa por mitologia nórdica?? O que tem demais nela?? Será q é pq não é tão desenvdada quanto a mitologia greco-romana??


Afinal, a mitologia nórdica ñ deixou grandes legados culturais ou religiosos, como foi o caso de muitas outras ... :eek:
 
Quem disse que não é tão desenvolvida quanto a greco-romana e que não deixou legados?

Essa visão existe justamente pela falta de conhecimento das pessoas e por vivermos em um país de cultura e língua com origens latinas. O mesmo se dá com a maioria da Europa ocidental e com as Américas. Mas veja qual é a influência nos países do norte da Europa.
 
Bom, no meu caso, me interessei pela mitologia Nórtica pois achei ela bem diferente do que já tinha ouvido falar e também por que ainda conheço pouco sobre ela.
Mas todo interesse vem desses princípios, primeiro você acha legal aquela história que você ouviu, perquisa sobre ela e depois você descobre suas peculiaridades, como seu legado.
No caso das literaturas de Tolkiem por exemplo, primeiro você ouve falar sobre estórias de elfos, anões e dragões. Depois você lê o Senhor dos Anéis (ou qualquer outro, só citei como exemplo) e descobre que Tolkien criou um mundo complexo e esuberante. Daí vem o respeito e interesse à obra.
Primeiro há o interesse primário, depois o resto.
Acho que é isso.
 
Bem, aproveitando que estamos falando sobre mitologia , gostaria de saber se alguem conhece bons sites sobre mitologia nordica, só que mais detalhadas. Os sites normalmente, só explicam alguns deuses e alguns mitos. Eu gostaria de um que fosse mais a fundo.
Obrigago.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo