1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros sobre Mitologia

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Rilo Kiley, 15 Jun 2004.

1. Rilo Kiley

Rilo Kiley I'll Be Your Mirror...

Alguém poderia me dar sugestão de algum livro que aborda a Mitologia Grega?
    Vamos usar o tópico também para falar sobre estes livros e mitologia. :wink:

2. TT1

TT1 Dilbert

O Livro de Ouro da Mitologia (The Age of fable) - Thomas Bulfinch
    Editora Ediouro

É simplesmente reconhecido como o melhor livro sobre motologia.

3. Pandatur

Pandatur Usuário

O livro que o TT1 citou acima é realmente muito bom, e vale a pena ser adquirido. "Ilíada" e "Odisséia" de Homero são outras duas obras gregas indispensáveis. Estou lendo Ilíada e achando fantástico.

"Édipo Rei" e "Antígona" também são muito bons. são duas peças de Sófocles. Há também "Édipo em Colona", que não encontrei ainda mas pretendo ler. As três obras tratam da história de Édipo, personagem mitológico que matou o próprio pai e se casou com a mãe. "Antígona" é o último dos 3 livros e conta a história de Antígona, filha de Édipo. Recomendo.

4. Rilo Kiley

Eu estou lendo Odisséia no momento e estou gostando muito,e quando terminar pretendo ler Ilíada.

5. Gwiddion Walsh

Gwiddion Walsh Usuário

Como vc começa pelo fim para depois ir para o início??? Em todo caso O livro de ouro da mitologia é um dos melhores que eu já li. Se não me engano, é lá que fala que a guerra de tróia começou poe causa da Éris... :wink:

6. Pandatur

Pandatur Usuário

Uma pergunta:

Em qual livro de qual autor eu encontro a história de Hércules?

7. Glorwendel

Glorwendel Usuário

Mitologia Grega e Romana, da editora Martins Fontes. Tenho a edição da década de 30 e a MF surpreendentemente reeditou o livro com todas as ilustrações originais. Muito bom para pesquisa.

Se quiser algo mais específico sobre algum mito, é melhor procurar livros que tratem exclusivamente desse assunto, como no caso dos mitos de Odisseu e sobre a Guerra de Tróia.

Existe uma penca de livros entitulados "Os Doze Trabalhos de Hércules", embora a maioria seja infanto-juvenil. São uma ótima fonte, também.

8. Pandatur

Pandatur Usuário

Mas não tem nehum no estilo de Ilíada ou Odisséia, contando as proezas de Hércules?

9. Glorwendel

Glorwendel Usuário

Não conheço nenhum pela reputação... :think:
    Mas procura nas livrarias grandes, sempre tem algo que vale a pena.

10. Thais Tûk

Thais Tûk (avulsa)

Sobre Deusas, há um muito bacana chamado "O Corpo da Deusa", de Rachel Pollack.

É mais filosófico e eu gosto bastante dele.

11. Rilo Kiley

Não. Começei do início. (Isso que você me perguntou? :o?: )

12. Gwiddion Walsh

Gwiddion Walsh Usuário

Desculpe, viajei longe dessa vez :oops:

13. Pandatur

Pandatur Usuário

O que ela quis dizer, é por que você começou pela Odisséia para depois ler a Ilíada, ao invés de fazer o contrário, seguindo a "ordem correta".

14. Idril

Idril Usuário

Esse livro pode ser considerado essencial, assim com a Ilíada e a Odisséia. Sem citar todos os que o Pandatur já falou (dou mais ênfase para a "Antígona".

Sobre Hércules, encontei um da Editora Odysseus. Só não consegui ver dentro do livro, que estava lacrado com aquele plástico "lindo". :?

A Ediouro lançou um livrão sobre mitologia grega (e romana...é a mesma coisa, só mudam os nomes) com um acabamento muit belo e com bastante informações também. Não lembro o nome do livro agora; se eu lembrar, posto aqui.

Tem um dicionário de mitologia, com bastante dados. O dicionário é enorme, grosso, até fácil de se achar. Outro que eu tenho de pegar o nome pra postar aqui. Em livrarias grandes, geralmente se encontra a preciosidade na seção de dicionários e livros para estudo de línguas.

Tem um clássico da literatura romana que fala sobre Enéias. "Eneida", é o nome da obra. Enéias era de Tróia e fugiu da cidade quando esta fora invadida pelos gregos. Tá relacionado, de certa forma.

15. Pandatur

Pandatur Usuário

Sim, boa lembrada, Idril. A "Eneida" foi escrirta por Virgílio. Se não me engano é considerado o maior épico Latino, e conta a história de Eneias, como você citou. E ele vai parar na Itália...
    Li que Virgílio morreu sem concluir a obra. Daí não sei como as coias terminam.

A Editora Martin Claret parece que ia lançar a Eneida na sua coleção "A obra-prima" de cada autor. Mas ainda não a encontrei nas livrarias.

16. Gwiddion Walsh

Gwiddion Walsh Usuário

Quanto a mitologia romana, idril, tewm algumas diferenças sim. Uma delas é a origem de Cronos. Os gregos e os romanos davam significados difrentes. Mas elas são muito parecidas, visto que Roma era colônia da Grécia, que mais tarde foi colonizada pela própria Roma... :obiggraz:

17. #Ryu

#Ryu Usuário

Mitologia Árabe/Persa/Indiana/Chinesa- As mil e uma noites
    Mitologia Nórdica - o Anel dos Nibelungen

Satiricon de Petronio tb é bom, apesar de não ser mitologia em si, mas o dia-dia romano

18. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Quanto ao Livro de Ouro da Mitologia, serve tanto para iniciantes quanto para experientes :mrgreen: ?

19. Pandatur

Pandatur Usuário

Depende o que você considera "experiente". O Livro de Ouro aborda mais a Mitologia Grega. "Experiente" em mitologia grega na minha opinião é aquele que já leu as obras de Sófocles, Homero, Eurípedes, e diversos outros nomes da literatura grega.
    De qualquer forma, o Livro de Ouro é muito bom, e vale a pena para consultas rápidas também e tal.

20. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Hum, é que eu não sei exatamente nada :lol: , gostaria de um livro que eu possa iniciar do 0...

Compartilhar