1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros sobre filosofia

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Chris Bennington, 30 Jul 2004.

1. Chris Bennington

Chris Bennington Usuário

Bem eu curto bastante filosofia e queria saber de vcs se vcs ja leram algum livro sobre o assunto e oq acham. O último livro q eu li foi o Dicionário Filosófico de Voltaire e achei muito legal.

2. Nariá

Nariá Usuário

Olha....a minha escola indicou o "filosofando" da Maria Lúcia Aranha e da Maria Helena Martins, que é ótimo, mas tem também o "introdução à filosofia" do Thomas Nagel, "O mundo de Sofia" do Jostein Gaarder, "Introdução à história da filosofia" do Danilo marcondes e por aí vai :mrgreen:

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Erunámo Lótuion

Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

O último sobre filosofia que eu li foi o História da Filosofia do Brian Magee, esse livro faz uma viagem (e como! :mrgreen: ) pela filosofia, partindo da Grecia Antiga, e indo até os filósofos mais atuais, passando também pela Filosofia Oriental, enfim, uma viagem completa...recomendo para amantes da Arte de Pensar! :obiggraz:

4. Gwiddion Walsh

Gwiddion Walsh Usuário

Vc tb pode ler os "diálogos" de Platão. "O Príncipe" de Maquiavel. Mas recomendo que comece com um livro sobre a introdução a filosofia, caso contrário vc vai ficar meio perdido... :wink:

5. Livros de filosofia

Hoje eu estava pensando nas obras de Jostein Gaarder e lembrei que apesar de o Mundo de Sofia ser o mais famoso há obras como por exemplo O dia do coringa que tamebm merecem seu mérito.
    É um livro que eu recomendo pra quem gosta de filosofia. Tambem tem aquele, Atravez do espelho tambem de JG.
    Como eu gosto de filosofia eu queria saber se alguem tem um livro bom para recomendar ou comentar.

6. Jango

Jango Branca! Branca! Branca!

O banquete é do Platão. Critão tambem é do Platão e Apologia de Sócrates.............Ganha um doce se advinhar quem escreveu.:think:
    Platão.:joy:
    Todos falam sobre Sócrates. Eu comecei por aí. E é fácil de achar na rede.
    Se não achar mande-me uma MP e eu resolvo isso.

7. Fafa

Fafa Visitante

Tem o "Convite à Filosofia" de Marilena Chauí.

8. Edu

Edu Draper Inc.

Eu tenho o Apologia a Sócrates, edição em papel jornal, que nunca li inteiro, e o Filosofia, da Marilena Chauí, que era meu livro-texto. Recomendo estes.
    Ah, tem o Mundo de Sofia também, mas... deixa pra lá.

9. Saiffyros

Saiffyros Usuário

O livro Os Problemas da Filosofia de Bertrand Russel é interessante. Na verdade qualquer livro de Russel é interessante e ele escreve para quem não conhece filosofia, sem perder em profundidade. É uma ótima introdução. Os diálogos de Platão também são interessantes. Um Convite à Filosofia da Chaui é interessante também.

Pra quem se interessa por matemática confira Introdução a Filosofia da Matematica do Russel. Muito bom.

Tem os livros do Newton da Costa (único filósofo brasileiro de renome internacional, criador da lógica paraconsistente, membro do Conselho Internacional de Filosofia e o terceiro matemático mais citado do mundo!), mas eles são dificeis de compreender e exige conhecimento de lógica, matemática e epistemologia. Mas são ótimos.

10. Stu

Stu This is Spartaaaa

Bom, se o interesse na filosofia for mais pra curtiosidade eu acho que livros como o Mundo de Sofia do Jostein Gaarder já ajudam muito. Apesar de muitos não gostarem eu o acho um escritor bem legal e que aborda uma filosofia mais calma e sem muitos esquisitismos.

Quem puder ler, eu recomendo "A República" do Platão, "O Princípe" do Maquiavel, ao menos são os que estou lendo e gostando bastante.

11. Calimbadil Thálion

Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

Ainda estou me encrencando com o "humano demasiado humano" do Nietzche,
    Li alguns livros que são mais auto-ajuda do que filosofia, e pretendo ler algum de Schopenhauer ou Rousseau.
    Agora, tem um que eu não devia ter lido, "mein kampf", mas foi pra trabalho de classe e não me deixou doido pra matar nenhum judeu.

12. Sally

Sally Un enfer de griffes et de croc

Varios romances abordam temas e questoes filosóficas, um exemplo sao as obras de Anne Rice. Comecei a ler um livro que parece ser muito interessante:Maximas e Reflexoes de Goethe.

13. Dizzy Geek

Dizzy Geek Usuário

Gosto bastante do Príncipe de Maquiavel.

Outro muito bom é Mênon, um dos menores diálogos de Platão. Nele, o autor coloca Sócrates dialogando com o estudante Mênon, o qual pretende que Sócrates lhe explique o que é virtude. Muitos consideram que o livro é o primeiro texto direto que se tem conhecimento sobre a matemática grega.

14. Dwain

Dwain Banned

Livro Fabuloso é aquele de Kant...a Critica a razão pura, impossivel sair da leitura o mesmo!

15. Silenzio

Silenzio Visitante

Pra quem gosta de Cinema e Filosofia: Carta Aberta de Woody Allen para Platão

16. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Se querem viajar, leiam Fèdon, de Platão. =]

Compartilhar