• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros sobre a Lenda de Arthur

Pandatur

Usuário
A Lenda do Rei Arthur é talvez uma das mais conhecidas do mundo. Afinal, quem nunca ouviu falar sobre um jovem que arranca uma espada mágica de uma pedra e se torna rei? Quem nunca ouviu falar de Merlim, Excalibur, Camelot, a Távola Redonda, Lancelot, ou a busca pelo Santo Graal? Pelo menos um desses nomes é familiar a qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha lido livro algum sobre Arthur. E é justamente sobre os livros envolvendo sua história que eu gostaria de saber mais. Existe muita coisa publicada sobre o assunto, abordando o tema das mais variadas formas, seja com um ponto de vista mais histórico, seja mais fantástico, com uma visão feminina ou não. Ainda não me dediquei a ler nenhuma obra literária que trate de Arthur e seu "universo", e é por isso que peço ajuda e informações. Sei que muitos recomendarão "As Crônicas de Arthur" que abordam um lado mais "real" e histórico se não estou enganado, ou "As Brumas de Avalon" com sua visão feminina da lenda. Existe também a famosa Le mort d'Arthur (espero ter escrito corretamente) de Sir Thomas Malory, mas tenho pouca informação sobre ela, e não sei se existe uma versão nacional.
Bem, é isso. Quem souber de livros que envolvam Arthur e quiser fazer uma resenha explicando como o tema é tratato na obra, irá me ajudar muito, e também a futuros usuários que tenham o mesmo desejo que eu.
Obrigado! :wink:
 
bom eu li "asbrumas de avalon"
exelente como mariom zimer escreve bem, a histria tem um ponto de vista femenino por ter personagens mulheres (morgana irma de artur, viviane tia e senhora do lago, e a mulher do rei),principalmente morgana e viviane que tentan de tudo salvar avalon das brumas, a historia daixa em segundo plano o artur mas o enredo é muito bom :D

com a base historica e uma dose de fantasia(que não passa do limite) se misturam para contar como artur virou rei por intervenção de avalon, lancelot e o triangulo amoroso com a mulher do rei, Guinevere, e a busca do gral!!!!!.

é um livro espetacular e o final é emocionante!!!!!!!!
 
Existe um outro livrinho chamado 'Avalon e o Graal'. Não é um "super" livro, mas tem informações bem complementares da história da busca, lidando com a questão dos arquétipos e tudo o mais.
 
Eu tou terminando de ler a Trilogia "As Crônicas de Artur"
Nossa eh fantastica!!! Mtu boa mesmo!!
Mas se vc procura tavola Redonda, Santo Graal, Cavaleiros e tal, então não aconselho pq Esse livro trata mais de Artur como homem, indivíduo e não akela fantasia td...
e bem eh um ótimo livro, mas saiba o q vc está procurandu!! =o] :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz:
 
Existe um outro livrinho chamado 'Avalon e o Graal'. Não é um "super" livro, mas tem informações bem complementares da história da busca, lidando com a questão dos arquétipos e tudo o mais.

Eu até cheguei a ler esse livro. Gostei. Mas sei que não dei a devida aternção que devertia ter dado... :roll:

Há tantas coisas sobre Arthur que as vezes eu até fico confusa...
Ontem mesmo, de manhã...
estava em casa esperando passar alguma coisa de interessante, aí começou liga da justiça... E uma história sobre Arthur! (que cá entre nós, estava cômica!)
Aí como na maioria das histórias, havia uma vilã que quase sempre é Morgana (e ainda não descobri o por que) que fazia altas feitiçarias e queria botar seu filho (Mordred) no trono de Camelot, que no caso, não existia mais.
De repente eles começaram a busca pela pedra filosofal que era o elemento chave da história. Aconteceram amsi algumas coisas e o episódio acabou.

Bom, falar da história de Arthir é difícil porque cada um conta uma coisa e cada pessoa crê em uma coisa.
Eu acho que nem preciso falar em qual história acredito né? hehehehehe
As Brumas de Avalon pode não ser um livro realista para alguns, mas pra mim é muito. Sei que Arthur nessa história está em segundo plano, mas a história é lindamente foda :grinlove:
 
Então sem dúvida o livro que tu procuras é o Le Morte d'Arthur, de Thomas Malory. Essa é considerada a versão "oficial" da lenda, sendo os livros que vieram depois desse inegavelmente influenciados por ele.

Até onde eu sei, a versão integral não existe em português, apenas em inglês.

Totalmente recomendado! :obiggraz:
 
Quando eu li As Brumas de Avalon pela primeira vez eu tinha uns 12 anos e gostei. Reli uns seis anos depois e achei bem fraquinho, de certa fora foi bem decepcionante pois era uma série que eu gostava.

Depois disso comprei um livro muito bom sobre o Rei Arthur: A Demanda do Santo Graal. A base desse livro foi um manuscrito do século XIII. O texto foi modernizado a partir de uma cópia do século XV. Infelizmente esse livro não é mais editado e quem quiser terá que procurar em sebos.

Outra boa obra sobre o assunto é a trilogia do Merlin de autoria da Mary Stewart: A Caverna de Cristal, As Colinas Ocas e O Último Encantamento.

Tem também uma série de T. H. White cujo primeiro volume é A Espada Na Pedra, mas eu ainda não li.
 
Anigel disse:
Outra boa obra sobre o assunto é a trilogia do Merlin de autoria da Mary Stewart: A Caverna de Cristal, As Colinas Ocas e O Último Encantamento.
Quase comprei um dos volumes da série da Mary Stewart uma vez, mas desisti. Anigel, o livro tem um foco mais centrado em quê/quem?
 
Essa trilogia da Mary Stewart conta a lenda de Arthur sobre o ponto de vista de Merlin. Na verdade, é basicamente uma trilogia de Merlin, mostrando desde sua infância, passando pelo seu aprendizado e pelo seu período como conselheiro de Arthur até o fim de sua vida.

Já li e é bem interessante.
 
O Merlin dessa trilogia puxa mais para o lado de mago mesmo, ou está mais para druida e tal? Como é a atmosfera? Mais fantasia?
 
Está mais para druida mesmo, com explicações mais plausíveis para as "magias". Isso de certo modo contribui para deixar o personagem mais verossímil.

A atmosfera é mista: histórica/fantástica/dramática.
 
Eu to lendo A Espada Na Pedra , ainda naum acabei, mas dá pra ver um pouco de tudo nele: As Brumas de Avalon ( eu jah li tb), o desenho da Disney tb foi inspirado nesse livro ( se bem que naum está a altura do texto, como todos as tentativas de tentar fazer uma coisa mais " visual" e colocando pro publico infantil), é engraçadinho, mas mais filosófico que de ação ( até agora)
 
Dizem que o Melhor livro sobre a lenda do rei artur é O ULTIMO E ETERNO REI de T.H. WHITE ,uma trilogia ,e que o primeiro volume se chama A ESPADA NA PEDRA,mais so que naum conhecço nada sobre ele...........quem saber ai por favor me de mais informações...............
valeu
 
A poucas semanas, eu vi em uma livraria o livro "Excalibur". Era o número 2, um livro bem grosso e com uma capa muito bonita. Eu queria ter comprado o tal livro, mas o preço não era lá muito amigável.
 
Excalibur é o terceiro livro das "Crônicas de Artur". Eu já li,é muito bom. não tive ainda a chance de ler outras obras sobre o Artur,mas me parece pelos comentários que essa é a mais próxima da realidade.

A Senhora de Avalon perguntou pq a morgana é sempre vilã.Bom,posso falar que no "Crônicas" ela não é, até pq o livro tem uma certa preocupação com o imaginário celta, e as mulheres não eram tão mal-vistas na cultura deles(pelo poquíssimo que sei).Mas acho que tenho uma resposta plausível para a sua pergunta. Os manuscritos da Idade Média que chegaram a nós foram escritos, em grande parte, por escritores clérigos. A Morgana, sendo bruxa pagã e não tendo casado, não teria como ser mocinha. O primeiro manuscrito sobre o Artur que chegou a nós é do século XII, e nessa época a mulher tinha que ser casada ou com Deus ou com Jesus. As mulheres que não fossem um dos dois era malvista. E ainda por cima era pagã, pecado mortal pra época. Espero que tenha te respondido.

Sobre o "A Morte do Artur", foi escrito no século XV. Não sei se tem em português não...
 
Ah, sim, faço história e acabei de fazer uma resenha sobre o filme "Excalibur". Se alguém quiser, manda uma MP pra mim. E mais informações históricas sobre o assunto tb, me interesso bastante sobre isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo