1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros que você não recomendaria!

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Ravanoc, 24 Nov 2008.

  1. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Certamente, todos aqui tem um ímpeto especial de ler em qualquer ocasião, e isso se dá por conta do SdA, D&D, Crônicas Dragonlance, Magic, e ínumeros outros utensílios, livros, jogos, que proporcionam diversão e literatura combinadas.

    Assim como existe um tópico destinado à recomendações, creio que também possa existir um de livros que talvez não sejam muito agradáveis de se ler, enjoados; e para isso valem opiniões subjetivas ou não!

    Aqui vai um que eu não gostei muito:


    • A Caverna dos Magos - Peter Haining
    Porque?

    O livro é uma compilação da magia, de magos e de mais outros artefatos que fazem a fantasia fluir.Não que isso seja ruim ou desmotivador, mas digo-o pelo fato de ser uma compilação, não algo escrito, como esperava.Tinha dez anos quando comprei o livro e quando fui ler não entendi absolutamente nada.Estudei mais profundamente e entendi o que realmente é uma compilação.Depois disso, vi que tratava de Merlin, Anglo-Saxões, Harry Potter e Gandalf.O livro me animou em uma dosagem, digamos, baixa, mas do mesmo jeito não é lá essas coisas.Custa caro; não tenho objeção alguma quanto à isso, mas o tempo perdido pode ser usado para outras coisas!Acho não muito interessante! :kiss:


    • Eragon - Cristopher Paolini
    Porque?

    Meio clichê!
    A questão já foi discutida no fórum, mas só gostaria de completar o post dizendo que ele se aproveitou do Silmarillion, Star Wars, e outras obras.Foi uma influência, sem dúvidas, mas acho que muito pesada!
     
  2. Daewen

    Daewen Elener

    Bom tópico Thatalas....

    Não recomendaria nenhum do Paulo Coelho, com exceção de O Alquimista. O resto é tudo igual msm. Aquém de ser considerado literatura pra mim.

    Aos mais impacientes, apesar de ser da minha terra, não recomendo José de Alencar. Detalhista por demais. Chega a cansar.

    Depois me recordo de outros...
     
  3. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Não gosto muito de literatura nacional.Prefiro estrangeira....
    Tolkien, Bernard Cornwell, todos são bons, ao passo que Coelho, Jô Soares e outros não são tão experientes!
    Mas obrigado!
     
  4. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Tambem não gosto de literatura nacional, tirando Angus que o escritor é brasileiro e eu curti muito esse livro, na verdade coleção.
    Eu não recomendo qualquer livro de escritores brasileiros, Jorge Amado, José de Alencar, etc.
    Não aguento a linguagem, não intendo nem o enredo das histórias de tão complexo.
    Fora que as histórias tambem não fazem meu tipo!
     
  5. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Aos que não recomendam livros da literatura nacional, eu sou levado a crer que vocês ainda não descobriram a verdadeira qualidade das obras da nossa terra. Mas geralmente é assim, quando se é mais novo. Com meus 14-15 anos eu não queria nem saber de Machado. Hoje em dia eu reconheço a genialidade dele e de muitos outros escritores brasileiros que antes não me interessavam.

    Claro, assim como na literatura estrangeira, também tem coisas ruins às vezes. Normal. Mas os clássicos não o são à toa.


    O que eu realmente não recomendo são os malditos livros de auto-ajuda.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Eu só recomendo esses se for para vocês escreverem, quem tiver interesse de fazer um desse faça, não precisa dizer nada que faça sentido e dá muito dinheiro. :lol:
    É só ter doutorado em psicologia e colocar uma foto bonitinha na parte de trás que você tem um Best-Seller de auto-ajuda.
    Tente usar títulos misteriosos como: "O Segredo" ou estranhos como: "O que eu aprendi com os gansos".

    :bamf:
     
  7. Nerdanel

    Nerdanel Usuário

    Não gostei de O Poeta e o Cavaleiro - Pedro Bandeira, O Rapaz que não era de Liverpool - Caio Riter, O Velho e o Mar - Ernest Hemingway, e da maioria doa livros que eu tive de ler pra escola. Mas esses eu achei muito ruins, chatos e monótonos. O Velho e o Mar não é exatamente ruim, eu só achei muito lento, sem imaginação e explicativo demais; muito detalhado.
     
  8. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Odeio literatura nacional -.-
     
  9. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Bom, falando de literatura portuguesa eu já não sei dizer muita coisa... :lol:

    Quem são os autores que vocês estudam na escola. Além de Camões imagino...
     
  10. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Camões só no 9º ano

    Estudamos Sophia de Mello Breyner

    Jorge Amado

    E até agora é tudo

    Mas pergunta pró torugo que ele já está no 11º ano
     
  11. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    bleeeeerg!
    adoro ler... adoro escrever! detesto a disciplina "Língua Portuguesa"... ODEIO!
    lol

    bem...
    lembro-me de estudar Gil Vicente, Eça de Queirós, Padre António Vieira, Fernando Pessoa...
    muitos poetas também!........

    é horrível!
    -.-

    ;D
     
  12. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Hoje em dia eu me arrependo de ter desprezado esses clássicos, com certeza hoje escreveria bem melhor.

    Quanto ao tópico um livro que me decepcionou muito foi Novelas Exemplares, de Cervantes. Depois de ler o imortal D. Quixote eu esperava coisa bem melhor desse livro. Portanto não recomendo
     
  13. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Iron Sunrise - Charless Stross
    Nunca vi algo pior.Não leiam.Os clichês somados à ficção científica não deram certo.Péssimo.

    Alguém já leu algo sobre Jô Soares?
    É um comediante brasileiro, cuja carreira literária não é lá essas coisas.Me disseram que é horrível, e com base nisso citei ele no post.Li alguns trechos e acho que ele seria melhor como comediante e comentarista do que certamente um escritor.
     
  14. Daewen

    Daewen Elener

    Bom do Jô Soares eu li o Xangô de Baker Street. E devo começar a ler o Homem que matou Getúlio Vargas. Se vc for muito fã de um Sherlock Holmes bem tradicional à inglesa, não recomendo, porque o Jô descaracteriza bastante o personagem, torná-lo mais 'brasileiro'.
    Até que gostei do que li de literatura portuguesa. Só peguei o Miguel Torga, Contos da Montanha. Não é lá uma maravilha de livro, mas interessante para gente ter uma idéia dos costumes e de uma parte da cultura portuguesa.

    Bom esse livro é meio paradão mesmo. Mas é um clássico do Ernest Hemingway, e se vc levar em conta que foi escrito em Cuba, nos anos de 1950....dá pra entender e ter que relevar muita coisa. A essência da história é a luta constante do homem contra a natureza, disputando sua sobrevivência, com destaque para a importância não só da experiência, mas também da sorte e da perseverança. O livro ainda qualificou o autor para o Prêmio Nobel de Literatura, dois anos depois da publicação...então deve ter lá sua qualidade.
    Além do que os clássicos, são quase sempre marcados pela densa descrição...só ver Júlio Verne, Alexandre Dummas....
     
  15. Fera

    Fera Sóbrio habitual

    Eu não recomendo, em hipótese alguma, Minha Formação, do Joaquim Nabuco.


    Simplesmente o livro mais monótono e sem graça que já li em toda minha vida. Precisei ler alguns anos atrás pro vestibular e até hoje não me esqueci do quanto esse maldito livro me foi indigesto.




    P.S - O velho e o mar é um livro fantástico! O meu livro favorito. Mas realmente pode parecer um tanto quanto parado pra quem não embarca na história. Dê uma segunda chance pra ele daqui a uns anos, não irá se arrepender.
     
  16. Amani

    Amani Usuário

    :clap: Era exatamente isto que eu ia dizer.

    Fernando Pessoa ROX.
    Ele é um gênio. Eu adoro. =]
     
  17. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Vocês estudam Jorge Amado em Portugal?
    Nossa, eu nunca estudei nada dele aqui no Brasil! :lol:

    Mas enfim, eu não recomendo Fortaleza Digital, do Dan Brown. Eita livro ruim!!!

    Um que me decepcionou bastante foi Drácula, do Bran Stoker, mas é esse é recomendável que se leia, para verem quão frouxo é o verdadeiro Drácula!
     
  18. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    No Brasil, ou pelo menos na minha escola, estuda-se, sim, Jorge Amado.Li a obra escrita por ele, entitulada Capitães da Areia, e ela certamente me agradou, mas em escala pequena.A narrativa se desenrola muito lentamente, e aliás, existem muitas frases repetidas, para enfatizar uma crítica social e o propósito e causas do que os protagonistas fazem.Além disso, o livro aparenta ser bom.Só acho que essas frases, repetidas três ou quatro vezes ao longo do livro, poderiam ser cortadas; bem como inúmeras palavras antigas, informais, que não são fiéis aos novos leitores ou simplesmente crianças pequenas.

    Livros nacionais ocasionalmente são ruins; poucos são ruins e, na maioria, clichê um do outro; com exceção dos grandes mestres.Fora isso, também existem aqueles livros de psicologia, Auto Ajuda, que já foram citados.Deus!Para que tanta enrolação?
    Basta ir à um médico ou praticar yoga!
     
  19. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Basta interpretar os bons livros de literatura verdadeira. Ajudam muito mais que auto-ajuda.

    Quem é que naõ aprende sobre a vida lendo Wilde ou Tolkien?
     
  20. servo de Eru

    servo de Eru Chuck Norris passa vergonha

    eu não recomendo Primo Basílio,até que o livro não é ruim mas é chato de se ler

    para todos que dizem que a literatura brasileira não presta,essas pessoas só podem estar loucas.a literatura brasileira pra mim só perde pela francesa,por exemplo,na literatura inglesa dos que eu li só é bom Tolkien,Oscar Wilde e Edgar Allan poe

    viu gente vocês devem valorizar a nossa literatura porque ela é muito boa
     

Compartilhar