• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros que marcaram a sua infância...

Éomer

Usuário
O tópico sobre o "Pequeno Príncipe" me deixou um pouco nostálgico e eu comecei a lembrar de alguns livros que li enquanto era criança. Afinal de contas eu creio quer é principalmente nesse momento da vida que se desenvolve o prazer e o gosto pela leitura. Então nós podemos usar esse tópico pra listar e, para quem quiser, também comentar os livros que nos marcaram a infância.


Eu vou começar com alguns:


O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Reinações de Narizinho: Monteiro Lobato

O Minotauro - Monteiro Lobato

Os Doze Trabalhos de Hércules - Monteiro Lobato

Poliana - Eleanor H. Porter

Um Bom Diabrete - Condessa de Segúr

As Aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain

Peter Pan - James Matthew Barrie

O Menino do Dedo Verde - Maurice Druon

A Ilha Perdida - Maria José Dupré

Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Pé-de-Pilão - Mário Quintana.

Alice no País das Maravilhas -Lewis Carrol

A Montanha Encantada - Maria José Dupré

Coração de Vidro - José Mauro de Vasconcelos
 
attachment.php

 

Anexos

  • img.jpg
    img.jpg
    23,8 KB · Visualizações: 516
o unico livro que li na infância foi A turma da rua quinze, acho que era um daqueles livros da coleção Vagalume, na verdade eu só comecei a gostar de ler depois que P.J apresentou-me o SDA no cinema, daí para frente não parei mais, hoje leio uns 2 livros ao mês.
 
Tenho uma espécie de trindade: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Musashi (Eiji Yoshikawa) e Senhor dos Anéis. Foram os três primeiros que li com meus dez, onze anos e ainda os visito até hoje.
 
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Reinações de Narizinho: Monteiro Lobato

Poliana - Eleanor H. Porter

Peter Pan - James Matthew Barrie

Alice no País das Maravilhas -Lewis Carrol

O Pequeno Príncipe dispensa comentários. A Literatura me cativou. E por mais que eu reclame, amo muito tudo isso.

Reinações de Narizinho é tão a história de Felicidade Clandestina, com a diferença de que a pessoa que tinha o livro e não me emprestava era uma prima. :tsc:

Eu releio Pollyanna, sempre. :oops: E quando estou muito mal, brinco de jogo do contente.

Devido ao meu idealismo, tenho um amigo que fala que eu vivo no País das Maravilhas.

Falar em livros que marcaram a minha infância... é falar sobre livros da Coleção Vagalume, gente. Muito, muito, muito legal.
 

Fantástico! Quem foi criança e não leu Pedro Bandeira tem childhood 98% completed.

Um que me marcou bastante foi

O_OUTRO_LADO_DA_ILHA_1231472266P.jpg


Li-o com 11 anos, no hospital, nos dois dias entre meu 'quebrar a perna' e a 'cirurgia para colocar um pino fixador'. Coincidentemente eu estava aprendendo sobre ecdise no colégio e fiquei vidrada na possibilidade de caranguejos gigantes.

Criar caranguejos gigantes era o meu 'plantar feijão no algodão'. :g:
 
Coração de Vidro - José Mauro de Vasconcelos

ownnnn Esse é o único livro no mundo que me deixa completamente mimimimimimi

01 - Coração de Vidro - José Mauro de Vasconcelos

02 - Sítio do Picapau Amarelo - Monteiro Lobato (eu nem separo, porque eu passei minha infancia lendo e relendo Sítio)

03 - A Viagem da Anjinha Teresinha - Ganymedes Jose

04 - Ana Selva - Virgínia Lefevre (tive de goolgar pra achar o nome da autora :roll:)

05 - O Menino do Dedo Verde - Maurice Druon (copiei o autor do post do Eómer mesmo :abraco:)

06 - Memórias de um Cabo de Vassoura - Orígenes Lessa

07 - Confissões de um Vira-Lata Autor - Orígenes Lessa

08 - Capitão Blood - Rafael Sabatini (tive que olhar na estante para ver o autor)

09 - Spartacus - Howard Fast (outra consulta à estante)

10 - O Homem que Calculava - Malba Tahan

11 - Para gostar de ler - crônicas de Fernando Sabino, Carlso Drummond de Andrade, Paulo mendes Campos e Rubem Braga.


Edit:

12 - O Príncipe Feliz e Outras Histórias - Oscar Wilde

13 - Heide - Virgínia Lefevre

14 - Papai Pernilongo - Virgínia Lefevre

15 - A Pequena Princesa - Frances H. Burnett

Deuses! Minha mãe tá certa. Eu passei MESMO minha infancia lendo. 8-O
 
Última edição:
Adorava

-"As Viagens de Gulliver",

e toda a coleção dos Karas:

-Droga da Obediência
-Pântano de sangue
-Anjo da Morte
-A Droga do amor
-Droga de Americana
 
Alguns:

-Os livros da série Nárnia e outros do Lewis como "Longe do Planeta Silencioso"
-Livros da Marion Zimmer Bradley
-Livros do Stephen King
-Os livros que deram origem ao filme Jurassic Park e Epidemia (Acho que é o Michael Crichton)
-Coleção "Para se Gostar de Ler"
-Coleção "Vagalume"
-Coleção 7 faces (7 faces do terror, da paranormalidade, etc...)
-Livros do Ziraldo
-Livros de autores ganhadores do Jabuti
-Livros de Isaac Asimov e Athur C. Clarke
 
Meu Top 5 na infância até + ou - os 10 anos:

A Guerra das Formigas - José Maviel Monteiro

As Aventuras do Avião Vermelho - Érico Veríssimo

Detetives por Acaso - Carlos de Marigny

A história do Galo Marquês - Ganymedes José

A revolução dos Bichos - George Orwell
 
Dois marcaram minha infância, em duas épocas:

O Menino Maluquinho marcou a "primeira" infância, com seu texto simples, curto e com a inocência infantil.

E, curiosamente, outro que marcou foi O Xangô de Baker Street, do Jô Soares. Jogar Sherlock Holmes e James Watson no Brasil, envolvendo cachaça, feijoada, pais-de-santo (e a invenção da caipirinha) foi foda.
 
Esse eu li muito, assim como A Vida do Elefante Basílio e as Aventuras de Tibicuera . Érico Veríssimo era um baita escritor de livros infantis.

Aqui no Literatura, você sempre vai me ver falando muito de Érico Veríssimo, porque é o autor que eu acompanho seus livros há mais tempo em minha vida.
 
Pessoas, talvez fosse legal se vocês falassem um pouco sobre os livros, dissessem o porquê de eles terem marcado a infância de vocês. Não se neguem a oportunidade de serem narradores, e não nos neguem a oportunidade de compartilhar da experiência de vocês. Sigamos o conselho de Walter Benjamin e contemos histórias (ou estórias, conforme Rosa), porque contar histórias sempre foi a arte de contá-las de novo, e ela se perde quando as histórias não são mais conservadas.

Eu estive pensando, forcei a memória e voltei aos meus sete/oito anos, e consegui me lembrar de uma série que fez parte do meu processo de iniciação no mundo dos livros, até: Bruxa Onilda :oops: : Bruxa Onilda vai à Paris, Bruxa Onilda vai à Veneza, O casamento da Bruxa Onilda, etc. Eu ficava louca que chegasse a hora do recreio (intervalo, whatever), para ler os livros da Bruxinha (hora da verdade: Harry Potter, você não foi o primeiro. Durma com esse barulho. :lol: ).

Lembrei, também, de Ana e Pedro - Cartas, de Vivina de Assis. Foi um livro que eu amei, mas NUNCA MAIS (OMG! acabei de olhar para a janela, para me certificar de que não tem um corvo lá! ) encontrei. E faz tanto tempo que li, que não consigo me lembrar dos detalhes. Tenho algumas lembranças soltas, como o fato de que o protagonista era mineiro, morava em BH e torcia pelo Galo (tinha bom gosto, esse garoto!) e a protagonista morava em São Paulo. E eu não sei se ela torcia por algum time, e não lembro mais nada sobre ela. Nem sobre a história, a não ser o fato (evidente no título) de que eles trocavam cartas.

E os livros de Marcos Rey, gente? Nossa, leituras inesquecíveis: "O rapto do garoto de ouro", "Um cadaver ouve rádio", "Um rosto no Computador", "O mistério do Cinco Estrelas", etc.
 
Aqui no Literatura, você sempre vai me ver falando muito de Érico Veríssimo, porque é o autor que eu acompanho seus livros há mais tempo em minha vida.

Érico Verríssimo marcou foi minha adolescencia quando eu descobri os livros do meu pai e achei O Tempo e o Vento :grinlove:

Outro dia eu estava ouvindo meu filho rindo sozinho com Um Certo Capitão Rodrigo

Quando criança, do Veríssimo, eu só li Aventuras de Tibicuera que tem uma cena final linda.
 
A primeira vez que tive contato sério com livros foi na escola, na 6ª série: a professora nos fez revezar para lermos alguns dos livros de Monteiro Lobato. Meu primeiro livro foi O Saci. Daí pra frente, pirei!

Nesse livro, é contada as peripécias de Saci-Pererê: como Pedrinho o capturou, as verdades e meitras envolvendo sua lenda. Um livro bem folclórico.

Acho importante que crianças tenham contato com livros desde cedo; mais importante ainda: que todas possam ter acesso à livros.
 

Anexos

  • saci.jpg
    saci.jpg
    80,2 KB · Visualizações: 15
Alguém, aqui, foi alfabetizado com "O barquinho amarelo"? E com o "História de amor"? Ah! Eu adorava quando os professores mandavam a gente criar um texto para as imagens. Saia cada comentário divertido sobre os lápis. Criança é o que há de melhor em todo o mundo.
 
Alguém, aqui, foi alfabetizado com "O barquinho amarelo"? E com o "História de amor"? Ah! Eu adorava quando os professores mandavam a gente criar um texto para as imagens. Saia cada comentário divertido sobre os lápis. Criança é o que há de melhor em todo o mundo.

Eu fui com a "Cartilha Caminho Suave" que através de várias figuras e desenhos era excelente para aprender a formação das sílabas, palavras e frases. É um livro pré-escolar que sinto falta demais não ter guardado.

Quando vou a um sebo sempre alimento a esperança de um dia reencontrar os livros que usei nos primeiros anos de escola. Infelizmente perdi mais de 90% que eu tinha e muitos deixaram uma enorme saudade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo