• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros que marcaram a sua infância...

Antes de qualquer outro, tenho que citar Harry Potter e a pedra filosofal. Foi o primeiro livro que li (quando tinha 9 anos). Assim começou minha paixão por leitura e meu mau humor para criticar filmes baseados em livros.
Entre meus 9 e 12 anos, devo ter lido toda a parte infanto-juvenil da biblioteca da minha cidade. Lembro dos livros da coleção vagalume, a para gostar de ler, vários livros sobre lendas/mitologia, etc.

Mas os que m marcaram mesmo foram:
Harry Potter
Sítio do Pica-pau Amarelo
Robson Crusoé
As Aventuras de Tom Sawyer
O Principe e o Mendigo
As Crônicas de Narnia
Pequeno Principe
O mágico de Oz
E os quadrinos do Asterix e Obelix :D
 
O primeiro livro que li e até hoje me lembro foi o: "Fita Verde No Cabelo", e o que mais me marcou na infância foram "As Crônicas de Narnia".
 
Eu não tive infância, só li o Pequeno príncipe recentemente...

Mas acho que o que mais marcou foi As aventuras de Tom Sawyer, que foi meio pesado pra mim. Mas teve também o David Copperfield, do Dickens, acho até que comecei a ficar muito sentimental por causa desse livro.
 
A Bela Adormecida
Veludinho
Memorias de um Cabo de vassoura, Confissões de um Vira-latas
O Genio do Crime
Reforma da Natureza
 
Quando era criança, gostava muito de contos.
Ainda tenho um livro que se chama: "Um Tesouro de Contos de Fadas", que eu lia vorazmente, quas todos os dias.

Outro, foi um dos primeiros livros sem imagens que eu li, chamado:
"No Limiar das Colinas Sombrias - A Terra de Ellyon"

"Lá no Auto das Nuvens"
"A Terra do Nunca e O Segredo das Fadas"
"Os Três Mosqueteiros" (eu nunca li, mas lembro de ver meu pai ler e querer entender porque parecia tão divertido)
 
Clarissa de Érico Verissimo foi o livro que me deu BAITA orgulho do meu nome em 2000! Marcou minha infancia e foi o primeiro livro 'grande' que eu li!
 
Um Monstro No Armário - Carmen Vásquez
Os Assasinatos da Rua Morgue - Edgar Allan Poe
Ventania O Potro Selvagem - Jair Vitória
As Minas do Rei Salomão - Henry Rider Haggard
Vinte Mil Léguas Submarinas - Julio Verne
Volta ao Mundo em 80 Dias - Julio Verne
Viagem ao Centro da Terra - Julio Verne
A Ilha Misteriosa - Julio Verne
Já estava esquecendo de Robinson Crusoé - Daniel Defoe

Os dois primeiros livros foram os responsáveis pela minha paixão pela leitura.
 
Última edição:
Eu tive uma professora (de Didática) na faculdade que disse que quando começou a dar aulas, ela alfabetizava pelo método da cartilha. Eu nunca tinha conhecido alguém que tivesse sido alfabetizado por esse método.

ô loco! 8-O

Eu fui... e com muito orgulho!

Quando eu tinha 4 anos proximo de completar 5 e minha mãe ficou alguns meses desempregada ela pegava a cartilha dela e já me ensinava.

Quando fui pra pré-escola a maioria das aulas ficaram tediosas pra mim, pois eu já estava bem adiantado em relação aos demais alunos, sempre terminando primeiro.

Realmente ela funciona! :)

Praticamente a minha história... :lol:
No meu caso, nenhum dos 2 ficaram desempregados. Eu que enchi o saco dos meus pais, até meu pai ficar com dó de mim - me vendo rabiscando coisas a esmo na losinha - e começar a me ensinar as letras.
Minha mãe criava joguinhos com imagens, palavras e números em cadernos que ela mesma criava. E comprou uma cartilha de alfabetização que deve estar aqui em casa até hoje, em algum lugar.

Depois quando fui pra escolinha, mandaram comprar outra cartilha. Eu também achava as aulas um tédio só.

Eu não consigo estudar literatura. Mineiramente eu viajo nas históiras e esqueço da parte técnica.

IDEM! :hihihi:

____________________________​

Quando minha mãe era solteira ela comprava muitos livros... muitos mesmo!
Mas quando eu era criança, a grana só dava pras contas... então na primeira infância mesmo praticamente não tive livros.
Eu tinha - ou melhor, tenho - essa coleção da Disney que, na época, tinha todas as histórias da Disney já lançadas [claro que hoje estaria super defasado!]. Não só as que saíram em desenho, mas as de filmes e até séries [como Zorro, com Guy Willians, que eu só veria aos 12 anos quando a Record reprisou].

attachment.php

Minha mãe comprou essa coleção quando engravidou e eram essas as histórias que ela lia pra mim antes de dormir. Quando eu enjoava [mesmo sendo umas 100 histórias nos 4 livros... eu já conhecia todas], ela inventava histórias pra mim de cabeça mesmo.
Eu passava horas e horas folheando esses livros, mesmo quando ainda não sabia ler. E na época, não tínhamos vídeo cassete, então foi mesmo meu primeiro contato com a Disney.
Tinha:

  • A Bela Adormecida
  • Cinderela
  • Branca de Neve e os Sete Anões
  • Mary Poppins
  • Pedro e o Lobo
  • Zorro
  • Dumbo
  • Peter Pan
  • Pollyana
  • A Espada Era a Lei

etc... etc...

Quando eu era um pouco maior e já lia, minha avó era revendedora do Círculo do Livro. Toda vez que ia na casa dela ficava folheando as revistas, 'namorando os livros' e contando todos os que eu queria comprar [mas não dava...]. No topo da minha lista sempre estava a coleção de Monteiro Lobato, que era caríssima.
Então um dia ela resolveu me comprar um de presente e eu escolhi um desenho da Disney que não tinha na antiga coleção: A Pequena Sereia. Um livro grande, todo ilustrado igual ao filme, em capa dura. Nossa, eu não cabia em mim quando chegou... [também tenho até hoje].

Depois eu li todos do Sítio do Pica-Pau Amarelo emprestados da filha de uma amiga da minha mãe. Só tive oportunidade de ler essa vez, até hoje.

Quando entrei na 3ª série na escola particular [9 anos], aí sim começaram a pedir os livros infanto-juvenis ao estilo da coleção vaga-lume. Praticamente fiquei com uma coleção em casa, afinal era 1 por bimestre [e felizmente, estes eram baratinhos!]. Nem todos eu gostei e por isso nessa época peguei um pouco de birra de leitura - quando era obrigada a ler um que não gostava!

De todos, o que mais marcou, foi Viagem ao Reino das Sombras.

Este me introduziu na Mitologia Grega. Depois procurei todos os outros livros desta coleção pra conhecer o resto das histórias gregas e me apaixonei perdidamente pela Grécia. [falando nisso, preciso apertar alguém pra me devolver ele! :think:]

attachment.php

Destes livros que fui obrigada a ler, os que me marcaram porque gostei foram:

  • A Parábola do Planeta Azul I e II - Fernando Carraro [acho que esses seriam interessantes pro Paganus, sem zueira]
  • O Mistério do Esqueleto - Renata Pallottini
  • Quem Tem Medo Fica de Fora - Stella Carr
  • Um Leão em Família - Luiz Puntel
  • O Menino Narigudo - Walcyr Carrasco [sim, o autor de novelas. Era escritor infantil nessa época e cheguei a conhecê-lo na feira do livro da escola. O legal é que esse livro é baseado na peça Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand]
  • Resgate no Tempo - Silvia Cintra Franco
  • Terceiro Tempo de Jogo - Roberto Gomes
  • Essa Vida Sem Fantasmas Não Tem Graça - Laís Carr Ribeiro
  • A Grande Decisão - Álvaro Cardoso Gomes
  • A Ilha Perdida - Maria José Dupré [que eu não sei porque não consigo encontrar. Acho que está com a minha mãe.]
  • O Crime Atrás da Porta - Ganymedes Jose [o livro mais bizarro que já li. Pena que o doei, pq na época não gostei muito]
  • Frio Como Pedra - Robert Swindells [emprestei pra prima - junto com outro que esqueci o nome - que nunca mais devolveu]

Legal que esse tópico me fez pegá-los de novo lá na estante mais alta, longe dos meus amados livros de fantasia atuais, que ficam embaixo e bem próximos para consulta. Acho que vou aproveitar e reler alguns.

Os que eu não gostei eu doei... melhor do que ficar pegando poeira em casa. Alguma outra pessoa pode gostar. Sobraram só uns 3 aqui que não gostei na época, mas guardei pra reler um dia.

Foi também nessa época que li o único livro de Machado de Assis até hoje e gostei. Dom Casmurro. Lembro bem da furiosa discussão na sala sobre o final :lol: Apesar da inocência dos 14 anos, eu nunca mudei de idéia :mrgreen:
Na mesma época a Prof. pediu O Guarani - José de Alencar, que detestei na primeira leitura obrigatória e amei relendo anos depois [quando tinha re-adquirido o hábito de ler por prazer].

Minha mãe tem Tom Sawyer e eu sempre quis ler... mas não sei porque, nunca consigo passar das primeiras páginas.

Não podia ter esquecido também do Meu Livro de Histórias Bíblicas, que a minha avó [Testemunha de Jeová] me deu quando entrei na catequese. Ele é ótimo pra ensinar as principais histórias para crianças e as ilustrações dos TJs costumam ser muito lindas!!!
Foi importante - e ainda é - porque eu tenho tremenda preguiça de ler a Bíblia inteira XD
Mas foi através desse livro que eu conheci as histórias. Eu li ele rapidinho.
 

Anexos

  • Coleção Disney.jpg
    Coleção Disney.jpg
    301,2 KB · Visualizações: 333
  • 63366_52536_159.jpg
    63366_52536_159.jpg
    17,5 KB · Visualizações: 316
Última edição:
Um livro que marcou minha infância foi Doze Horas de Terror, simplesmente porque foi o primeiro livro que li e que me fez ter interesse pela literatura. Até hoje me lembro de vários detalhes da história :D
 
Eu li O Pequeno Príncipe quando tinha 9 anos...depois, li quando tinha 13 e depois quando tinha 18. Cade vez que li, foi diferente...rsrsrs, quando o li pela primeira vez, achei que o principezinho realmente tinha voltado para o planeta dele. Só depois de um pouco mais madura, quando o li novamente, entendi o final. Esse foi um livro que me marcou, todas as vezes que o li. Depois veio a saga do Harry Potter, que comecei a ler com 11 anos e acompanhou minha adolescência.
 
Foi muito bom vocês terem revivido (e principalmente criado!) este tópico! Já tinha esquecido de tanta coisa. Como sou preguiçoso vou colar aqui um e-mail que acabei de enviar para uma amiga em vez de escrever uma resposta apropriada: :P

"Luy!

Você se lembra bem dos livros que leu antes de entrar no CTU? eu vi por acaso um tópico lá na Valinor (fórum do Tolkien) sobre livros que marcaram sua infância, e mesmo que nenhum livro tenha marcado a minha infância, revi lá os karas, a série vaga-lume, o escaravelho do diabo, E, principalmente, um livro que eu tinha esquecido completamente, e que na verdade eu tinha lido até mais de uma vez! o menino do dedo verde!
Aí eu fiquei curioso, pq hoje me lembrei de outro livro que li nessa época (que época? nem lembro mais quando foi), mas que não lembro o nome, e to tentando lembrar de outro há anos, será que você conhece algum deles?

Um desses livros eu não lembro quase nada, tirando que uma irmã de alguém que adorava subir numa árvore e se pendurar de cabeça pra baixo uma vez caiu... Acho que era uma casa misteriosa de um vizinho, ou do lado, ou no final da rua. E tinha algum mistério com essa casa e não lembro mais nada no momento. Acho que a garota tinha morrido. Sei lá.

O outro livro que tento lembrar o nome há anos, era um de terror, capa roxa com um raio caindo, algo assim... Um grupo de amigos ficava preso numa casa, mansão ou cabana, se não me engano por causa de uma tempestade lá fora, e começam a contar histórias de fantasmas, porque alguém no grupo era um cético, e queriam converter ele. Era uma excursão ou viagem, não lembro se escalavam algo ou andavam no mato ou sei lá. Numa das histórias contadas tinha um Jorge. Eu sei que no final, a última história é a do próprio cético, que morreu no dia anterior e ficou ali assombrando os amigos sem saber. Plot twist! Ele tinha uma namorada que chorava. Tudo muito vago na minha memória.

Algum dos dois soa familiar?

E outra coisa: nosso rendezvous terça com o Denes e a violinista está confirmado?

Um abraço!"

Considerem este post uma pequena obra de literatura epistolar. xD
 
O+Tr%u002525C3%25B3pico+Capa+verde.jpgenciclopedia-tropico-vol-3.jpg

Enciclopédia Tropico
Antes da internet ficar popular esses livros eram considerados importante fonte de informações, eu passava horas lendo sobre coisas como "A história da bicicleta" ou sobre tigres ou a fauna marinha. Era muito legal e curioso, principalmente pelas figuras que acompanhavam o texto, todas desenhadas, ao invés de fotografias.

tesouro.jpg

Um tesouro de contos de Fadas
Acho que reli esse livro mais de 10 vezes quando era criança, as ilustrações pegam páginas inteiras e são lindas. Minhas estórias preferidas eram "Rumpelstinkin", "O pássaro de fogo" e o "Gato de Botas".

42713_4.jpg

O Menino de Asas
Avaliando hoje o livro considero o enredo fraco, mas quando era criança fiquei semanas pensando nos personagens da estória, talvez porque a ideia de voar sempre me tenha fascinado.

Livro+-+Harry+Potter+e+a+pedra+filosofal.jpg

Harry Potter e a Pedra Filosofal
Foi esse livro que produziu a centelha que iniciou minha paixão pela leitura, devo ter lido quando tinha 10 anos.
 
Nossa.
Cresci ouvindo meu pai ler as histórias de "Um tesouro de contos de Fadas". É ótimo! E sinceramente, não muito infantil, tenho o livrão ainda e vez por outra pego ele pra matar a saudade de umas histórias.
 
Álvaro Cardoso Gomes foi o autor da minha infância, com A Hora do Amor, A Hora da Luta, O Diário de Lúcia Helena, A História Final, Amor e Cuba-Libre

Meu sonho era ir pra Americana - SP, conhecer os lugares que ele fala nos livros...
 
A Ilha Perdida - Maria José Dupré

Caramba, foi o primeiro livro que eu li que não tivesse mais imagens do que letras. Demorei uma eternidade para ler, tinha 7 anos, achava o livro enooooorme kk Minha mãe me deu porque foi o primeiro livro assim que ela tinha lido também. Nostalgia geral agora...
 
A Droga do Amor - Pedro Bandeira
Harry Potter (toda coleção) - J.K. Rowling
O Segredo da Plataforma 13 - Eva Ibbotson
Korian na Terra do Engano - Thales Guaracy


Tem vários outros mas são meio desconhecidos e eu não lembro os nomes =/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo