the-hobbit
Restar é Igual a Um
Galileu Leu, kkkkkkk
Lia Todos Dia manolada,
Lia Todos Dia manolada,
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Eu tive uma professora (de Didática) na faculdade que disse que quando começou a dar aulas, ela alfabetizava pelo método da cartilha. Eu nunca tinha conhecido alguém que tivesse sido alfabetizado por esse método.Eu fui com a "Cartilha Caminho Suave" que através de várias figuras e desenhos era excelente para aprender a formação das sílabas, palavras e frases. É um livro pré-escolar que sinto falta demais não ter guardado.
Quando vou a um sebo sempre alimento a esperança de um dia reencontrar os livros que usei nos primeiros anos de escola. Infelizmente perdi mais de 90% que eu tinha e muitos deixaram uma enorme saudade.
E eu ainda não tinha citado um livro clássico: Flicts, do Ziraldo. Um livro que transcende a sua classificação, e lida com coisas tão humanas... tão presentes... não é como se eu tivesse percebido, quando criança, um tom crítico para com a Ditadura Militar em frases como "foi procurar um trabalho pra fazer a salvação no trabalho". Mas eu percebi, embora não soubesse conceituar, a representação alegórica para a exclusão. E eu ficava tão triste quando terminava o livro. O final passa uma ideia de 'redenção', por Flicts ter se encontrado. Mas uma coisa ficava martelando na minha cabeça: será que ele tinha sido, mesmo, incluído? A lua é considerada solitária e só quem consegue perceber que ela é flicts é quem se aproxima dela, os astronautas. Eu ficava louca que chegasse a noite, para eu poder olhar para a lua e dizer "sei que você é flicts, mesmo que meus olhos digam que não".
Eu tive uma professora (de Didática) na faculdade que disse que quando começou a dar aulas, ela alfabetizava pelo método da cartilha. Eu nunca tinha conhecido alguém que tivesse sido alfabetizado por esse método.
Ficts é tão duramente sutil...Eu li Flicts com uns 20 anos. Eu fazia teatro e o grupo era bem próximo do povo de uma academia de dança, e eles fizeram uma balé com Flicts. Eu gsoto muito das coisas do Ziraldo, mas de todas, a que eu mais gosto, é justamente Flicts.
Enfim, um exemplo (dois, na verdade).O que acho incrível nela é ser simples, mas extemamente objetiva e talvez nisso está a grande eficiência dela. E foi a mesma cartilha pela qual minha mãe foi alfabetizada também. Achei uma imagem dela na Internet.
![]()
Quando eu tinha 4 anos proximo de completar 5 e minha mãe ficou alguns meses desempregada ela pegava a cartilha dela e já me ensinava.
Quando fui pra pré-escola a maioria das aulas ficaram tediosas pra mim, pois eu já estava bem adiantado em relação aos demais alunos, sempre terminando primeiro.
Realmente ela funciona!![]()