Kirk00x
Kirk
A ordem de "data dos livros" é essa, e a leitura pode ser assim conforme a data, porém eu aconselho a começarem pelos livros mais fáceis para depois ir ficando mais difícil a leitura. a ordem que aconselho : O Hobbit, O Senhor dos Anéis - Trilogia, O Silmarillion. Quanto aos outros livros, podem ler da ordem que desejarem, mas aconselho a ler Contos Inacabados logo após ler O Silmarillion, pois ele responde muitas coisas que em O Silmarillion ficam sem respostas.
O Silmarillion
O Hobbit
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Contos Inacabados
Cartas de Tolkien
Atlas da Terra Média
Curso Quenya (Dispensável, porém legal para quem quer um dia saber o "impossível da obra")
Os Filhos de Húrin (Versão Portuguesa de Portugal)
As Aventuras de Tom Bombadill (é bom para entender mais sobre esse personagem tão misterioso)
Obras em inglês: The History of Middle-earth. São 12 volumes, nenhum deles traduzido para o português. São obras bem específicas, pra quem quer mesmo saber detalhes das obras, a evolução das ideias de Tolkien. Os doze volumes são:
I - The Book of Lost Tales, Part One
II - The Book of Lost Tales, Part Two
III - The Lays of Beleriand
IV - The Shaping of Middle-earth
V - The Lost Road and Other Writings
VI - The Return of the Shadow
VII - The Treason of Isengard
VIII - The War of the Ring
IX - Sauron Defeated
X - Morgoth's Ring
XI - The War of the Jewels
XII - The Peoples of Middle-earth
Créditos: Meneldur
Essa é a ordem de leitura
O tópico foi feito por uma dúvida minha sobre quais ler, e como já foi respondida, editei esse tópico para que possa ser útil para outras pessoas que tem ou tiveram a mesma dúvida que eu.
Obrigado!
O Silmarillion
O Hobbit
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Contos Inacabados
Cartas de Tolkien
Atlas da Terra Média
Curso Quenya (Dispensável, porém legal para quem quer um dia saber o "impossível da obra")
Os Filhos de Húrin (Versão Portuguesa de Portugal)
As Aventuras de Tom Bombadill (é bom para entender mais sobre esse personagem tão misterioso)
Obras em inglês: The History of Middle-earth. São 12 volumes, nenhum deles traduzido para o português. São obras bem específicas, pra quem quer mesmo saber detalhes das obras, a evolução das ideias de Tolkien. Os doze volumes são:
I - The Book of Lost Tales, Part One
II - The Book of Lost Tales, Part Two
III - The Lays of Beleriand
IV - The Shaping of Middle-earth
V - The Lost Road and Other Writings
VI - The Return of the Shadow
VII - The Treason of Isengard
VIII - The War of the Ring
IX - Sauron Defeated
X - Morgoth's Ring
XI - The War of the Jewels
XII - The Peoples of Middle-earth
Créditos: Meneldur
Essa é a ordem de leitura
O tópico foi feito por uma dúvida minha sobre quais ler, e como já foi respondida, editei esse tópico para que possa ser útil para outras pessoas que tem ou tiveram a mesma dúvida que eu.
Obrigado!
Última edição: