1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros para saber 100% da obra, quais ler ?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Kirk00x, 8 Set 2009.

1. Kirk00x

Kirk00x Kirk

A ordem de "data dos livros" é essa, e a leitura pode ser assim conforme a data, porém eu aconselho a começarem pelos livros mais fáceis para depois ir ficando mais difícil a leitura. a ordem que aconselho : O Hobbit, O Senhor dos Anéis - Trilogia, O Silmarillion. Quanto aos outros livros, podem ler da ordem que desejarem, mas aconselho a ler Contos Inacabados logo após ler O Silmarillion, pois ele responde muitas coisas que em O Silmarillion ficam sem respostas.

O Silmarillion
    O Hobbit
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    Contos Inacabados
    Cartas de Tolkien
    Atlas da Terra Média
    Curso Quenya (Dispensável, porém legal para quem quer um dia saber o "impossível da obra")
    Os Filhos de Húrin (Versão Portuguesa de Portugal)
    As Aventuras de Tom Bombadill (é bom para entender mais sobre esse personagem tão misterioso)

Obras em inglês: The History of Middle-earth. São 12 volumes, nenhum deles traduzido para o português. São obras bem específicas, pra quem quer mesmo saber detalhes das obras, a evolução das ideias de Tolkien. Os doze volumes são:
    I - The Book of Lost Tales, Part One
    II - The Book of Lost Tales, Part Two
    III - The Lays of Beleriand
    IV - The Shaping of Middle-earth
    V - The Lost Road and Other Writings
    VI - The Return of the Shadow
    VII - The Treason of Isengard
    VIII - The War of the Ring
    IX - Sauron Defeated
    X - Morgoth's Ring
    XI - The War of the Jewels
    XII - The Peoples of Middle-earth
    Créditos: Meneldur

Essa é a ordem de leitura
    O tópico foi feito por uma dúvida minha sobre quais ler, e como já foi respondida, editei esse tópico para que possa ser útil para outras pessoas que tem ou tiveram a mesma dúvida que eu.

Obrigado!

Última edição: 14 Ago 2014
  2. Tarik Khalil

Tarik Khalil Usuário

Saber tudo é muita pretensão :lol:

Mas então, a ordem mais apropriada de leitura seria: O Hobbit, Senhor dos Anéis, O Silmarillion então os Contos Inacabados, e é praticamente assim que você vai mais longe com o Legendarium em português.
    Ainda existem é claro, os livros metalinguisticos e de suporte que podem colaborar ou não com sua leitura, Cartas de Tolkien por exemplo, é um livro que considero que colabora bastante.
    Bom, ainda existem as obras não publicadas em português, dentre as quais se destacam os 12 volumes do HoME, Os Filhos de Húrin ( acho que é possível encontrar uma versão portuguesa ) e A História do Hobbit, dentre outros em sua maioria pouco importantes.
    Existe também a obra do professor além de do Legendarium, que não deve ser neglingeciada, então entramos com Mestre Gil de Ham, Roverandom e outros, fora seus trabalhos acadêmicos e tudo mais... :lol:

Arrume uma cadeira confortável se pretende seguir em frente. :lol:

3. Sir Mordrain

Sir Mordrain (Sããr Mórrdæïn)

É, conforme o Tarik disse mesmo.

Cronologicamente o Silmarillion seria o primeiro, depois viriam o Hobbit e SdA.
    Mas é altamente recomendável que não se comece por ele. Primeiramente, porque as estórias vão parecer todas "soltas" umas das outras. Segundo, porque não é um livro que te introduz no "legendarium"; é um livro para quem já está familiarizado com todo o contexto.

4. Meglin Celebrandir

Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

Vejo que você é novo (muito novo) por aqui... Talvez precise de um Saitor para te ajudar. Talvez seu tópico não deveria nem mesmo ter sido postado no Diga Amigo e Entre.

Bem, eu tinha a mesma dúvida e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Como já disse o Tarik, saber 100% da obra é praticamente impossível pois isso envolveria inclusive as línguas e as formas de escrita.

Mas no tópico que lhe indiquei, muita gente, assim como o Tarik, recomendam o Contos Inacabados e, depois, As Cartas de Tolkien.

É isso!

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Kirk00x

Kirk00x Kirk

já li O Hobbit e Senhor dos Anéis

vlw :)

essa curso de Quenya é necessário ?

sobre oq fala ? o_O"

e o Atlas da terra média, onde posso achar para comprar ?

Última edição: 9 Set 2009
  6. Sir Mordrain

O curso de Quenya é um livro-curso para aprender-se a "falar" Quenya, a língua dos Alto-Elfos.
    Totalmente dispensável, mas aboslutamente incrível.

7. Kirk00x

Kirk00x Kirk

ah ta

imaginava isso mesmo

já vou providenciar o Atlas da T-M
    Os Filhos de Hurin (que ta difíciu achar em português)
    Contos Inacabados e Cartas de Tolkien :D

vlw galera ! ! !

8. Mornenion

Mornenion Quem dissse que sou um

Portugues só tem europeu viu..naum existe ainda PT-BR...
    =]

• Gostei! Gostei! x 1
  9. _ Sauron _

_ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

O Atlas da Terra-Média é realmente muito bom. Eu já li também um livro que tem muitas comparações das obras de Tolkien com outras coisas, chamado "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis". Chegou a ser interessante.

• Gostei! Gostei! x 1
  10. Tarik Khalil

Tarik Khalil Usuário

Sauron, eu sinceramente acho que essa "literatura metalínguistica" como disse anteriormente, é muito limitada e totalmente dispensavel, li alguns livros, e não aproveitei nada de notável deles, mas talvez existam sim alguns que valham a pena, estou querendo ler o do Ives Gandra para ter uma ideia se esse tipo de leitura realmente merece atenção.

O curso de Quenya é algo EXTREMAMENTE avançado, na minha opinião, apenas para aqueles que leram tudo/praticamente tudo e simplesmente amam a obra. E mesmo assim, só para os com a resignação necessária para a árdua tarefa de aprender a língua.

• Gostei! Gostei! x 1
  11. Kirk00x

Kirk00x Kirk

Entendi, como já dito, já providenciei os livros e agradeço a ajuda de todos.
    Obrigado!

12. _ Sauron _

Mas tu não viu o que o garoto quer? 100% da obra!!! Se ele quisesse um pouco mais da obra, aí sim. Mas o Atlas da TM é realmente bom, Tarik. O outro não, mais mostra um ponto de vista diferente...

Os preços do submarino estão cabulosamentebaratos! Já baixaram pra 39,90 a coleção Tolkien! :joinha:

• Gostei! Gostei! x 1
  13. Kirk00x

Kirk00x Kirk

Ah eu já tenho os livros do submarino e os que eu tinha antes. Quando me referi a 100% da obra quis dizer que eu queria todos os livros, pois sei que é praticamente impossível saber tudo sobre J.R.R Tolkien, queria saber quais são todas as obras de Tolkien que possa me ajudar a saber quase tudo :lol:

Só para saber se estou certo

O Silmarillion
    O Hobbit
    Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Senhor dos Anéis - As duas torres
    Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    Contos Inacabados
    Cartas de Tolkien
    Curto Quenya
    Atlas da Terra Média
    Os Filhos de Hurin

Tem mais algum livro que é necessário ler ?

14. _ Sauron _

Desses daí eu li todos menos o curso de quenya. Não acho que tenha mais nenhum livro que seja necessário ler, mas acho que rola reler os mais importantes!:joinha:

• Gostei! Gostei! x 1
  15. arthurreis

arthurreis Disse "Aiya" para o

Kirk, esse curso de Quenya está disponível gratuito e em português para download no site
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , onde é possível também encontrar um pouco sobre o Sindarin e demais linguas do legendarium.

• Gostei! Gostei! x 1
  16. Kirk00x

Kirk00x Kirk

Ah eu ja li os que eu tenho em casa e começarei logo a reler, pois na primeira vez perdi muita coisa, e li mais para entender um pouco e ler O Silmarillion, digamos que agora começarei prestar mais atenção em detalhes, e providenciei já Os Contos Inacabados e Cartas de Tolkien, porém o Atlas da TM eu não acha em lugar nenhum, sempre comprei livros pela internet, porém não acho em lugar nenhum, se souber algum site ou biblioteca no Interior de São Paulo que vende me indique por favor

Agradeço novamente :D

17. Sir Mordrain

Teria o History Of Middle Earth, mas esse acho que só em inglês mesmo...
    Esse nem eu li ainda.

A propósito, fazendo um off-topic, qual seria a "legalidade" de se fazer uma tradução livre para repassar pelo fórum?
    Se isso não for ilegal, me interesso em montar esse projeto!

• Gostei! Gostei! x 1
  18. _ Sauron _

Aí que tá: é altamente ilegal. Os direitos de tradução das HoME estão travados no tribunal a um bom tempo...

• Gostei! Gostei! x 1
  19. Meglin Celebrandir

Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

Aí, Kirk00x, o Atlas da TM eu comprei diretamente da editora, em Curitiba, junto com o Curso de Quenya. Acho que paguei uns R$50,00... Hoje está mais caro... Veja em

Agora, um que você não colocou na sua lista é As Aventuras de Tom Bombadill.

• Gostei! Gostei! x 1
  20. Kirk00x

Kirk00x Kirk

É verdade, me esqueci completamente de Tom Bombadil!

Compartilhar