• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros e músicas.

Breno C.

Usuário
Motivado por esse >> tópico e pela sugestão da Anica, estou criando um tópico para o pessoal colocar a sua lista de músicas que ouve lendo. Mas vou até mais longe, quem quiser colocar uma lista de bandas e estilos que lembrem livros, pode fazer também.
Deixando a minha lista de bandas a se ouvir enquanto se lê, relacionando banda com estilo literário.

1º Queen of stone age + Terror;
2º Gorillaz + Ficção Cientifica;
3º Jamiroquai + Romance;
4º Columbia + Mangá Shojo;
5º Arctic Monkeys + Ação (quero dizer livros como Código Da Vinci e Fortaleza Digital).
 
Pior que se eu ouvir música clássica enquanto estou lendo, perco a concentração... vê se pode?!
Fico lá viajando e deixo de ler o livro.
 
Não costumo ouvir, mas vou dizer o que combina mais, serve?

Terror (do tipo A Estrada da Noite) + Queens of The Stone Age, Bauhaus, Avenged Sevenfold, Rammstein e AC/DC;
Ação + Audioslave, Metallica;
Sandman + Bauhaus, The Cure, Joy Division, Música Instrumental;
Fantasia + Era, Música Medieval/Instrumental, Sigur Rós.
Suspense + Música Instrumental, Bauhaus.
Aventura + Sigur Rós.
Romance + Beethoven, First Love [piano] - Utada Hikaru;
Guerra + Música Clássica, principalmente Overture 1812 de Tchaikovsky.
 
Legal esse tópico :lily:

Liv disse:
Música Instrumental = Romance :grinlove:

É verdade, é tudo de bom.
Ou com trilhas sonoras de filmes românticos: Cidade dos Anjos,Um amor pra recordar,Path Adams:O amor é contagioso,Como se fosse a primeira vez...
:grinlove:
 
To gostando muito de ler Sin City ao som de bandas como Foo Fighters e Incubos, mesmo sabendo que elas não estão dando o ton necessário nas horas de violencia.
 
Indico os power rocks da era de ouro do Metallica, Breno.
 
Silêncio.....
Eu não consigo me concentrar na leitura. Por isso não posso ter outras distrações, então não ouço nadinha enquanto leio...
 
Breno C. disse:
To gostando muito de ler Sin City ao som de bandas como Foo Fighters e Incubos, mesmo sabendo que elas não estão dando o ton necessário nas horas de violencia.
Foo Fighters é Otémo!!!
:D
Liv disse:
Indico os power rocks da era de ouro do Metallica, Breno.
o único que escutei do Metallica e amei, foi Whisky in the Jar
http://www.youtube.com/watch?v=Gh1J4rTgVgE
vou escutar tb =D~

:lendo:
 
Férias amanhã, tempo para ler, quase metade de Akira aqui no computador esperando por mim.
Estou pensando em ler ao som de Daft Punk, mas não sei... alguém tem uma sugestão melhor?
 
**Maniaca do Miojo** disse:
o único que escutei do Metallica e amei, foi Whisky in the Jar
http://www.youtube.com/watch?v=Gh1J4rTgVgE
vou escutar tb =D~

:lendo:

Pressinto um susto.
 
Nunca pensei em ouvir música e ler ao mesmo tempo , inclusive nem sabia que tinha pessoas que faziam isso .

Legal , vou tentar , aí eu coloco aqui caso alguma coisa dê certo .
 
Musica ambiente de fundo na leitura pra mim tem que ser algo relaxante. Geralmente coloco algo somente instrumental (erudito) ou então procuro no Youtube por "Sons da Natureza" que dão um conforto ambiental ainda maior.
 
Eu até já experimentei o silêncio absoluto igual ao de uma sala totalmente isolada acusticamente, mas cheguei a conclusão que não preciso disso tudo pra me concentrar na leitura, até porque não me agrada ficar totalmente enclausurado num lugar totalmente fechado e dependendo de luz de lâmpada.

Havendo alguns sons naturais de fundo de pequena intensidade como de brisa de mar, rio corrente, cachoeira, chuva fraca e pássaros (até num certo nível), pra mim eles tem até um efeito muito mais positivo e confortante pra leitura do que o silêncio absoluto. O mesmo vale para música preferencialmente instrumental com volume bem baixo e controlado.

No final quando se trata de concentração, tudo é questão do volume do som de fundo que nos cerca e todos temos tolerância até um determinado ponto em que ele não representa ser um problema e começa a interferir e incomodar.
 
É isso aí mesmo. O importante é que seja instrumental (ou tenha letra numa língua que nos seja incompreensível) e ao mesmo tempo se escute com o som baixinho, já que barulho nunca combina com atividade intelectual, não importa de que gênero seja o barulho.

Assim eu ponho no foninho de ouvido ou sinfonias, concertos etc. da música erudita, ou música ambiente adequada ao gênero do livro: fantasia, sci-fi, terror...

Por exemplo, para ler terror pode-se buscar por "dark ambient music" no YouTube e descobrir Aghast e outras coisas similares; ou ir direto ao canal da Cryo Chambers. Ou ouvir esta "musica cthulhiana":


 
Eu costumo, quando leio algum livro ou fazendo algum exercício intelectual, escutar justamente música clássica... Algum concerto, excerto de sinfonia, polifonia sacra (King's College Choir, por exemplo), alguma trilha sonora instrumental, etc. Mais raramente alguma música não muito barulhenta, no máximo um rock ao nível de Queen mesmo
 
Quando estou em um ambiente com barulho e preciso me concentrar pra ler, gosto de colocar os fones e ouvir jazz (somente instrumentos). Ao mesmo tempo que diminui os ruídos, permite que eu me concentre na obra e não na música.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo