• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros difíceis de ler

Grande Sertão, do Guimarães Rosa, no começo fica tão confuso que você tem que ler umas duas vezes para se situar, mas depois quando você se acostuma com a fala dos persongens percebe o quanto vale a pena a dificuldade do inicio.
 
Paulo disse:
O Príncipe é bom livro, acho até que tem uma linguagem bem simples, direta. Talvez seja interessante levar em conta que o livro não é um romance, uma narrativa que conta uma história, mas um espelho de príncipes, ou seja, é um livro de conselhos.

Eu também achei bem fácil, e olha que eu tive que ler ele pra fazer uma prova que era a minha última chance de passar em Teoria Política (exatamente o tipo de situação que costuma fazer as pessoas odiarem livros).

Tive que ler O Príncipe e A Arte da Guerra, se não me engano (outro que foi citado aqui). Achei que ia ser um saco mas foi até interessante, terminei os dois em poucos dias e tirei 8.5 na prova, fiquei até espantado.

O primeiro capítulo de A Voz do Fogo é bem difícil mesmo, mas é legal ir "desvendando" as palavras.

Na segunda vez que você lê já fica bem mais fácil, e é gratificante porque você começa a perceber coisas que não tinha entendido na primeira.

.........

Btw, eu já tentei começar "Retrato do artista quando jovem" umas três vezes e não consegui pegar o embalo necessário pra passar das primeiras páginas (sempre acaba aparecendo alguma coisa mais simples e eu deixo ele de lado). Só a idéia de ler Ulisses ou Finnegan's Wake me deixa com dor de cabeça.

Um dia, talvez.
 
Também achei O Príncipe não só fácil de ler como muito interessante. E também tive que ler pra uma prova de Política.

Nunca consegui engatar em "O Nome da Rosa". E já tentei váááárias vezes...

E "O Processo", do Kafka, apesar de estar adorando, desisti no meio. Qualquer dia desses dou outra chance a ele.
 
poxa eu li o principe tao novo.... nunca tinha cahado q era dificil.... mas tb nao me lembro de quase nada.... acho q talvez eu nao tenha entendido a obra direito na epoca.... ja o "a arte da guerra " eu achei bem bom

o Ulisses... bem eu nao li inteiro pq peguei na biblioteca da facul e tive q devolver e outros cabaram passando na frente dele... mas cheguei ate a pag 190 sem muito problemas... se vc pegar o jeito q o Joyce escreve o resto flui....


o "voz do fogo" eh tao interessante q eu vou fazer um trabalho em teoria literaria sobre o conto... espero q fique lkegal... se a nota vier boa eu posto o trabalho [isso se eu fizer do conto mesmo... a prof ainda nao decidiu se deixa)

Dwarf
 
Sem dúvidas, os que dizem respeito a filosofia. Apesar de não serem tão dificeis é uma chatisse.

Para mim o mais dificil foi ler o Dom Quixote versão completa com 10 anos... quando via aquelas espressões bastante cultas me espantava, eu dizia, "pai esse livro está me xingando".
 
Logan Mcloud disse:
o "voz do fogo" eh tao interessante q eu vou fazer um trabalho em teoria literaria sobre o conto... espero q fique lkegal... se a nota vier boa eu posto o trabalho [isso se eu fizer do conto mesmo... a prof ainda nao decidiu se deixa)

Eu não considero A Voz do Fogo um livro de contos. Pra mim ele é um romance com capítulos separados por centenas (e às vezes milhares) de anos. A história é protagonizada pela cidade de Northampton, e as personagens narradoras só estão lá para servir como a voz dela durante um certo período. IMO.
 
Estes livros são bem difíceis,tive que le-los na faculdade e ainda tive que fazer prova. São muito complicadinhos . Aí vão eles:

Viagens na minha terra de Almeida Garret
O Reino deste Mundo de Alejo Carpentier
A jangada de pedra de Saramago
 
V disse:
Eu não considero A Voz do Fogo um livro de contos. Pra mim ele é um romance com capítulos separados por centenas (e às vezes milhares) de anos. A história é protagonizada pela cidade de Northampton, e as personagens narradoras só estão lá para servir como a voz dela durante um certo período. IMO.


eu sei V, concordo com vc... para ser realista o Proprio Moore tb concorda... eu falei contos pq ele da essa ideia.. principalmente pq o personagm principal nao eh obvio... afinal uma cidade como persona nao eh uma coisa normal....
 
Eu não li inteiro ainda, mas Sagarana é mto complexo... pra que inventar palavras?!?
Outro complexo foi "A Metamorfose" do Franz Kafka.. ainda mais se vc tem 13 anos u.u~
(eu tinha quando li T_T~)
 
Vocês vão me bater, mas... Silmarillion é BEM difícil pra mim...

*Fica com as mãos na cabeça encolhido em posição fetal*
 
Ulisses xP. Eu terminei de ler mais por orgulho ferido do que por vontade.
E O Almoço Nu. Tenho certeza de que alguém aqui já leu.
Aliás, A Voz do Fogo não é difícil, IMO. Só o primeiro capítulo e a ausência de tempos verbais e talz, mas de resto fica tranquilo.

Kain
 
Azrac disse:
O principe realmente é chato, não consegui lê-lo por mais de 15 páginas, ooo livrinho chato!


O príncipe não é chato, só é difícil de ler. Acho um livro interessantíssimo e de leitura obrigatória.
 
Concordo com o pessoal que achou O princípe difícil, realmente não é das leituras mais fáceis e o Dom Quixote original (daqueles exemplares que só de folhear você espirra de tanta poeira !) é também um tanto quanto complicado.

Mas quanto ao Beowulf, não achei tão complicado assim, tá cerco que é escrito num inglês arcaico mas com um pouquinho de paciência a história flui legal, pelo menos pra mim, acabei lendo-o em uma noite!

Agora outros dois livros que me cansaram tanto a ponto de deixá-los de lado foram Guerra e Paz de Tolstoi e Minha Formação do Joaquim Nabuco.

Meu Deus, quanto tédio pra ler!


P.s - Ulysses é tão complicado assim ? Eu tava até pensando em pagar aqui na BBT...
 
Falassion disse:
Vocês vão me bater, mas... Silmarillion é BEM difícil pra mim...

*Fica com as mãos na cabeça encolhido em posição fetal*

Silmarillion é chatão.

Senhor dos Anéis também tem uns capítulos bem insuportáveis.

_Kain disse:
E O Almoço Nu. Tenho certeza de que alguém aqui já leu.

Eu queria ver o filme do Cronenberg. Recomenda ler o livro antes?

_Kain disse:
Aliás, A Voz do Fogo não é difícil, IMO. Só o primeiro capítulo e a ausência de tempos verbais e talz, mas de resto fica tranquilo.

Sim, é exatamente por isso que só o primeiro capítulo foi citado aqui.

Fera disse:
Ulysses é tão complicado assim ?

Ulysses foi escrito basicamente para ser o livro mais complicado de todos os tempos.
 
O começo do Silmarillion realmente é um saco, especialmente quando você pega o livro pela primeira vez sem fazer idéia do que sejam Valar, Ainur etc. e a cada parágrafo são citados 15 nomes diferentes. Mas tem uns capítulos que não tem como parar de ler, como o que fala sobre Túrin Turambar.

A Voz do Fogo é um pesadelo no começo; você tem que ter fé que em algum ponto aquilo vai se tornar proveitoso pra passar pelas primeiras páginas. O Príncipe eu comecei a ler há alguns anos atrás mas parei no meio porque além de chato eu achava meio óbvio o que ele dizia.

Mas difícil mesmo é Fausto; eu li um pouco mais da metade, e sem ter nenhuma noção de mitologia devo ter entendido mais ou menos 0,5% daquilo. Quem sabe daqui há uns 15 anos...
 
V disse:
_Kain disse:
E O Almoço Nu. Tenho certeza de que alguém aqui já leu.


Eu queria ver o filme do Cronenberg. Recomenda ler o livro antes?

O livro é ótimo, mas é uma puta viagem. Personagens que aparecem do nada, cenários que mudam sem explicação NENHUMA, divagações bizarras e quase sem sentido, vocabulário "das ruas", piadas de gosto duvidoso, etc. Imagine Trainspotting + Requiém para um Sonho mas potencializados ao infinito.
Vale à pena, de qualquer maneira.
(Eu nem sabia que tinha filme)

E eu estou confuso. Finnegan's Wake não é mais difícil que Ulysses? Se bem que Finnegan's nem sempre é considerado um livro, tem gente que despreza e talz. Eu não sei, já que não li, mas sempre me pareceu algo imensamente difícil.

Kain - i coulda been brilliant
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo