• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros dentro de livros,,

Você que é mais entendida que eu em relação a família Dumas, será que pode me dizer se essa lista wikipediesca está completa?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Dumas,_pai
 
Fiquei doidinha pra ler Ana Karenina do Tolstoy porque a Teresa do livro A Insustentável Leveza do Ser vivia com este livro debaixo do braço. Mas confesso que ainda não o li. XD
 
Lucas_Deschain disse:
Você que é mais entendida que eu em relação a família Dumas, será que pode me dizer se essa lista wikipediesca está completa?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Dumas,_pai

Nossa Lucas... nem perto... essas são só as mais conhecidas, pois o Alexandre Dumas Pai tem mais de 300 no currículo, entre peças, cronicas, folhetins e tal.... talvez o artigo traga a obra traduzida (que é bem menor mesmo)
 
Claudinha disse:
Fiquei doidinha pra ler Ana Karenina do Tolstoy porque a Teresa do livro A Insustentável Leveza do Ser vivia com este livro debaixo do braço. Mas confesso que ainda não o li. XD

Eu também Claudinha!
E esses dias passei no sebo e tinha ele! A próxima vez que passar por lá quero comprar...
 
kika_FIL disse:
Nossa Lucas... nem perto... essas são só as mais conhecidas, pois o Alexandre Dumas Pai tem mais de 300 no currículo, entre peças, cronicas, folhetins e tal.... talvez o artigo traga a obra traduzida (que é bem menor mesmo)

Sabe me informar algum site onde tenha uma lista completa das obras tanto de pai quanto de filho?
 
Lemmony Snicket, num daqueles livros sobre Desventuras em Série que ninguem precisa ler (Raiz-Forte), diz que levaria Ana Karienina para uma ilha deserta.
 
Cara, livros dentro de outros é loucra demais...a história sem fim é mais ou menos assim, aliás, são histórias inacabadas, ou seja, histórias dentro de outras...que da pra comparar aqui no tópico..
 
tayana disse:
Cara, livros dentro de outros é loucra demais...a história sem fim é mais ou menos assim, aliás, são histórias inacabadas, ou seja, histórias dentro de outras...que da pra comparar aqui no tópico..
[align=justify]
É verdade, tem cada história que ele começa e depois escreve: "mas isso é outra história, para ser contada em outro momento" ou alguma coisa assim. Nossa, sempre ficava pensando se ele realmente tinha pensado em desenvolver futuramente cada uma daquelas histórias. Será que o Michael Ende fez isso pensando em ganchos para outros livros? :think:[/align]
 
Isso me lembra a Biblioteca do Sonhar, só com as obras que os autores sonharam, mas nunca escreveram.... ^^
 
Tem "O Curioso Impertinente", novelinha que é lida na primeira parte de Dom Quixote em que um homem (pra saber se a esposa é fiel) pede para um amigo paquerar a mulher.
Recentemente (no aniversário de Dom Quixote) foi lançada uma edição bilingue, só com essa história.
 
kika_FIL disse:
Isso me lembra a Biblioteca do Sonhar, só com as obras que os autores sonharam, mas nunca escreveram.... ^^

Báh eu acho isso tão, mas tão interessante, imagina o mundo de possibilidades...
 
Lucas_Deschain disse:
Desculpem a minha ignorância, mas o que é Biblioteca do Sonhar?

Biblioteca do Sonhar é uma referência ao Sandman, do Neil Gaiman. Um dos "lugares" do sonhar era a Biblioteca do Sonhar onde estariam todos os livros já sonhados (e não-escritos) por alguém.

Livros dentro de livros.

O único que me ocorre imediatatamente é um livro de Arthur Koestler sobre paranormalidade, mencionado em "V de Vingança" do Alan Moore. É um bom livro, embora acho que esta minha fase "sobrenatural" já tenha passado... Também já vi algumas críticas a Koestler não muito favoráveis... Chamava-se "As Raízes da Coincidência".

Eu comecei a ler Borges devido a algumas referências veladas dentro do Monstro do Pântano em Alan Moore. Ítalo Calvino devido a Neil Gaiman, mas não era uma referência explícita: fiquei curioso com a história do Marco Polo e acabei descobrindo o livro "Cidades Invisíveis", no qual Polo conta a respeito das cidades que encontrou em suas viagens. Houve uma época em que em toda história de detetive se mostrava veladamente (The Long Tomorrow) ou explicitamente (Alack Sinner) O "Longo Adeus", do Chandler. Mas eu não sei se foram referências diretas que me levaram a ir atrás do livro, ou se foi uma "moda" entre o jornalismo cultural de minha adolescência... na qual todo mundo era fã do estilo noir, detetives, portas pantográficas... Estas coisas.
 
Báh um livro que me trouxe muitas outras leituras e que tem muitos livros dentro do livro é "Os livros e os dias: uma ano de leituras prazerosas" do Alberto Manguel.
No livro ele fala de sua própria experiência como leitor. Os Livros e os Dias é uma bem realizada mistura de memória e crítica literária. Trata-se de um diário de leitura no qual os livros são evocados contra o pano de fundo dos fatos cotidianos. Um exemplo: Manguel relê A Invenção de Morel, romance fantástico do argentino Adolfo Bioy Casares, em sua primeira visita ao país natal depois da arrasadora crise econômica do fim de 2001. Esses passeios literários percorrem doze livros, um para cada mês do ano – de obras clássicas de Goethe e Machado de Assis à ficção científica de H.G. Wells.

Sem dúvida uma das minhas melhores leituras e ainda por cima tem uma capa que daria um ex libris pra lá de lindo!

353473.jpg


estrelinhas coloridas...
 
Mi Müller disse:
Báh um livro que me trouxe muitas outras leituras e que tem muitos livros dentro do livro é "Os livros e os dias: uma ano de leituras prazerosas" do Alberto Manguel.
No livro ele fala de sua própria experiência como leitor. Os Livros e os Dias é uma bem realizada mistura de memória e crítica literária. Trata-se de um diário de leitura no qual os livros são evocados contra o pano de fundo dos fatos cotidianos. Um exemplo: Manguel relê A Invenção de Morel, romance fantástico do argentino Adolfo Bioy Casares, em sua primeira visita ao país natal depois da arrasadora crise econômica do fim de 2001. Esses passeios literários percorrem doze livros, um para cada mês do ano – de obras clássicas de Goethe e Machado de Assis à ficção científica de H.G. Wells.

Sem dúvida uma das minhas melhores leituras e ainda por cima tem uma capa que daria um ex libris pra lá de lindo!

353473.jpg


estrelinhas coloridas...

[align=justify]Nossa, Alberto Manguel é um escritor de mão cheia. Tem um livro dele, Lendo Imagens, que usei para fazer um artigo que já enviei para ser publicado, sobre uma pintura do Caravaggio e as relações históricas presentes na obra. A obra do Manguel é muito boa, ele analisa diversos quadros, desde renascentistas até cubistas, futuristas e dadaístas. Recomendo tanto para quem já se interessa por arte como para quem ainda não descobriu essa afinidade.[/align]
 
Lucas_Deschain disse:
Mi Müller disse:
Báh um livro que me trouxe muitas outras leituras e que tem muitos livros dentro do livro é "Os livros e os dias: uma ano de leituras prazerosas" do Alberto Manguel.
No livro ele fala de sua própria experiência como leitor. Os Livros e os Dias é uma bem realizada mistura de memória e crítica literária. Trata-se de um diário de leitura no qual os livros são evocados contra o pano de fundo dos fatos cotidianos. Um exemplo: Manguel relê A Invenção de Morel, romance fantástico do argentino Adolfo Bioy Casares, em sua primeira visita ao país natal depois da arrasadora crise econômica do fim de 2001. Esses passeios literários percorrem doze livros, um para cada mês do ano – de obras clássicas de Goethe e Machado de Assis à ficção científica de H.G. Wells.

Sem dúvida uma das minhas melhores leituras e ainda por cima tem uma capa que daria um ex libris pra lá de lindo!

353473.jpg


estrelinhas coloridas...

[align=justify]Nossa, Alberto Manguel é um escritor de mão cheia. Tem um livro dele, Lendo Imagens, que usei para fazer um artigo que já enviei para ser publicado, sobre uma pintura do Caravaggio e as relações históricas presentes na obra. A obra do Manguel é muito boa, ele analisa diversos quadros, desde renascentistas até cubistas, futuristas e dadaístas. Recomendo tanto para quem já se interessa por arte como para quem ainda não descobriu essa afinidade.[/align]
[align=justify]
Ele é mesmo um escritor e pesquisador excelente, uso várias obras dele como referencial teórico das minhas pesquisas e é sempre uma grata surpresa mergulhar nas obras dele, com em Lendo Imagens que é sem dúvida um livro maravilhosamente rico![/align]

estrelinhas coloridas...
 
[align=justify]Vou procurar saber mais sobre essa biblioteca do Sonhar. Fiquei fascinado com essa idéia. Fora que, quem tiver colhões suficientes pode escrever uma bela história com base nesse lugar invejável. XD [/align]
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]Vou procurar saber mais sobre essa biblioteca do Sonhar. Fiquei fascinado com essa idéia. Fora que, quem tiver colhões suficientes pode escrever uma bela história com base nesse lugar invejável. XD [/align]

Báh que maravilha se alguém se habilitasse :pray: seria uma história fantástica, deveras fantástica!

estrelinhas coloridas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo