1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros dentro de livros,,

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por kika_FIL, 2 Set 2009.

  1. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Os últimos livros que li possuem várias alusões a outros livros. (A criatura de Frankenstein que lê Dante e Milton, o Très Sainte Trinosophie do Saint-Germain,entre outros) e eu fiquei com a pulguinha atrás da orelha.

    Alguém aqui já leu um livro porque um personagem de outro livro(ou HQ) leu, ou porque o livro faz uma referência a um personagem de outro livro (ou HQ)?

    Se sim, qual o livro lido e qual o livro de origem?

    eu confesso que só li As Minas do Rei Salomão por causa da Liga Extraordinária...

    E quero ler o Paraíso Perdido de Milton, por causa de Frankenstein
     
  2. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Nesse caso não seria um livro dentro de outro, mas sim um personagem dentro de outra obra.

    Acho que eu devo ter lido uma porrada de livros por causa de algum citação, até mesmo para entender as piadas. No momento não consigo lembrar de nenhum.
     
  3. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    vish, é oq eu + faço. um dos últimos q me lembro ler foi o "a marquesa d'o e outras estórias", de heinrich von kleist, só pq a francine prose, no seu livro "para ler como um escritor", citou q ele era ídolo de franz kafka pq sabia mto bem como começar uma história. disse até q kafka aprendeu a mãnha com ele. outro motivo foi a curiosidade sobre a vida do von kleist, q cometeu suicídio junto com a namorada eqto os 2 faziam um pequinique numa bela manhã de sol.

    foi pá pum, mas como o livro tava esgotado há séculos, tive de garimpar nuns sebos online até conseguir encontrar uma cópia em excelente estado. e tenho de admitir, a francine tava certa.
     
  4. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Não tem nenhum que eu lembre de cabeça.
    Mas acredito que seja como em indicações, sempre que ouvimos ou lemos sobre algum livro ficamos curiosos, ainda mais se for dentro de uma obra que gostamos.
     
  5. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Báh faço isso sempre... Agora me lembro desses:

    Eu li Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte, de tanto a Bella (Crepúsculo) falar nesse livro.

    Eu li Viagem ao Redor do meu quarto, de Xavier de Maistre porque li sobre ele no livro Os anjos de Badaró do Mário Prata,
     
  6. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    No livro A Abadia de Northanger da Jane Austen ela cita muito o livro Udolpho da sra. Radcliffe e estou louca para ler esse livro, ele é raro e ainda não encontrei.

    No livro O Fantasma da Ópera do Gaston Leroux, ele cita direto Fausto, acabei comprando o livro e adorei.

    Tem outros milhares que li por causa de alusões nos livros que estava lendo mas não lembro de mais nenhum no momento.
     
  7. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    O duro é qdo um livro é mencionado, o seu autor é apresentado, trechos da obra são transcritos, e vc se interessa e fica doido pra comprar e ler ele, mas só tem um problema: o livro ñ existe! foi só uma criação a mais do autor para a trama.

    é oq o marçal aquino fez no livro
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , qdo cita o livro "o que vemos no mundo", do psicólogo benjamin schianberg (q tb ñ existe!).
     
  8. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    JLM, o Lovecraft tb criou um livro de um árabe maluco e parece um ótimo livro de terror!
     
  9. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Necronomicon, que na verdade é um livro de contos e fábulas, mas que na verdade tem grandes poderes mágicos por conter grande invocações.

    Meu sonho de consumo, se fosse real u.u
     
  10. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Valeu Breno. Eu tb era loka para ler esse livro quando vi na biografia do Lovecraft que ele é que tinha inventado. ¬¬
     
  11. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Eu comecei Fausto por causa do Fantasma da Ópera também...

    Ah sim, comprei "As memórias de Dartagnan - gaston de Courtilz" porque foi a história que inspirou os três mosqueteiros: agora não sei se li essa referência no Clube Dumas (do Perez-Reverte) ou no Senhora Lafarge, do próprio Dumas.

    Aliás, o Clube Dumas é uma, quem não leu Dumas fica doidinho pra ler Os três Mosqueteiros e fica atrás também do Livro das Nove Portas do Reino das Sombras.

    um que eu fiquei com muita vontade de ler foi o Hypnerotomachia Poliphili - Francesco Colonna, por causa do Enigma do Quatro.
     
  12. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Voltei aqui pra dizer que o Tópicos especiais em Física das Calamidades é uma COLEÇÃO de referências, tanto de livros, quanto de filmes. A começar do índice (a parte um, eu acho) a menina cita outros livros sem parar... deve ser legal quando se leu pelo menos a metade da bibliografia básica do índice,...hehe
     
  13. Todd

    Todd Usuário

    Comprei alguns outro dia, citados no livro O Leitor(Bernhard Schlink) :

    É Isto um Homem ? ( Primo Levi)
    Eichmann em Jerusalém ( Hannah Arendt)
    A Noite (Elie Wiesel)

    Acho que foram esses. Fiquei interessado no Física das Calamidades. É um livro em que cada capitulo leva o nome de um livro, não é? Dei uma olhada muito rápida outro dia.
     
  14. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]A referência a outros livros é uma coisa que deixa a leitura muito mais rica, se você conhece as outras obras, logicamente. Isso é bom também pois instiga o leitor a procurar saber mais sobre as obras citadas. N'A Dama das Camélias é citado o livro Manon Lescaut. Fiquei bem curioso por saber do que se tratava, mas nunca fui atrás.[/align]
     
  15. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Coração de Tinta e Sangue de Tinta têm ótimas citações no inicio de cada capítulo. Um livro melhor que o outro, tanto antigos como atuais!
     
  16. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Todd... é esse sim, estou terminando e com certeza vou resenhar....

    sabe que eu ACHO q comprei esse livro (o Manon Lescaut) por ler em outra obra francesa? - só num lembro qual agora...
     
  17. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]

    E o Manon Lescaut, é bom? Vale a pena a referência? Faz sentido no contexto de A Dama das Camélias?[/align]
     
  18. Aline Guiotti.

    Aline Guiotti. Usuário

    Bom, eu confesso que só fui ler mesmo O Morro dos Ventos Uivantes de tanto a Bella do Crepúsculo ficar falando nele. Ela e o Edward tem uma discussão sobre o livro, o que me deixou curiosa, afinal eu já conhecia o título mas não tinha noção da história.
     
  19. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Eu não li ainda Lucas...assim como não li ainda o Dama das Camélias (sabe como é, eu preferi começar pelas obras do pai...)
     
  20. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Esse é um problema que enfrento há bastante tempo. Sempre que ia a biblioteca e fica enfurnado pelas estantes, encontrava uma coleção muito legal com o título de Obras Completas de Alexandre Dumas Pai. Achava legal e queria começar a ler, mas o problema era justamente a maneira como estava dividida: as obras (creio que por serem muito longas) acabavam se dividindo em vários tomos, esses tomos além de não estarem em ordem, variavam quanto ao número (alguns com 3 outros com 4) de modo que nunca soube qual o fim de algum título.
    Gostaria de ter a coleção completa e tudo mais, mas no momento estou procurando maneirar na compra de livros.[/align]
     

Compartilhar