1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros de terror e fantasia com lendas e mitos brasileiros

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Clara, 2 Jan 2016.

  1. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Quando acabei de ler o livro de contos “Sete Monstros Brasileiros”, de Braulio Tavares, fiquei empolgada com algumas histórias (uma em particular) e depois lembrei de um conto do Tiago Toy “Três Assobios”, o que me fez tentar descobrir mais boas histórias com alguma relação com lendas (inclusive as urbanas) folclore e mitos brasileiros.

    Não procuro pelas histórias do folclore em si, sobre a origem do saci ou da mula sem cabeça, daquelas que a gente lê nos livros do Câmara Cascudo (que eu já li um e estou atrás de vários por aí) mas histórias, de preferência passadas na atualidade, de alguma forma envolvendo esses seres míticos e principalmente que sejam histórias para adultos e não literatura infantil retratando os monstros de forma mais divertida do que assustadora, como bem disse o Braulio Tavares na apresentação de “Sete Monstros...”.

    Então vou escrever um pouco sobre as histórias que li:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (Tiago Toy)

    O Tiago é mais conhecido pela série de zumbis que escreveu “
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ”, que não me interessou muito ler, mas, procurando por contos de terror no site da Amazon comprei três contos dele e gostei bastante de um deles: "Três Assobios".
    Os textos do Tiago Toy não são assim memoráveis, são previsíveis e cheios de clichês, mas achei uma sacada muito boa essa história sobre um garoto viciado em livros e com uma imaginação fértil, cuja avó vai ensiná-lo a chamar o saci.

    E o saci, ou seja lá o que for, aparece.
    É assustador e dá até um medinho, viu? :dente:



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (Braulio Tavares)

    Braulio Tavares usou mitos brasileiros (principalmente de histórias que ouvia quando criança na Paraíba) e de livros do Luís da Câmara Cascudo, como inspiração para estes sete contos.

    (Outro livro mencionado pelo Braulio foi “Assombrações do Recife Velho” de Gilberto Freyre, mas esse é tão especial que merece um tópico só pra ele).

    Na apresentação ele lamenta que a mitologia brasileira, apesar de ter inspirado obras como "Macunaíma" (Mário de Andrade) e "Romance d’A Pedra do Reino" (Ariano Suassuna) é mais frequente em livros para crianças e de como “essa literatura infantil e mesmo a juvenil vê por vezes seus leitores como aqueles que precisam ser protegidos do impacto potente desses monstros. E também do impacto potente da própria literatura.”

    Dos sete contos dou destaque para três:

    “Bradador”: perturbadora história que se passa em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, em clima místico de sonho e pesadelo;

    “Uma Gota de Sangue”: executivo cansado e entediado, coordenando a inauguração de um hotel de luxo no meio da selva amazônica, faz uma descoberta ao mesmo tempo maravilhosa e terrível;

    “A Expedição Monserrat”: a melhor história de todas! Li duas vezes.

    Uma expedição pelo Centro-Oeste brasileiro, composta por dez pessoas entre cientistas e estudantes, termina de forma trágica com a morte de cinco e o desaparecimento de quatro membros do grupo.

    Trata-se de uma novela lovecraftiana (Yes! Nós temos old ones! =] ) com reminiscências do trágico e misterioso
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e pitadas de “
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ”, é daqueles contos que você quer chegar logo no final e, quando chega, fica triste porque acabou.

    Todos os três contos têm em comum (além de trazer figuras do folclore popular) a presença de personagens vindos de cidades grandes, céticos com relação às crenças da localidade. Invasores cuja ambição e cinismo acabam por destruí-los pois entraram em um mundo que não é o deles, onde os valores são outros.


    Os outros quatro contos: "A Sétima Filha"; "O Papa-figo"; "A Porca de Soledade" e "Os Mortos-vips"; achei meio fraquinhos, mas ainda assim interessantes por serem inspirados em lendas famosas principalmente nas cidades do nordeste (papa-figo e porca de soledade) e que eu desconhecia.

    Então gente, se vocês conhecem, indiquem livros com histórias como essas.
     
    Última edição: 13 Ago 2017
    • Ótimo Ótimo x 11
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Essa é uma grande, senão enorme lacuna literária brasileira a ser melhor preenchida.

    Até então eu só tinha lido alguns pequenos contos que aparecem no livro "Que Saudade de você" do Eli Corrêa, que foram transcritos a partir das cartas escritas pelos ouvintes e narradas por ele no programa de rádio de mesmo nome e que ele apresenta diariamente até hoje.

    Não é um livro específico de terror, fantasia ou suspense, pois ali tem dezenas de contos que englobam todos os gêneros, mas tem várias histórias que acontecem em vários cantos do país e algumas mais curiosas por mencionar algumas lendas urbanas e rurais locais que acabam despertando a curiosidade.

    O drama é sem dúvida o tema que mais domina os contos, mas justamente por ser uma coletânea que não é específica de um determinado gênero, quando se muda de um mais suave pra outro você é surpreendido com o caso de um necrófilo insaciável e num outro de uma família que não tem paz ao morar numa casa assombrada, entre outros. É um livro que quando peguei pra ler eu não tinha nenhuma grande expectativa e no final até que de certa forma me surpreendeu.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  3. Mireille

    Mireille One ring to rule them all

    Não li ainda :g:, mas conheço de nome a trilogia "O Legado Folclórico" de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Os livros se chamam:
    1- Ouro, Fogo e Megabytes
    2- Prata, Terra e Lua Cheia
    3- Ferro, Água e Escuridão
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. fcm

    fcm Visitante

    :o?:
     
    • LOL LOL x 2
  5. Calib

    Calib Visitante

    É que esse livro é sobre um jogo online:
    É claro que pros jogos de hoje faria mais sentido falar em gigabytes. Ou terabytes pra posar de fodão, sei lá. rsrs

    Tem prévia do capítulo 1 na Amazon, se interessar a alguém :P
     
    • Gostei! Gostei! x 3

Compartilhar