1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros de referência

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por imported_Makinary, 1 Mai 2012.

1. imported_Makinary

imported_Makinary Cachorro novo

"Livros de referência" que eu me refiro são aqueles livros que servem como fonte de informações para um autor usar em seu livro, nele teria informações de como funciona determinado fenômeno, cultura, comportamento, etc. Por exemplo: um escritor desenvolve uma história que se passa na idade média, ter em mãos um livro que explique o modo de vida das pessoas dessa época ajudaria muito. Outro exemplo para fixar: um autor que escreve uma história ao estilo de "Alien - O oitavo passageiro" seria muito feliz se tivesse em mãos um livro que explicasse de forma facilitada alguns conceitos básicos de viagens espaciais e astrobiologia.

Vou indicar alguns livros:
    Life in a medieval Castle - Joseph Gies e Frances Gies
    Life in a medieval Village - Joseph Gies e Frances Gies
    The Complete Idiot's Guide To Wicca and Witchcraft - Denise Zimmermann e Katherine A. Gleason
    O Universo numa Casca de Noz - Stephen Hawking
    From Fossils to Astrobiology: Records of Life on Earth and the Search for Extraterrestrial Biosignatures - Joseph Seckbach e Maud Walsh
    Hiroshima - John Hersey (mostra como é sofrer com uma bomba atômica)
    Cosmos - Carl Sagan
    Mentes Inquietas - Ana Maria B. Silva
    Mentes Perigosas - Ana Maria B. Silva
    Cães de Guerra - Frederick Forsyth (mostra como é feito um golpe de estado e como mercenários se preparam)

Desses que eu citei só li completamente o do Cosmos, Hiroshima, Cães de Guerra e os livros de Ana Maria B. Silva, o restante ou estou com a leitura em andamento ou só vi algumas partes.

2. Clara

Clara Que bosta... Usuário Premium

Bacana os títulos, hein?
    (Você sabe se os em inglês têm versão brasileira, Makinary?)

Livros assim, inclusive, são interessantes não só pra quem quer escrever algo, mas pra entender e se situar na leitura outros livros, de ficção até. :sim:

3. imported_Makinary

imported_Makinary Cachorro novo

Dei uma pesquisada rápida no Google e não achei nada. :(
    Mas você pode encontra-los para fazer download e então você poderia traduzi-los com o Google Translate.

4. Liev Pyta

Liev Pyta Usuário

Boas referências, mas acho que cabe ao escritor antes de escrever algo baseado num tema, tentar pesquisar o máximo possível os elementos que estarão presentes no seu livro. Talvez seja uma característica intrínseca à minha formação de historiador, mas não consigo escrever sobre um tema sem antes fazer uma pesquisa aprofundada sobre o contexto histórico e cultural daquele universo.

Compartilhar