• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros de Divulgação Científica

Mr. Feynman

Dark Lord of the Physicists
A idéia deste tópico é simples: listar ótimas referências sobre as principais áreas da Ciência e Tecnologia. A lista que trago agora, como se pode ver, é por demais limitada, pois foca exclusivamente em Física e assuntos correlatos, deixando de lado Biologia, Química, (Nano)Tecnologia, dentre outros tantos assuntos fascinantes. Naturalmente, quem quiser pode e deve trazer referências destas áreas e de outras mais. A ênfase, porém, como o nome indica, é em livros de divulgação científica e não em textos técnicos. Seria interessante, também, junto com os nomes dos livros, breves comentários sobre eles e seu conteúdo.

Listei abaixo os meus preferidos de divulgação científica em Física, mas existem muitos outros livros que podem ser indicados, desses e de outros autores, como os do Stephen Hawking. Os livros dessa lista são um bom ponto de partida, visto que cobrem temas centrais muito importantes, tais como Cosmologia, Unificação, Relatividade, Eletrodinâmica Quântica, Astronomia e Astrobiologia, além de História da Física, na medida do possível. A partir daí, os livros subseqüentes vão de acordo com as preferências de quem lê.

  • Variedades da Experiência Científica – Carl Sagan. Conteúdo: trata sobre Astronomia, Astrobiologia, ceticismo e divulgação científica.
  • A Unificação das Forças Fundamentais – Abdus Salam (et al). Conteúdo: apresenta uma visão geral sobre as tentativas de unificação da Física, dentro de um contexto histórico. O próprio Salam foi o responsável por, junto com Steven Weinberg e Sheldon Glashow, unificar o Eletromagnetismo com a Força Nuclear Fraca.
  • A Evolução da Física – Albert Einstein. Conteúdo: apresenta a Teoria da Relatividade (Especial e Geral), dentro de um contexto histórico, à nível de divulgação científica.
  • Os Três Primeiros Minutos – Steven Weinberg. Conteúdo: ótimo livro sobre Cosmologia, tratando, como o nome indica, dos três primeiros minutos do Universo. Embora não pareça à primeira vista, os três primeiros minutos dão assunto até pra mais de um livro.
  • QED: A Estranha Teoria da Luz e da Matéria – Richard Feynman. Conteúdo: Feynman foi um grande professor de Física, talvez o melhor de todos. O livro em questão apresenta uma visão geral e acessível sobre a Teoria Eletrodinâmica Quântica, que talvez seja o que de mais avançado e complexo existe em Física atualmente.
  • O Senhor Está Brincando, Sr. Feynman! - Richard Feynman. Conteúdo: coletânea de histórias contadas por Feynman, sempre envolvendo o mundo da Física.
 
Vou listar alguns da área de Biologia, focando em evolução e conservação:

  • A Origem das Espécies - Charles Darwin. Conteúdo: embora muitas coisas tenham sido aperfeiçoadas nas ideias de Darwin, esse livro ainda é um marco na história da Ciência e vale a pena dar uma lida.
  • A Criação: como salvar a vida na Terra - Edward O. Wilson. Conteúdo: foca numa busca pela conscientização da conservação da natureza, mostrando ameaças e riquezas naturais que devem ser conservadas.
  • Diversidade de Vida - Edward O. Wilson. Conteúdo: o autor faz um passeio por diferentes paisagens do planeta, mostrando a riqueza da biodiversidade e da necessidade de conservação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo