1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros de Bolso

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por LucasCF, 7 Jan 2009.

1. LucasCF

LucasCF Usuário

Conheço pessoas que tem um certo preconceito contra livros de bolso, mas nunca me explicaram.
    Vocês gostam de livros de bolso? Faz muita diferença para vocês? :D

2. Tilion

Tilion Administrador

Pra mim faz uma grande diferença, principalmente no bolso. :sacou:

Não vejo problema algum em comprar livro de bolso, tanto que tenho vários. Como leio principalmente em inglês, encontro praticamente tudo que quero nesse formato, visto que é um formato consolidado lá fora há décadas, que costuma ser várias vezes mais barato que seus equivalentes em português (quando existem), pois as edições estrangeiras usam um papel de menor qualidade, o que barateia a coisa. Os livros de bolso nacionais em sua maioria só tem de diferente mesmo de suas edições maiores o tamanho, pois costumam ser impressos com papel normal, o que não ajuda a baratear nada.

Há vários livros, por exemplo, que, quando traduzidos, só são publicados em edições em brochura ou capa dura, o que deixa o preço lá nas alturas; o mesmo livro no original geralmente tem uma versão de bolso, e é essa que costumo comprar quando não to a fim de torrar uma grana só por "perfumarias" editoriais.

A título de comparação, comprei The Hobbit em uma versão de bolso por cerca de R$17, enquanto que a versão traduzida, existente só em brochura, sai por cerca de R$55. Sem comentários, né? Isso sem falar nas obras que estão em domínio público, que costumo comprar por R$8 no original e que tem versões em português custando cerca de 5 ou 6 vezes mais.

3. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Eu adoro edições de bolso.
    E é bem verdade o que o Tilion escreveu.
    Mesmo as edições de bolso importadas saem muito mais baratas que as edições de bolso nacionais.
    Dá pra comprar grandes clássicos, da Penguin Books por exemplo, por 6 ou 7 reais e um livro pocket, nacional, como os da LPM, não sai por menos de 11 reais (em sebos ou quando em ofertas). ¬¬
    Incrível, não?!

4. imported_?

imported_? Usuário

Falou tudo! :D

A única coisa contra é que alguns livrinhos vem com as letras bem miudinhas, tem gente que não gosta.

5. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

Só o preço pra mim já é justificativa o suficiente pra se comprar o livro de bolso. Só não gosto dos livros da Martin Claret, todos que eu tenho vieram com diversos erros de digitação e eles têm um talento especial para criar capas toscas.

6. Liv

Liv Visitante

Ah, eu tenho alguns e adoro. Na verdade quero montar uma coleção de livros de bolso =}

7. LucasCF

LucasCF Usuário

gosto principalmente dos da companhia das letras, esqueci o nome... companhia de bolso?

8. Tilion

Tilion Administrador

O talento mais óbvio da Martin Claret é plagiar traduções.

Passem longe.

9. Devotchka

Devotchka Usuário

Faço de suas palavras, as minhas.

Tenho vários livros de bolso e gosto muito por causa do preço mais acessível. O melhor é que com o dinheiro que ganho por semana para o lanche, mais uns trocados, dá pra comprar tranquilamente (geralmente, nessa época de colégio, compro um todo sábado). Além disso, existem títulos que só foram traduzidos para esse formato. Quanto a editoras, geralmente compro da L&PM Pocket, mas também não tenho reclamações da BestBolso. Já a Martin Claret.. nem se fala. ¬¬

10. Breno C.

Breno C. Usuário

Começo a ler o tópico e me deparo com essa piadinha...XD

Mas em fim... Os livros que bolso que tinham aqui em casa eram edições dos anos 80. Agora essa "mania" voltou, eu acho, porque estão sempre andando pelas bancas de jornais do centro da cidade e sempre tem uma prateleira com livros de bolso. Outro dia eu vi A Divina Comedia toda em livro de bolso, só não comprei porque já tinha gasto 85 reais com um almoço ¬¬

11. Anica

Anica Usuário

Salvo o caso da Martin Claret (com plágios de tradução, capas horrorosas e afins) eu não tenho preconceito, não. Aliás, tenho uma prateleira aqui em casa reservada só para os pockets. A questão é que exatamente pelo que o Tilion comentou, o fato de o formato já estar mais consolidado lá fora, eu ainda "confio" mais nas edições estrangeiras - no sentido de realmente ter em mãos os textos integrais e tudo o mais.

12. Eu amo pockets, e adoro as edições da Martin Claret. Mas desde que foram lançados, os da Companhia de Bolso estão roubando esse lugar - acho as capas lindas. A única editora que estraga o conceito de pockets no Brasil é mesmo a Martin Claret

13. Livros de bolso são excelentes. Gosto particularmente da L&PM, pois, a meu ver, é uma das poucas que se preocupa de fato com o barateamento e a conseqüente disponibilização facilitada dos livros.

Editoras como 'Companhia da Letras' e 'Record', embora também façam um ótimo trabalho, parecem não dar grandes atenções ao fator "preço", que deveria ser um dos prioritários. Todos os livros da primeira supracitada, exceto livros muito pequenos como 'Sonetos' do Vinicius de Moraes, custam em torno de R$20, preço um pouco picante para uma edição de bolso.

A 'Martin Claret', como já disseram, faz capas muito toscas e plagia traduções, porém, infelizmente, alguns livros apenas são facilmente encontrados nessa editora. Um exemplo é "Os Irmãos Karamázov", que, antes de ser publicada magnificamente pela 'Editora 34', eu apenas encontrava através da Martin Claret. ¬¬

14. imported_Daniel_

imported_Daniel_ Usuário

Sim, Companhia de Bolso. E eu também me sinto satisfeito com as obras que tenho. Pelo menos Baudolino me pareceu excelente.

Bom gente... Até hoje só os da BesBolsto estão mais caros, me lembro que Vidas Paralelas de Alexandre e César eu paguei treze reais e cinquenta reais (tá nos site da saraiva).

Apesar de tudo é um bom negócio, eu acho. Precisei urgentemente de um texto de Ruy Castro, Chega de Saudade, nesse ano... E a versão dele me saiu por vinte reais e seis reais, ao passo que a outra era por sessenta reais. (Espero que lancem o o livro continuação, A Onda que se Ergueu no Mar pela mesma coleção...)

15. Koiti

Koiti Usuário

Eu gosto das edições de bolso por causa do preço e porque é fácil de carregar.

Tenho vários da L&PM Pocket e da Companhia de Bolso.

Da BestBolso, só tenho "Suave é Noite" que comprei num sebo por 8 reais, mas pretendo comprar "A peste" e "A queda", do Camus.

A Ediouro lançou o selo Pocket Ouro, mas alguns títulos estão
    com quase o mesmo preço da edição normal.
    Quando Nietzsche Chorou, por exemplo:
    ediçao normal - 26,80 [site da livraria cultura]
    Pocket Ouro - 24,90
    É que a edição normal está em promoção, o preço era 49,90 portanto a edição de bolso sairia pela metade do preço.

16. alrob

alrob Usuário

Prefiro as de bolso, são bem práticas, além de serem + baratas.

E uma coisa que tenho percebido, tirando a L&PM, a novas editoras no ramo simplesmente reduzem o tamanho do livro original para um formato pocket.

Mas pocket pra ser barato mesmo, deveria ser em formato de papel jornal como nos USA. Seria uma maravilha!

17. Fernando Giacon

Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

Orra, eu acho muito bacana essa de livros de bolso. Aqui em casa minha mãe tem alguns, bem velhinhos por sinal, mas não devem em nada pra um livro comum. Tem um que o preferido dela, é sobre uma história de amor...hmm, quando eu lembrar o nome eu posto aqui.

18. mitsuki

mitsuki Usuário

Tem muito livros de bolso aqui em casa, da Coleção Universidade de Bolso da Ediouro. O bom é que são bem mais fáceis de carregar do que outros livros, realmente dá para levar em uma bolsa xD

19. imported_Capitu

imported_Capitu Usuário

Eu gosto muito dos livros de bolso, como já disse alguém "faz muita diferença no bolso $".Tenho alguns livros da Martin Claret, as capas são mesmo um horror, mas você consegue encontrar´quase todos os clássicos nessa editora, infelizmente tem o lance do plágio né?!

20. Hérmia

Hérmia Usuário

Eu tb gosto porque, além de não fazer volume na bolsa, é bom para o bolso..
    Mas conheço gente que tem vergonha de ler eum lugar público este formato.
    Eu sou sem-vergonha nenhuma....

Compartilhar