• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

livros com diversos focos narrativos

Olá, não sei se o título do tópico descreve o que procuro. Vou tentar ser mais claro. Gostaria de saber livros que contam diversas histórias em uma, com diversos subenredos, personagens aparentemente desconexos em histórias que se cruzam.

No cinema, poderia citar crash, Babel, Amores Brutos e outros filmes no estilo - em que praticamente não há um personagem principal, mas várias histórias interligadas.

Alguém poderia me ajudar?
 
Nossa, no cinema tem várias mesmo. Acrescentaria aí Magnólia.

Talvez "O Homem do Castelo Alto", do Philip K. Dick? A história tem várias personagens, que se ligam direta ou indiretamente umas com as outras... acho que se encaixaria no que você quer. A cada hora o livro muda o foco de personagem em personagem...
 
eu recomendaria Confie em Mim, de Harlan Corben. é policial, onde todos os personagens estao ligados de uma maneira ou de outra, e praticamente todos os pontos de vista sao explorados
 
A sombra da guilhotina - Hilary Mantel. E além de cruzar várias histórias, ela muda totalmente o estilo da narrativa....genial
 
Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez com tantos Josés Arcadio e Aurelianos;

O Jogo da Amarelinha de Julio Cortazar e as idas e voltas de páginas e capítulos;

Vida - Modo de usar de Georges Perec.
 
Ouvi dizer que Dublinenses do Joyce é assim também, mas ainda não li. Alguém confirma?
 
O paraíso é bem bacana - André Sant'Anna
Os detetives selvagens e 2666 - Roberto Bolaño
 
Manu M. disse:
Ouvi dizer que Dublinenses do Joyce é assim também, mas ainda não li. Alguém confirma?

É um livro de contos, então fica errado dizer que tem vários focos narrativos... Mesmo porque não tem mesmo. O Ulisses sim tem vários focos narrativos, com fluxos de consciência de vários personagens ao mesmo tempo e influenciando uns aos outros. O capítulo dos Rochedos Flutuantes é uma espécie disso, com várias partes separadas que contam a vida e os pensamentos de personagens amiúdes (além dalguns principais) (esse capítulo é também tido como o "mini-Ulisses")
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo