• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros a Se Considerar

Falassion

Usuário
Olá, olá, olá.

Bem, queria saber, além do "quadrado mágico" (Ô terminho..) formado por O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor Dos Anéis e Contos Inacabados, que livros vocês consideram bons para um bom estudo sobre Tolkien? Vale desde citar "As Cartas" e "HoME" até citar livros de outros autores, mas que sejam bons o suficiente.

Meu objetivo com o tópico é meio que "divulgar" livros, mesmo que estrangeiros, que são tão bons que mereçam uma recomendação aos queridos usuários.

Obrigado.
 
Bom, eu só conheço esses outros que você citou mesmo (para complementar).


Eu recomendo As Cartas e os 12 HoMEs (é essa a quantia?).

Não sei se isso foi um apanhado que fizeram ou se realmente é um livro... mas alguém sabe sobre Dúvendor, um tributo a Tolkien.

Já achei vários e-books a respeito e queria saber... se tem como eu achar esse livro ou é apenas pirataria.
 
.{Ascagalad}. disse:
Não sei se isso foi um apanhado que fizeram ou se realmente é um livro... mas alguém sabe sobre Dúvendor, um tributo a Tolkien.

Já achei vários e-books a respeito e queria saber... se tem como eu achar esse livro ou é apenas pirataria.
A Dúvendor era (não sei se ainda etsá no ar) um site sobre Tolkien criado e mantido pelo Daniel "Mithrandir", do Rio Grande do Sul. Um ótimo site, com muita coisa interessante.
 
Os membros da Dúvendor que traduziram muitas cartas de Tolkien, como aconteceu aqui na Valinor, e podem ser encontradas no site deles.

E sim, as Cartas e as HoMEs são livros.
 
- The History of Middle-earth (12 volumes) (J. R. R. Tolkien; Christopher Tolkien, ed.)
- As Cartas de J. R. R. Tolkien (J. R. R. Tolkien; Humphrey Carpenter, ed.)
- The Annotated Hobbit (J. R. R. Tolkien; Douglas A. Anderson, ed.)
- The Monster and the Critics (J. R. R. Tolkien; Christopher Tolkien, ed.)
- J. R. R. Tolkien: A Biography (Humphrey Carpenter)
- The Road to Middle-earth (Tom Shippey)
- J. R. R. Tolkien: Author of the Century (Tom Shippey)
- The Lord of the Rings: A Reader’s Companion (Wayne G. Hammond e Christina Scull, eds.)
- Tolkien’s Legendarium: Essays on The History of Middle-earth (Verlyn Flieger e Carl F. Hostetter, eds.)
- Splintered Light: Logos and Language in Tolkien’s World (Verlyn Flieger)
- A Question of Time: J. R. R. Tolkien’s Road to Faërie (Verlyn Flieger)
- Interrupted Music: The Making of Tolkien’s Mythology - (Verlyn Flieger)
- Tolkien Studies: An Annual Scholarly Review (Michael C. Drout, Verlyn Flieger e Douglas A. Anderson, eds.) - 3 volumes até o momento (2004-2006)
- Tolkien and the Great War: The Threshold of Middle-earth (John Garth)

Esses são os melhores que existem até o momento.
 
*Olha pro perfil aí do lado* Olha, um compatriota gaúcho! \o/

Puxa, que lista. o_O

E, além do Cartas, tem previsão de lançamento por aqui de algum deles?
 
Não, embora a biografia oficial do Carpenter deva ser retraduzida num futuro próximo.
 
Pandatur disse:
A Dúvendor era (não sei se ainda etsá no ar) um site sobre Tolkien criado e mantido pelo Daniel "Mithrandir", do Rio Grande do Sul. Um ótimo site, com muita coisa interessante.

É uma pena, mas acho que depois de 14 meses sem atualização é difícil dizer que o site ainda esteja vivo :|
 
Embora a autora tenha seguido todas as descrições possíveis encontradas nos livros para criar os mapas, ainda assim algumas coisas (sobre as quais não há descrições exatas) são pura especulação da parte dela. Mas não deixa de ser um esforço válido.
 
É, o Atlas é bem legal... Achei bem fiel com as descrições... Mas é claro que não dá pra fazer só por descriçãop, né^... Mas achei coerente as 'especulações'. Eu consultava ele sempre quando li o Silmarillion. Muito legal...
 
Melmaegwen disse:
É, o Atlas é bem legal... Achei bem fiel com as descrições... Eu consultava ele sempre quando li o Silmarillion. Muito legal...

Com certeza é legal e uma iniciativa original e muito bem vinda, eu tenho o original em inglês e realmente o acho muito útil.

O que o pessoal quer dizer é que nem todas as informações dali são válidas ou plenamente verificáveis, e não devem ser tomadas sem um certo grau de cuidado.
 
Aham... Sim, de vez em quando tem que considerar que ela deu margem a uma 'invenção' para 'completar' as descrições e consolidar o Atlas. Mas é isso mesmo que vc disse, Deriel. Tem que considerar algumas coisas mesmo... é, continua sendo útil^^
 
Por favor, já que estamos no assunto: vocês sabem onde se pdoe comprar um destes? Porque as livrarias que olhei aqui na minha cidade... Necas de pitibiribas.

E o preço? O fato de ser um Atlas amedronta um pouco.. o_O
 
Certamente... a internet é o lugar pra se comprar!!! Tem o que quer que vc procure!! E fica atento pras promoções de frete grátis!! hehehe Tem algumas rolando aí!!:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo