1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livro do jornalista Ricardo Amaral aborda trajetória de Dilma Rousseff

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elessar Hyarmen, 15 Mar 2012.

1. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Durante a campanha de Dilma Rousseff para a Presidência da República, o jornalista Ricardo Batista Amaral, então trabalhando na assessoria dela, ouviu a seguinte frase durante uma entrevista: “O mundo mudou, o Brasil mudou e eu mudei. Mas nunca mudei de lado.” A partir dessa declaração de Dilma, Amaral começou a pensar em contar a trajetória da presidente.

“Havia percebido que a imagem que as pessoas tinham dela havia sido formada a partir de três pontos: a luta contra a ditadura (enfatizada com a foto, então inédita, do interrogatório em 1970, que estampa a contracapa da publicação), a luta contra o câncer e seu papel como uma gestora forte e eficaz”, conta ele.

Dilma eleita, Amaral, que trabalhou um ano ao lado dela, tirou o time de cena. Passou o primeiro ano do governo dela entrevistando (cerca de 50 pessoas) e pesquisando, trabalho que resultou no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    A vida quer é coragem – A trajetória da primeira presidenta do Brasil. O jornalista político, mineiro radicado há quase 30 anos em Brasília, volta hoje a BH para noite de autógrafos na Livraria Mineiriana.

Amaral diz que seu trabalho passa ao largo de uma biografia não autorizada. “Não é um livro partidário, mas não escondo minha admiração por ela. Na verdade, trata-se de uma grande reportagem, que é como ganho a vida, pois traz o processo histórico que levou à eleição da primeira presidente do Brasil”, explica. O
    entrevistou familiares, amigos e companheiros de Dilma. No entanto, ela não foi procurada por Amaral. “Optei por manter certa distância em relação ao discurso oficial. Dessa maneira, deixei claro que esse livro traz a minha visão.”

Contexto A narrativa é cronológica. Na parte inicial, Belo Horizonte, onde Dilma começou sua militância durante a ditadura militar, tem destaque. “Esse período da história do Brasil é marcado por estereótipos. Não quis fazer julgamento de nada, e sim apresentar o contexto para que o leitor fizesse seu próprio juízo. Era
    reconstituir o ambiente social, cultural e afetivo em que ela foi criada. Para mim, essa parte foi uma das mais prazerosas do projeto, pois sempre quis escrever sobre a minha cidade”, revela o jornalista.

Sobre esses primeiros anos de Dilma – da vida no Bairro São Pedro ao Colégio Estadual Central –, Amaral conversou com o compositor Márcio Borges, o cineasta Helvécio Ratton e o ex-deputado Nilmário Miranda, bem como o primeiro marido dela, Cláudio Galeno, que hoje mora na Nicarágua. Ele também entrevistou o segundo marido, o advogado gaúcho Carlos Araújo, companheiro de militância e de PDT.

“É importante os jovens entenderem que a vitória da Dilma não é um raio no céu azul. Mesmo que a Presidência não tenha sido seu objetivo, pois nunca havia pensado nisso até 2008, ela tem opções políticas muito claras desde jovem”, observa o autor. Amaral buscou como recurso narrativo entrelaçar dados da vida pessoal de Dilma Rousseff com a história do país nos últimos 50 anos. “Seja de maneira local, regional ou nacional, em todos os momentos ela teve participação na história brasileira”, lembra.

Para Amaral, a escolha de Dilma para suceder Lula não foi opção pessoal do ex-presidente, como muitos acreditam. “Acho que foi uma escolha natural, pois a contribuição dela para o governo Lula foi fundamental”, conclui.

Optei por manter certa distância em relação ao discurso oficial. Dessa maneira, deixei claro que o livro traz a minha visão
    diz,Ricardo Amaral, jornalista

Fonte:

__________________________________________________________________________________________________________________

Não sei se é exatamente aqui que posta este tópico ou se é na política.

Para os admiradores da Dilma, talvez seja um livro interessante de ter.

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Mercúcio

Mercúcio Well-Known Member

"A vida quer é coragem – A trajetória da primeira presidenta do Brasil"

Bom, vou me guiar pelo que foi postado acerca do livro e correr os riscos por não ter ainda lido a obra...

A julgar pelo título, acho que sabemos o que esperar dessa obra. Isto é, nenhuma tentativa de isenção, nem de análise crítica e uma construção mítica em torno da figura de Dilma Rousseff. E esses textos tendem a construir uma trajetória de coerência, quando sabemos que na vida de uma pessoa multiplicam-se as tensões, os "acidentes", se assim podemos dizer. Acaba se organizando uma trajetória perfeitamente coerente. São os perigos da ilusão biográfica, apontados por Pierre Bourdieu. Além disso, boa parte do material colhido foi em entrevistas... o uso da memória como fonte requer maiores problematizações também, para uma análise mais segura. Posto que a memória é um princípio retroativo, em que a experiência passada é sempre reinterpretada em função de um presente, o imaginário em torno de "Dilma presidenta" condicionará a análise de toda a sua trajetória anterior... reforçando a ilusão de coerência de trajetória, de maneira teleológica. O que espero dessa obra é uma versão profundamente idealizada de uma trajetória política.

3. Ivo Basay®

Ivo Basay® Banned

Concordo plenamente com Timewolf espero o mesmo desse livro tb!

4. Éomer

Éomer Well-Known Member

Edita aí por favor, fonte preta é impossível de ler para quem usa o Telperion.

Compartilhar