• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Livro defende que ciências sociais são reféns de conceitos teóricos

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Acaba de sair, pela editora Topbooks, um livro capaz de balançar o coreto acadêmico das ciências sociais.

Provocativo desde o título, "O Fetichismo do Conceito", do sociólogo Luís de Gusmão, 56, professor da UnB (Universidade de Brasília), cutuca vacas sagradas da sociologia e da história ao defender que a pesquisa nessas áreas, especialmente na primeira, é escrava dos conceitos teóricos e descolada da vida real.

O uso de linguagem obscura e de jargões inúteis é colocado pelo autor como sintoma dessa veneração a termos herméticos, cunhados para resumir sistemas de pensamento considerados novos.

Gusmão puxa a orelha de mitos universais da academia, como o francês Pierre Bourdieu (1930-2002) e o alemão Jürgen Habermas, e espeta brasileiros célebres como Florestan Fernandes (1920-1995) e Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982).

A reportagem é de Fabio Victor, publicada na edição deste sábado (16) da Folha. A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

12167594.jpeg

OS ALVOS DE GUSMÃO Acadêmicos criticados em "O Fetichismo do Conceito"​

Fonte
 
Última edição por um moderador:
Sinceramente? Não sei se vocês sabem, mas sou perdidamente apaixonada por Ciências Sociais. Antes de tentar o processo seletivo para o mestrado, eu estava em dúvida se fazia mestrado ou prestava vestibular para Ciências Sociais (que é uma das minhas paixões). Já li todos os carinhas citados neste trequinho, e discordo do Luís de Gusmão. Toda área tem profissionais que ficam focalizados apenas nos termos conceituais. Todo estudioso trabalha, sim, com questões conceituais, mas daí a dizer que esses autores desconhecem prática, me parece birra do Gusmão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo