1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Livro defende que ciências sociais são reféns de conceitos teóricos

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 16 Jun 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Acaba de sair, pela editora Topbooks, um livro capaz de balançar o coreto acadêmico das ciências sociais.

    Provocativo desde o título, "O Fetichismo do Conceito", do sociólogo Luís de Gusmão, 56, professor da UnB (Universidade de Brasília), cutuca vacas sagradas da sociologia e da história ao defender que a pesquisa nessas áreas, especialmente na primeira, é escrava dos conceitos teóricos e descolada da vida real.

    O uso de linguagem obscura e de jargões inúteis é colocado pelo autor como sintoma dessa veneração a termos herméticos, cunhados para resumir sistemas de pensamento considerados novos.

    Gusmão puxa a orelha de mitos universais da academia, como o francês Pierre Bourdieu (1930-2002) e o alemão Jürgen Habermas, e espeta brasileiros célebres como Florestan Fernandes (1920-1995) e Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982).

    A reportagem é de Fabio Victor, publicada na edição deste sábado (16) da Folha. A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    OS ALVOS DE GUSMÃO Acadêmicos criticados em "O Fetichismo do Conceito"​

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
    Última edição por um moderador: 7 Nov 2012
  2. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Sinceramente? Não sei se vocês sabem, mas sou perdidamente apaixonada por Ciências Sociais. Antes de tentar o processo seletivo para o mestrado, eu estava em dúvida se fazia mestrado ou prestava vestibular para Ciências Sociais (que é uma das minhas paixões). Já li todos os carinhas citados neste trequinho, e discordo do Luís de Gusmão. Toda área tem profissionais que ficam focalizados apenas nos termos conceituais. Todo estudioso trabalha, sim, com questões conceituais, mas daí a dizer que esses autores desconhecem prática, me parece birra do Gusmão.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar