• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livro de Tengwar - Consulta Popular

Deriel

Administrador
Como eu anunciei rapidamente estarei lançando um livro de Tengwar, mais exatamente "Tengwar - o Alfabeto dos Elfos de J.R.R. Tolkien" no início de julho. Eu estou com o conteúdo dele estruturado: serão três línguas (Sindarin, Quenya e Português... se sobrar espaço talvez Inglês também).

O que vocês desejariam ver em um livro de Tengwar? O que vocês gostariam que fosse enfatizado?
 
rpz...
questão de ditongo...
pontuação (. : ; ... ! ? etc)
acentos (^ ` ´ etc)
e uma parada lah... acho que nasalização.. (seNhor... assiNaturas... cama... ai tipo... cama = cãma ou câma sei lah... isso que eu nao sei bem nas tengwar...)
eh isso =D
espero ter ajudado...
bjuss =**
 
Ok, faço um só pra você, deve sair meio caro, pois vai aumentar o númeor de páginas, mas faço sim o Curso de Quenya usando MTP :mrgreen:
 
oi
será que seu livro terá um enfoque em fonética e fonologia. seria demais!!!
além de conhecer as palavras, ainda saber como pronunciá-las...
eu tenho, também, uma grande dúvida sobre a palavra Aníron. eu, particularmente, tenho algo importante sobre esta palavra e gostaria de maiores informações.
valeu.
 
Na verdade não sei em quê se poderia dar ênfase. Mas acho que o melhor é que cada assunto (nasalização, ditongo, etc) possua um bocado de exemplos para o leitor, o que já é de grande ajuda.
Outra coisa que seria legal, é colocar a história interna do Tengwar, ou seja, a história desse "alfabeto" dentro das obras Tolkienianas no livro também, mesmo que ela já esteja presente nos apêndices de SdA.
 
Pandatur disse:
Na verdade não sei em quê se poderia dar ênfase. Mas acho que o melhor é que cada assunto (nasalização, ditongo, etc) possua um bocado de exemplos para o leitor, o que já é de grande ajuda.
Outra coisa que seria legal, é colocar a história interna do Tengwar, ou seja, a história desse "alfabeto" dentro das obras Tolkienianas no livro também, mesmo que ela já esteja presente nos apêndices de SdA.

Era o que eu ia sugerir. A história interna dos tengwar!
 
Pandatur disse:
Na verdade não sei em quê se poderia dar ênfase. Mas acho que o melhor é que cada assunto (nasalização, ditongo, etc) possua um bocado de exemplos para o leitor, o que já é de grande ajuda.
Outra coisa que seria legal, é colocar a história interna do Tengwar, ou seja, a história desse "alfabeto" dentro das obras Tolkienianas no livro também, mesmo que ela já esteja presente nos apêndices de SdA.
Tá legal. Valeu ter respondido rapidinho.
Eu aprecio a língua desde que um aigo que é tri fã também, fez meu nome em Tengwar, com direito a todas as voltinhas, pontinhos e com uma perfeição incrível.
Queria que vocês vissem!!!
tchauzinho...
 
Helin disse:
Tá legal. Valeu ter respondido rapidinho.
Eu aprecio a língua desde que um aigo que é tri fã também, fez meu nome em Tengwar, com direito a todas as voltinhas, pontinhos e com uma perfeição incrível.
Queria que vocês vissem!!!
tchauzinho...
Mas eu não respondi nada que você perguntou. Só dei minha sugestão para o livro, como o Deriel pediu.
 
Olá a todos!

Bem Deriel, acho que seria interessante dar uma atenção maior para as nasalizações do MTP. Deixar bem claro, de modo que fiquemos com menos dúvidas possível.

Grato,
Ecthelion, de Alcarost :mrgreen:
 
Eu acho que seria muito bom se o enfoque primário fosse no MTP. Gostaria que as modificações sugeridas pelo Tilion na lista Lambendili há um bom tempo atrás fossem consideradas (suponho que serão), como o T de tia e o D de dia utilizando Súle e Anto. Mas concordo com a maioria de que uma ênfase nas nasalizações é importantíssimo.

Ah, se possível, utilize uma fonte IPA para exemplificar os fonemas! Às vezes fica difícil saber como é que se pronuncia uma palavra só pelo exemplo. E não esqueça do caso do H de Hyarmen e do H de Ohtar no Quenya! No primeiro caso é utilizado o Hyarmen, no último o Aha. Uns exemplos da influência das formas originais das palavras em como são escritas no modo Quenya também seriam bem-vindas.


Tenn' enomentielva!
 
Slicer disse:
Eu acho que seria muito bom se o enfoque primário fosse no MTP. Gostaria que as modificações sugeridas pelo Tilion na lista Lambendili há um bom tempo atrás fossem consideradas (suponho que serão), como o T de tia e o D de dia utilizando Súle e Anto. Mas concordo com a maioria de que uma ênfase nas nasalizações é importantíssimo.

Já falei com o Deriel sobre isso. Ele ficou de dar uma olhada. :wink:

Ah, se possível, utilize uma fonte IPA para exemplificar os fonemas!

As fontes do IPA representam fones, ou seja, a transcrição fonética dos sons. Os fonemas são as letras como as escrevemos aqui. :mrgreen:
 
:disgusti:
Você sabe que eu estou enferrujado...
Mas tudo bem, o puxão-de-orelha é válido.
 
Bom, se haverá um capítulo ensinando passo-a-passo a escrita do Tengwar, como no site onde a gente baixa a fonte utilizada no MTP, eu não sei, mas seria bom, em português...

E posso até está sendo ingênuo em sugerir, mas um índice remissivo seria mt trabalho? É pq pode ter gente perdida com termos e "códigos" que pareçam mt técnicos do que realmente são....

Espero ter contribuido.
 
Ouvi certa vez uma explicaçào do cisne que dizia que o tengwar representam os sons e que têm relações com a grafia, já que a escrita de certos grupos sonoros tem elementos parecidos. Então, um determinado tengwar não foi feito para o v ou para o s, mas para o som mais fechado que é produzido de determinado modo, ou para um som aspirado não-sei-o-que-lá. Queria que isso estivesse explicado direitinho, e que o livro fosse profundo.
 
Muito bons os toques que o pessaol tá dando aqui. Realmente, a parte da pronúncia no quenya, e dos ditongos e nazalisações no português poderiam ser mais aprofundados e com muitos exemplos, exemplos ajudam MUITO, vocês não têm idéia :P

Agora, sei que é pedir de mais, mas é que eu me lembro de um documento da Dúvendor falando sobre as tengwar e a caligrafia. Poderia ser dado um toque na caligrafica das tengwar? Pra quem gosta de escrever manualmente é muito interessante ;)


Se eu me lembrar de mais alguma coisa eu ponho aqui! Abraços!

100+ 8-)
 
Acho que deveria ser dado um grande enfoque em exemplos. Em especial em palavras complexas, como aquelas onde junta-se nasalização, ditongos, x, s, e outras letras com diferentes sons.

Poderiam também dar exemplos de textos longos transcritos em tengwar, para o treino na leitura.

Espero também que se tome bastante cuidado com estes exemplos e não se cometa alguns erros, como os existentes na versão atual do MTP.
 
Estamos antenados então pois a primeira coisa que fiz ao começar o livrinho foi simplificar as regras de nasalização e ditongos. Cada uma delas pode ser expressa em menos de uma linha. Também já tenho a seção de pontuação e numeração.
 
O que muita gente tem me pedido é mais informações de como escrever em Tengwar. Acho que o livro tem que sr sobre isso.

:)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo