1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livro de Tengwar - Consulta Popular

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Deriel, 10 Mar 2005.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Como eu anunciei rapidamente estarei lançando um livro de Tengwar, mais exatamente "Tengwar - o Alfabeto dos Elfos de J.R.R. Tolkien" no início de julho. Eu estou com o conteúdo dele estruturado: serão três línguas (Sindarin, Quenya e Português... se sobrar espaço talvez Inglês também).

    O que vocês desejariam ver em um livro de Tengwar? O que vocês gostariam que fosse enfatizado?
     
  2. TheThality

    TheThality Usuário

    rpz...
    questão de ditongo...
    pontuação (. : ; ... ! ? etc)
    acentos (^ ` ´ etc)
    e uma parada lah... acho que nasalização.. (seNhor... assiNaturas... cama... ai tipo... cama = cãma ou câma sei lah... isso que eu nao sei bem nas tengwar...)
    eh isso =D
    espero ter ajudado...
    bjuss =**
     
  3. Enerdhil

    Enerdhil Usuário

    O curso de Quenya em Tengwar... :mrgreen:
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Ok, faço um só pra você, deve sair meio caro, pois vai aumentar o númeor de páginas, mas faço sim o Curso de Quenya usando MTP :mrgreen:
     
  5. Helin

    Helin Usuário

    oi
    será que seu livro terá um enfoque em fonética e fonologia. seria demais!!!
    além de conhecer as palavras, ainda saber como pronunciá-las...
    eu tenho, também, uma grande dúvida sobre a palavra Aníron. eu, particularmente, tenho algo importante sobre esta palavra e gostaria de maiores informações.
    valeu.
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Na verdade não sei em quê se poderia dar ênfase. Mas acho que o melhor é que cada assunto (nasalização, ditongo, etc) possua um bocado de exemplos para o leitor, o que já é de grande ajuda.
    Outra coisa que seria legal, é colocar a história interna do Tengwar, ou seja, a história desse "alfabeto" dentro das obras Tolkienianas no livro também, mesmo que ela já esteja presente nos apêndices de SdA.
     
  7. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Era o que eu ia sugerir. A história interna dos tengwar!
     
  8. Helin

    Helin Usuário

    Tá legal. Valeu ter respondido rapidinho.
    Eu aprecio a língua desde que um aigo que é tri fã também, fez meu nome em Tengwar, com direito a todas as voltinhas, pontinhos e com uma perfeição incrível.
    Queria que vocês vissem!!!
    tchauzinho...
     
  9. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Mas eu não respondi nada que você perguntou. Só dei minha sugestão para o livro, como o Deriel pediu.
     
  10. Ecthelion ¥

    Ecthelion ¥ Usuário

    Olá a todos!

    Bem Deriel, acho que seria interessante dar uma atenção maior para as nasalizações do MTP. Deixar bem claro, de modo que fiquemos com menos dúvidas possível.

    Grato,
    Ecthelion, de Alcarost :mrgreen:
     
  11. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Eu acho que seria muito bom se o enfoque primário fosse no MTP. Gostaria que as modificações sugeridas pelo Tilion na lista Lambendili há um bom tempo atrás fossem consideradas (suponho que serão), como o T de tia e o D de dia utilizando Súle e Anto. Mas concordo com a maioria de que uma ênfase nas nasalizações é importantíssimo.

    Ah, se possível, utilize uma fonte IPA para exemplificar os fonemas! Às vezes fica difícil saber como é que se pronuncia uma palavra só pelo exemplo. E não esqueça do caso do H de Hyarmen e do H de Ohtar no Quenya! No primeiro caso é utilizado o Hyarmen, no último o Aha. Uns exemplos da influência das formas originais das palavras em como são escritas no modo Quenya também seriam bem-vindas.


    Tenn' enomentielva!
     
  12. Tilion

    Tilion Administrador

    Já falei com o Deriel sobre isso. Ele ficou de dar uma olhada. :wink:

    As fontes do IPA representam fones, ou seja, a transcrição fonética dos sons. Os fonemas são as letras como as escrevemos aqui. :mrgreen:
     
  13. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    :disgusti:
    Você sabe que eu estou enferrujado...
    Mas tudo bem, o puxão-de-orelha é válido.
     
  14. Luciano Moda

    Luciano Moda Usuário

    Bom, se haverá um capítulo ensinando passo-a-passo a escrita do Tengwar, como no site onde a gente baixa a fonte utilizada no MTP, eu não sei, mas seria bom, em português...

    E posso até está sendo ingênuo em sugerir, mas um índice remissivo seria mt trabalho? É pq pode ter gente perdida com termos e "códigos" que pareçam mt técnicos do que realmente são....

    Espero ter contribuido.
     
  15. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Deveria ter as concordâncias, pontualões, acentos, ditongos e palavras juntas (nh, ch, sh, sc...)
     
  16. Ouvi certa vez uma explicaçào do cisne que dizia que o tengwar representam os sons e que têm relações com a grafia, já que a escrita de certos grupos sonoros tem elementos parecidos. Então, um determinado tengwar não foi feito para o v ou para o s, mas para o som mais fechado que é produzido de determinado modo, ou para um som aspirado não-sei-o-que-lá. Queria que isso estivesse explicado direitinho, e que o livro fosse profundo.
     
  17. Phreddie Cadarn

    Phreddie Cadarn Sempre no limbo.

    Muito bons os toques que o pessaol tá dando aqui. Realmente, a parte da pronúncia no quenya, e dos ditongos e nazalisações no português poderiam ser mais aprofundados e com muitos exemplos, exemplos ajudam MUITO, vocês não têm idéia :P

    Agora, sei que é pedir de mais, mas é que eu me lembro de um documento da Dúvendor falando sobre as tengwar e a caligrafia. Poderia ser dado um toque na caligrafica das tengwar? Pra quem gosta de escrever manualmente é muito interessante ;)


    Se eu me lembrar de mais alguma coisa eu ponho aqui! Abraços!

    100+ 8-)
     
  18. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Acho que deveria ser dado um grande enfoque em exemplos. Em especial em palavras complexas, como aquelas onde junta-se nasalização, ditongos, x, s, e outras letras com diferentes sons.

    Poderiam também dar exemplos de textos longos transcritos em tengwar, para o treino na leitura.

    Espero também que se tome bastante cuidado com estes exemplos e não se cometa alguns erros, como os existentes na versão atual do MTP.
     
  19. Deriel

    Deriel Administrador

    Estamos antenados então pois a primeira coisa que fiz ao começar o livrinho foi simplificar as regras de nasalização e ditongos. Cada uma delas pode ser expressa em menos de uma linha. Também já tenho a seção de pontuação e numeração.
     
  20. Ispaine/Estus

    Ispaine/Estus Ohtari Parmaron

    O que muita gente tem me pedido é mais informações de como escrever em Tengwar. Acho que o livro tem que sr sobre isso.

    :)
     

Compartilhar