• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livro de Adolf Hitler (Mein Kampf) é adaptado para mangá

Palazo

Mafioso Literário
meinkampfmanga.jpg


Mein Kampf (”Minha luta”), o famoso livro autobiográfico e doutrinário de Adolf Hitler, foi adaptado para uma versão em mangá. A responsável é a editora japonesa East Press.

A HQ é uma adaptação do livro dentro da típica linguagem dos quadrinhos japoneses, e já vendeu 45 mil exemplares no país, segundo a editora (o número é consideravelmente baixo para o mercado japonês). Em entrevista ao jornal Asahi Shimbun, um representante da East Press diz que “é um livro famoso, mas poucos o leram. Acredito que é material de estudo sobre Hitler, um homem que é sinônimo de demônio, e sobre o pensamento que o levou à tragédia”.

Autoridades do estado alemão da Bavária – que detém os direitos autorais sobre o livro, mesmo que a Alemanha tenha banido a obra desde 1945 – manifestaram seu desagrado com o mangá. Também ao Asahi Shimbun, dizem: “Temos problemas com o mangá como uma mídia apropriada para a apresentação crítica deste conteúdo problemático”.

A Bavária retém os direitos sobre a obra até 2015, e é contra sua publicação em qualquer idioma – mesmo que editores, inclusive judeus, solicitem a publicação de versões comentadas da obra para contextualizar seu texto “perigoso”.

manganazista1.jpg
Fonte: Literatsi
 
Pelo que li, outros clássicos também vão virar (ou já viraram) mangás... é o caso de O Capital, de Karl Marx, Crime e Castigo, de Dostoiévski, Fausto, de Goethe, Rei Lear, de Shakespeare, Guerra e Paz, de Tólstoi, Os Miseráveis, de Victor Hugo, e O Desespero Humano e Doença até a Morte, do teólogo e filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard.
 
Já falo que japoneses têm problemas. Quem em sã conciência colocaria isso nas lojas? Eu não sou contra, nem um pouco. Mas com todo esse "melhor solução é não falar sobre isso" que acompanha Hitler, só japoneses para fazerem um manga sobre a obra do cara!



Apesar que eu sempre tive muita vontade de ler esse livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo