1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

LIVRO DAS CITAÇÕES, O

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Zuleica, 2 Jul 2008.

  1. Zuleica

    Zuleica Usuário

    ... O livro das citações está estruturado em quatro grandes temas: o uso da linguagem; a busca do saber; a conduta individual e a ética cívica. Ao longo de 36 capítulos ...

    - Um breviário de idéias replicantes
    Autor: Eduardo Giannetti
    Capa: Kiko Farkas/ Máquina Estúdio, Thiago Lacaz / Máquina Estúdio
    Páginas: 464
    Formato: 14,00 x 21,00 cm
    Acabamento: Brochura
    Lançamento: 18/06/2008
    ISBN: 9788535912432

    À maneira de um cento ("mosaico literário") renascentista, este é um livro feito inteiramente de fragmentos de outros livros. O prefácio é uma coleção de citações sobre a inutilidade dos prefácios; a conclusão reúne passagens sobre a arte de concluir. Fruto de três décadas de garimpo, tudo nele é tomado de empréstimo - tudo foi cuidadosamente peneirado e pinçado de um patrimônio intelectual abrangendo distintas tradições e 25 séculos de contribuições à filosofia, ciência e literatura universais.

    Não se trata de uma simples coletânea de provérbios, aforismos ou ditos espirituosos. Trata-se, como define o subtítulo, de "um breviário de idéias replicantes": um livro que identifica um conjunto de feixes temáticos, junta pontos cruciais da árvore genealógica de cada um deles e ilustra com profusão de exemplos - verdadeiras famílias de indagações e conjecturas, reflexões e inquietações humanas - sua capacidade de propagação na história das idéias.

    O livro das citações está estruturado em quatro grandes temas: o uso da linguagem; a busca do saber; a conduta individual e a ética cívica. Ao longo de 36 capítulos, o leitor poderá perambular prazerosamente ao acaso, como na companhia de um amigo a quem se retorna, e encantar-se com coleções de citações encadeadas que nos levam da "ansiedade do tempo" ao "ponto de vista cósmico"; da "fome execranda do ouro" ao "feitiço da linguagem"; do "elogio do sono" a "amor, sexo, amizade"; de "a civilização entristece" aos "efeitos morais e intelectuais dos trópicos".

    Por que ler os clássicos? A resposta pode ser encontrada em cada página deste livro. Servindo-se com habilidade de milhares de fragmentos e fazendo da disposição ordenada dessa multiplicidade de trechos a matéria-prima de uma obra original, Eduardo Giannetti oferece ao leitor nada menos que um cosmos vivo de citações. Basta abrir O livro das citações ao acaso e desfrutar do prazer estético e cognitivo que emana do singular arranjo de peças deste luminoso mosaico.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    Por mais que tente se vender como "um breviário de idéias replicantes", eu ainda acho que livros de citações são perigosos. Tem gente que sai repetindo por aí só porque acha a frase estilosa, não porque de fato entendeu a mensagem passada. Aliás, sobre isso o Pips escreveu no nosso blog uns tempos atrás em um artigo bem legal: http://www.meiapalavra.com.br/wordpress/2008/05/28/frases-de-efeito/
     
  3. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    e em a coisa que muitas saõ tiradas de poemas maravilhosos que podiam ser lidos por inteiro...

    mas se for de um autor que vc já conhece bem, e tal, acho que não tem problemas...
     
  4. Zuleica

    Zuleica Usuário

    Esse conheço sim, e ele é um pesquisador dos melhores.
     

Compartilhar