• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura sobre o Egito

Essa é pra quem tá familiarizado com livros sobre o Egito...
Estou com alguns livros para ler de romance e de pesquisa real sobre o Egito...
Estou com dúvida se devo ler os de pesquisa primeiro ou se leio os romances e depois vou para os de pesquisa.
Os de romance são: Ramsés e Pedra da Luz, e os de pesquisa são: Pirâmides - Joyce Tyldesley e O Egito dos Faraós - Federico A. Arborico Mella.
Devo entrar no mundo real dos pesquisadores e depois ler os romances ou devo entrar no romance e depois ver o que era real e ficção??
Espero resposta hein moçada...
Abraços...
 
Re: Literatura Egípcia

acho melhor voce ver o real pois fica mais facil entender a ficcção
não li nenhum desses livros, mas recomendo Romances de uma Rainha do conde rochester que apesar do nome foi uma historia real muito antes das piramides de gizé

boa leitura
 
Re: Literatura Egípcia

puts...
até que enfim alguém respondeu!!!!
Blz algurus, vo dá uma olhada lá cara!!!
Abraços!!
 
Re: Literatura Egípcia

Quando começei a ler esses negocios do Egito, pra mim na verdade ficou bem melhor ler o livro primeiro, que no caso era de romance, do que pesquisar. Porque depois que eu li o livro eu fui pesquisando e vendo certos pontos que me ajudaram a entender melhor a historia. Mas ai fica a criterio de cada um, pra mim dá na mesma.
Agora estou com as Piramides de Napoleao. Nao cheguei ainda na parte que menciona mais o Egito mas está sendo legal...
 
Re: Literatura Egípcia

Já ouviu falar dos Turcos? eles detonaram obras gregas, egípcias, romanas etc.
O que temos do Egito hoje é pesquisa posterior, novas informações podem ser descobertas contradizendo as que temos atualmente. Portanto filtre bem a informação que você recebe desses livros.
 
Re: Literatura Egípcia

Já ouviu falar dos Turcos? eles detonaram obras gregas, egípcias, romanas etc.
O que temos do Egito hoje é pesquisa posterior, novas informações podem ser descobertas contradizendo as que temos atualmente. Portanto filtre bem a informação que você recebe desses livros.

Com certeza, mas tenho de partir de algum ponto concorda?
 
Re: Literatura Egípcia

Devo entrar no mundo real dos pesquisadores e depois ler os romances ou devo entrar no romance e depois ver o que era real e ficção??

Como estudante de História (ou seja, opinião bem parcial), recomendo ler primeiro os de pesquisa. O Frederico Mella passa um panorama bem geral do Egito Antigo sem chegar a ser chato (pra mim pelo menos), a Joyce eu não conheço.

Isso vai fundamentar sua percepção do cenário e do processo histórico-sócio-cultural.

Boa leitura!
 
Re: Literatura Egípcia

Blz moçada...Muito obrigado pela ajuda, mas ainda aceito mais sugestões de leitura sobre o povo egípcio...
Abraços!!
 
Re: Literatura Egípcia

Leia "O egpício" de Mikka Waltari. Muito bom. Sobre a tentativa de instauração de um culto monoteísta no Egito antigo.
Pode parecer meio ridículo, mas a Bíblia também traz algumas informações sobre o Egito.
Boa sorte.
 
Re: Literatura Egípcia

Concordo plenamente com o Jango. Leia "O Egípcio", do Mika Waltari. É fenomenal. Não faz o estilo best-seller de Ramsés e derivados, é um romance muito bem escrito e muito bonito, além de muito bem ambientado.

Quanto aos livros de pesquisa... Sei lá, eu adoro História, mas meu negócio mesmo é literatura, então eu diria para você mergulhar no bom romance primeiro e depois dar uma olhada em um pouco de pesquisa, só pra dar continuidade à sua leitura. E sempre tendo em mente que a História é constantemente revista, né, então nunca acredite muito no que você lê ;)

E boa sorte!
 
Re: Literatura Egípcia

Eu concordo que o "O Egípcio" é muito bom e bastante baseado no Egito da época da reforma monoteísta de Akhenáton, super legal mesmo. Ah, Lipetavares, eu também acho que você deve ler primeiro os didáticos, este "O Egito dos faraós" é bem interessante mesmo... É muita boa a iniciativa deste tópico, Lipetavares, saiba que qualquer informação que puder fornecer-lhe sobre o Egito, será para mim muito gratificante.
Que legal, pessoal, é muito bom saber que todos vocês gostam de história...
Em breve estarei criando um tópico sobre história antiga e medieval, ficaría honrado com a presença de todos vocês lá, será muito bom contar com as opiniões de pessoas tão esclaarecidas, té mais...
 
Re: Literatura Egípcia

Eu concordo que o "O Egípcio" é muito bom e bastante baseado no Egito da época da reforma monoteísta de Akhenáton, super legal mesmo. Ah, Lipetavares, eu também acho que você deve ler primeiro os didáticos, este "O Egito dos faraós" é bem interessante mesmo... É muita boa a iniciativa deste tópico, Lipetavares, saiba que qualquer informação que puder fornecer-lhe sobre o Egito, será para mim muito gratificante.
Que legal, pessoal, é muito bom saber que todos vocês gostam de história...
Em breve estarei criando um tópico sobre história antiga e medieval, ficaría honrado com a presença de todos vocês lá, será muito bom contar com as opiniões de pessoas tão esclaarecidas, té mais...

Vc sabe bastante coisa sobre história egípcia lobo??
 
Não diría bastante, mas eu pesquiso durante anos sobre o tema em questão (história egípcia), o que eu quis dizer foi apenas que meus parcos conhecimentos de egiptologia, estarão ao seu dispor, bem como de quem mais solicitar-me... Desculpe-me se meu oferecimento lhe pareceu arrogante, ou algo assim... E continue sempre se aprofundado em seus conhecimentos. Parabéns.
 
Última edição:
Não diría bastante, mas eu pesquiso durante anos sobre o tema em questão (história egípcia), o que eu quis dizer foi apenas que meus parcos conhecimentos de egiptologia, estarão ao seu dispor, bem como de quem mais solicitar-me... Desculpe-me se meu oferecimento lhe pareceu arrogante, ou algo assim... E continue sempre se aprofundado em seus conhecimentos. Parabéns.

Não foi isto que eu quis dizer naum lobo... Vc me entendeu errado!! Me desculpe!!
Só perguntei, pq se no caso afirmativo, eu ia pedir pra vc todo o material que vc tiver digital sobre o egito!!
Sacou?
 
Não foi isto que eu quis dizer naum lobo... Vc me entendeu errado!! Me desculpe!!
Só perguntei, pq se no caso afirmativo, eu ia pedir pra vc todo o material que vc tiver digital sobre o egito!!
Sacou?

Ah tá, então eu é que me desculpo! Fique sossegado, vou reunir um vasto acervo para lhe fornecer, mas reitero que apareça no topico sobre História Antiga & Medieval, precisamos de interessados em egiptologia. Vou lhe enviando aos poucos, é um material muito extenso, mas ficarei sim feliz em ajudá-lo. Falou...
 
Ah tá, então eu é que me desculpo! Fique sossegado, vou reunir um vasto acervo para lhe fornecer, mas reitero que apareça no topico sobre História Antiga & Medieval, precisamos de interessados em egiptologia. Vou lhe enviando aos poucos, é um material muito extenso, mas ficarei sim feliz em ajudá-lo. Falou...

Me passa o endereço do tópico e assim que vc tiver com o material pronto me fala que te dou meu email...
 
Me informei primeiro nos de pesquisa, depois passei para os romances...

a série Ramsés é maravilhosa, apesar de ser romanceada achei mto bem escrita.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo