• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura Slipstream (?)

Haleth

Sweet dreams
Olá, meiapalavreados!

Nessas andanças internético-literárias me deparei com isso aqui (wikipedia mesmo, rs):
Slipstream é um tipo de ficção fantástica ou não-realística que cruza as fronteiras convencionais de gênero entre a ficção científica/fantasia e a ficção literária convencional.

Histórico

O termo slipstream foi criado pelo escritor de cyberpunk Bruce Sterling, num artigo publicado originalmente em SF Eye #5, Julho de 1989. Ele escreveu: "...este é um tipo de escrita que simplesmente faz você se sentir muito estranho; o modo como viver no século XX faz você se sentir, se você é uma pessoa de certa sensibilidade". A ficção slipstream tem consequentemente sido citada como "a ficção da estranheza", a qual é uma definição tão clara quanto quaisquer outras em uso. Escritores de ficção científica como James Patrick Kelly e John Kessel, editores da Feeling Very Strange:The Slipstream Anthology, argumentam que a dissonância cognitiva está no coração do slipstream, e que este é menos um gênero do que um efeito literário, como horror ou comédia.

Classificação

O slipstream recai entre a ficção especulativa e a ficção convencional. Enquanto alguns romances slipstream empregam elementos de ficção científica ou fantasia, nem todos o fazem. O fa(c)tor comum que unifica estas composições literárias é algum grau de surreal, de não inteiramente real ou decididamente anti-real. Alguns autores que costumam ser classificados nesta corrente podem ter estilos tão diversos quanto os de Paul Auster, Margaret Atwood, Douglas Coupland, Angela Carter, Steve Erickson, Karen Joy Fowler, Robert F. Jones, Haruki Murakami, Christopher Priest, Steve Aylett, Jan Wildt, J. G. Ballard, Jorge Luis Borges e William S. Burroughs.

Os filmes Memento, Being John Malkovich e Intacto e as séries de TV Lost, Life on Mars e The Singing Detective poderiam ser considerados exemplos recentes de slipstream.

Por essa definição eu incluiria o Saramago no bolo também. E o Gabo. É que não sou lá tããão fã de literatura fantástica, mas, nesse tipo de segmentação eu me amarro completamente! =) Sem falar q amo Lost e gostei mt de Quero ser J.M., aí, pronto, fechou. É assim que quero escrever quando crescer. =P

Alguém já ouviu falar nisso e sabe me dizer mais? Ou isso é tudo baboseira de quem não tem mais o que dissecar?
 
Conheço esse tipo de ficção como ficção especulativa.

O famoso "E se..."

Em que se encaixam desde os suspenses de stephen king até Saramago.
É, sem dúvida, um dos estilos de leitura que mais aprecio.

Agora, literatura Splitstream, nunca ouvi falar...
 
[align=justify]Poxa, não conheço nada de Slipstream, mas me pareceu mais uma categoria taxonômica de sub-sub-sub-gênero.

Não ouso afirmar descaradamente, pois não sou conhecedor Ficção Científica, mas foi o que me pareceu. Realismo Fantástico está próximo desse gênero será?[/align]
 
[align=justify]Não me pareceu uma categoria muito bem definida, não. Mas qualquer corte de gênero que coloque alguns livros de ficção científica junto com a obra de Borges tem que ter contornos bem elásticos.[/align]
 
Quando fui comentar sobre O Estranho Mundo de Zofia, vi que a Kelly Link era considerada representante do slipstream, mas sinceramente não consegui estabelecer uma distinção em relação a "realismo mágico".

E mesmo agora, olhando um pouco mais as referências do Wikipedia, parece que as definições de "slipstream" são um tanto conflitantes.
 
Achei meio vaga a definição, não sei se entendi direito do que se trata. Na forma como eu interpretei parece ser algo no estilo no realismo mágico, então concordo com o usuário ali em cima que mencionou essa vertente literária.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo