1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Literatura Slipstream (?)

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Haleth, 5 Mar 2011.

  1. Haleth

    Haleth There's no such a thing as a mere mortal

    Olá, meiapalavreados!

    Nessas andanças internético-literárias me deparei com isso aqui (wikipedia mesmo, rs):
    Por essa definição eu incluiria o Saramago no bolo também. E o Gabo. É que não sou lá tããão fã de literatura fantástica, mas, nesse tipo de segmentação eu me amarro completamente! =) Sem falar q amo Lost e gostei mt de Quero ser J.M., aí, pronto, fechou. É assim que quero escrever quando crescer. =P

    Alguém já ouviu falar nisso e sabe me dizer mais? Ou isso é tudo baboseira de quem não tem mais o que dissecar?
     
  2. Calib

    Calib Visitante

    Eu apostaria mais nessa última opção.
     
  3. imported_chronno

    imported_chronno Usuário

    Conheço esse tipo de ficção como ficção especulativa.

    O famoso "E se..."

    Em que se encaixam desde os suspenses de stephen king até Saramago.
    É, sem dúvida, um dos estilos de leitura que mais aprecio.

    Agora, literatura Splitstream, nunca ouvi falar...
     
  4. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Poxa, não conheço nada de Slipstream, mas me pareceu mais uma categoria taxonômica de sub-sub-sub-gênero.

    Não ouso afirmar descaradamente, pois não sou conhecedor Ficção Científica, mas foi o que me pareceu. Realismo Fantástico está próximo desse gênero será?[/align]
     
  5. Tataran

    Tataran Usuário

    [align=justify]Não me pareceu uma categoria muito bem definida, não. Mas qualquer corte de gênero que coloque alguns livros de ficção científica junto com a obra de Borges tem que ter contornos bem elásticos.[/align]
     
  6. Gigio

    Gigio Usuário

    Quando fui comentar sobre
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , vi que a Kelly Link era considerada representante do slipstream, mas sinceramente não consegui estabelecer uma distinção em relação a "realismo mágico".

    E mesmo agora, olhando um pouco mais as referências do Wikipedia, parece que as definições de "slipstream" são um tanto conflitantes.
     
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Eu conhecia mais como ficção especulativa também. Esse termo eu pouco conhecia.
     
  8. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Achei meio vaga a definição, não sei se entendi direito do que se trata. Na forma como eu interpretei parece ser algo no estilo no realismo mágico, então concordo com o usuário ali em cima que mencionou essa vertente literária.
     

Compartilhar