• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura para Adolescentes: atoleiro, limbo ou filão?

Bom, de forma geral: literatura, cinema, música e artes são formas de entretedimento.Porém, há vários niveis de entretedimento e várias formas de encara-los. Muitos leem,assistem videos e ouvem música só para passar o tempo , como forma de diversão. Outros estudam, estrutura,forma de escrita, cadência e arranjos músicais, outros observam a fotografia do filme, a interpretação dos atores, etc.
Acho que tudo varia conforme o tempo e momento. Conforme o tempo vai passando vamos ficando mais analiticos e temos uma bagagem e experiência de vida maior. Então temas que encantavam antes, passam a ser monôtonos e como com o tempo amadurecemos, vamos buscando coisas do nosso interesse no momento. Como a literatura é uma forma de entretedimento, dificilmente um leitor normal, dedicará uma hora do seu lazer para ler 2 páginas de tal livro, estudando cada grafia. Da mesma forma que um ouvinte normal, não ficará prestando a atenção em que tom está a música, ou que acordes estão sendo utilizados, se usou escala melódica ou modo grego. Se o cineasta usou uma lente de tantos millimetros ou usou uma objetiva etc.
Então a grande parte de leitores irão ler apenas para se entreter, porém uma parcela desses leitores irão adquirir uma curiosidade, para coisas novas e mais complexas, procurando assim obras de seu interesse.
Um outro ponto que observo geralmente em várias areas, é que a grande maioria, só se interessa pelo que está na moda. Tendo um certo preconceito com o que é "velho" e excluindo de suas opções de escolhas.Então essas pessoas, vão acabar sempre lendo,vendo,ouvindo oque está na midia.E dificilmente irá atrás de clássicos ou algo mais complexos. Mas para alguém que iniciou a leitura através dessas obras que estão na mídia e são de facil assimilação e tiver interesse, irá atrás de outras obras.E o responsável por esse interesse será o livro fácinho e julgado por muitos como descartável.
Então essas obras são importantes sim para o inicio do interesse e o desenvolvimento do individuo como leitor.

Mas como tudo na vida, depende da forma como se utiliza as ferramentas disponiveis.
 
Literatura é arte,algo que passa bem longe de intelectualismo ou entreterimento...
Pra mim a iniciação de alguma pessoas a literatura tem que ser com Bukowski,o cara é facil de ler e tira o estigma do intelectualismo,e coloca para o leitor o conceito de literatura apaixonada,não piegas mas sim apaixonada pelos sentimentos,ele é um autor que escreve sangue ao inves de letras e tudo isso de forma simples e muitas vezes engracada.
 
Ok, o tópico é grande então acabei não lendo metade das respostas. Se estiver repetindo o pensamento de alguém, me perdoem.

Diante disso, fiquei me perguntando se essas leituras dariam o fomento necessário para a transição, se empacariam de vez o leitor nesse "nível" eternamente ou se se tratava "apenas" de um filão (o que não o exclui de ser empacador ou transcendente).

E aí, o que vocês pensam a esse respeito?

Pois bem... Não sei medir até onde essa "empacada" é referente ao gênero do livro ou ao próprio leitor. Também não acho que exista um tipo de "leitura de transição" entre as fases da vida, porque o que caracteriza essa transição muda muito, podem ser até mesmo o comportamento da pessoa e não sua idade ou vice e versa. Tem neguinho que tá com trinta e ainda pode ser considerado "adolescente" (psicologicamente falando). É fato que um certo gênero atinge melhor uma determinada geração, mas tudo por conta da forma como a história é contada e dos elementos que ela engloba, não essencialmente por ter sido escrito pensando num grupo que está vivenciando uma fase em especifico.

Espero que os livros, independente do estilo de escrita do autor, do assunto abordado ou da forma como posiciona o mundo, fiquem para que as próximas gerações possam ler, porque sempre vão existir leitores de posicionamentos diferenciados que não se adequam ao que deveria ser "sua leitura comum".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo