• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura fantástica atrapalha a cabeça?

Oi, meu nome é Luana, tenho 17 anos, amo heavy metal e literatura. Leio de tudo. Li o SdA antes do boom do filme, ainda bem, e amei.
Procuro saber sobre tudo, e um dos meus assuntos mais estudados é filosofia. Alguns filósofos e pensadores afirmaram q a literatura fantásica afasta a pessoa da realidade negativamente, deixando-a alienada, longe da vida. Outros, porém, são da opinião de q, escrita por uma pessoa com sentimentos como os nossos,essa literatura é uma afimação da maravilha q é a mente humana, da criatidade e da capacidade ilimitada de nossa mente. O q nos deixa mais próximos do mais importante: o sentimento humano e a arte. Essa é a opinião q defendo com unhas e dentes.

Oq vcs acham? A fantasia é um meio de se afastar dos problemas e do caos social, ou uma forma prazerosa de se aprofundar na mente humana?
 
É os dois e mais alguma coisa:
Acho que uma forma de melhorarmos é aprendermos com os outros.

Me lembro bem, que quando terminei de ler o SDA fiquei muito mais gentil com os outros, sou mais alegre, até mesmo mais corajoso. É como se as características dos personagens do livro passassem pra você.

O SDA não pode ser usado para fugir da realidade na minha opinião. No máximo, um livro assim pode te deixar muito distraído, ao ponto de vc ficar a maior parte do tempo só pensando em orcs, dragões, balrogs, elfos ...

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Pra mim eh os dois... Ao mesmo tempo prova quão grandiosa é a mente humana, podendo criar classicos, e tb nos leva para mundos diferentes, ajudando-nos a sair do stress q é o dia-a-dia. Claro q isso soh pra quem gosta de ler.

Solum, Filho do Papai.
Ui ai! Tô vendo Corujão!! [Clube da Insônia]
 
eu acho que a filosofia é quem afasta as pessoas da realidade negativamente!!! he he he...



-> Este é o meu Avatar!!!
[Clube da Insônia]
OPS! PEIDARAM NO FÓRUM. O CULPADO TÁ ABAIXO!
 
Acho os dois também(nossa que original), porém não vejo mal algum em tentar escapar da realidade, esse mundo tá uma m.erda mesmo!!A propósito quais as bandas de heavy você curte mais?

OBS: QUEM PEIDOU FOI TU SAFADO!!!

__________________________________________________

Forjado com o metal das estrelas por Eöl que só saia a noite e fundou o Clube da insônia
(PSICANALISTA DE VALAR fone: 123-4567)
 
eu tb acho os dois (daki a pouco isso vira flood) se bem q filosofia e literatura fantástica distanciam da realidade do mesmo jeito.
OBS: se vc é nova no forum BEM-VINDA. se não bom te ver....

Utúlie n aurë ! Aiya Eldalië ar Atanatári, utúlie n aurë !
Auta i lómë !
( O dia chegou ! Olhai povo dos Eldar e Pais dos Homens, o dia chegou !
A noite está passando ! )
 
Olha, eu acho que a literatura Fantástica é uma forma que o autor de uma obra como essa encontra para transpor, revelar os seus sonhos mais secretos. Sem que os outros digam que ele está louco.
E sonhar todo mundo sonha, mesmo acordado.
Eu acho que a literatura fantástica não afeta o raciocínio e o racional porque quem lê este tipo de arte está apenas entrando em contato com o inconciente do outro.
Pelo menos é minha opinião, visto que eu, ao contrário de ficar alienado, fiquei mais perceptivo às coisas à minha volta depois que li Tolkien.
Claro que são reações adversas...

ALEGRIA! A VALINOR CONTINUA NA ATIVA!
 
Obrigada pelas opiniões até agora, eu precisava mesmo saber q não sou só eu q penso assim.
Estou entrando agora no fórum, obrigada pela recepção!

Minha banda preferida é o Blind Guardian, e a propósito, logo de cara não gostei da capa do novo cd, mas olhando melhor não é ruim, nem de longe. Além do q as músicas novas são maravilhosas.
Tb gosto de Black Sabbath, com o Ozzy, Metallica dos 1ºs álbuns, Nightwish e mais um monte...
 
a fantasia nao se limita a literatura.
o ser humano (ao meu pontode vista) nao pode viver sem fantasia.
a imaginaçao e a base de todo progresso, isso quer dizer que nós mesmos somos frutos da imaginaçao de outros.
o que seria do mundo sem a literatura fantastica exatamente?
o que fariamos sem o Jules Verne? existiriam naves espaciais? submarinos? telefericos? metro? (essas foram coisas inventadas por ele)
a base da tecnologia moderna nao continua sendo por acaso a ficção scientifica? o que seria da genetica? dos buracos negros? da teoria do big bang, da antimateria?

a literatura fantastica nao eh herdeira das nossas crenças mais antigas? tesouro da humanidade? nao se refletem nela mitos, religioes, esperanças e desejos que se repetem sem para atravez dos tempos?

qual a naoção de bem e de mal na qual pode estar baseada uma critica contrutiva a literatura fantastica ou a fantasia em geral?
o maior livro de literatura fantastica que existe eh a biblia; com esse livro foram salvas muitas vidas e se perderam muitas tb, devemos a ele loucos e genios (e genios loucos tb).
eu nao acredito no bem ou no mal, soh acredito nas mudanças, no que possa parecer mais comodo ou pratico numa hora precisa...

....ahn, e de fato, tb amo literatura, de todo tipo, mas devo declarar que aquela que sempre foi a razão do meu amor pelas outras foi a dita fantastica.

(obs: de que fil;osofos estas falando?)

***...Lady of stars, Elentari, Tintallë!...***
[clube da insônia]
 
Na verdade, eu acho que você só pensa na fantasia quando está lendo um livro do gênero - ou lendo qualquer coisa, exceto jornais e revistas. Depois que terminei os quatro livros do Harry Potter e a trilogia do SDA, minha criativade drasticamente aumentou. Eu adoro livros de fantasia (e até estou escrevendo um), mas não acho que eles nos afastam da realidade.
 
Acho q naum depende exatamente do livro, mas da pessoa q le o livro...
Uma pessoa pessimista, resenhista e com inumeros outros "istas" negativos podera ler uma obra literaria "fantastica" e achar tudo akilo ridiculo, e apenas criticar akilo, assim como pode "aprender" com as personagens e fikar com algumas de suas qualidades, e de certa forma poderá viver no nosso mundo come se etivesse nesse mundo fantastico, tendo sempre otimismo e esperança, e q assim como nas maiorias dos mundos de livros fantasticos, tudo tera um final feliz...

Peregrin Tûk, o Rei do Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate - ®
Kakau e Rei-Chan, brigadaum !!!

[Clube da Insônia]



Edited by - Peregrin Tûk on 05 February 2002 14:07:33
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo