• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura Espírita

Hm, o cara vira um estuprador porque na outra vida era humilhado por ela? E aí, castigo duplo pra ele? Porque além de ter sido humilhado em uma vida, renasceu criminoso. Culpa duas vezes para a mulher também. Pff, besteirada. Desse jeito aí nem precisa de sociólogo.

Esses livros tem apenas a intenção de vender o peixe da religião.
 
Minha avó leu Violetas na Janela quando meu tio faleceu. Na época aquilo foi um conforto pra ela. Tá certo, o livro é uma porcaria... mas eu respeito essa coisa de "dar um conforto/esperança pra quem está desesperado".
 
Liv disse:
... mas eu respeito essa coisa de "dar um conforto/esperança pra quem está desesperado".

É isso acontece, assim é com os livros de auto ajuda também, não se pode negar que eles ajudam algumas pessoas, mesmo que só um pouquinho, num momento difícil.
Mas acho que o tópico fala desses livros mais no sentido de "literatura" mesmo. :sim:
.
Esqueci de escrever no post anterior que os livros de que falei são os chamados "psicografados", que vêm sempre com o nome do autor e embaixo ou próximo dele a observação: "Pelo espírito de..." .
Li também (já faz um tempo) os livros do Alan Kardec: "O Livro dos Espíritos" e "O livro dos Médiuns" e achei bons, pois desfizeram uma porção de dúvidas que tinha sobre o espiritismo.
Acho que nesse caso (pra ler estes livros) não precisa necessariamente ser espírita e/ou acreditar na filosofia deles, basta apenas um pouco de curiosidade sobre o assunto.
Sempre me interessei por história, teologia, religiões e filosofia.
Acho sempre importante (e interessante) saber o porquê de algumas coisas, origens de tradições e coisas assim.
Por que algumas evangélicas não cortam o cabelo; a origem dos "cachinhos" que os judeus ortodoxos deixam crescer ao lado da barba; que os budistas não têm um deus etc.
 
Meu problemas com os livros espiritas deve-se ao fato que são muito mau escritos. Sempre a mema história... "pessoa má-cruel-atéia-orgulhosa-mesquinha-algo assim, passa por maus bocados, e espiritos ferram tudo e outors vem pra ajudar".

Mas o TEXTO é sempre de baixa qualidade. Entretanto já ouvi mais de um kardecista concordr comigo nesse aspecto e recomendarem os livros do Chico Xavier. E ainda me disseram algo bem interessante: " Uma coisa é literatura OUTRA é a divulgação de mensagens/ideias esperitas."

E isso é incontestável.
 
Clara V. disse:
Lembro que em um desses livros li uma história em que uma personagem sofre um estupro e a "explicação" é de que a moça estuprada, em outra vida, teve um relacionamento com o estuprador, quando então ela humilhava e maltratava o cara.
Por isso, no tempo narrado no livro, ele tinha essa "sede de vingança" e tals.
Achei muito bobo e simplista isso, pra não dizer altamente preconceituoso já que não passa de uma versão "espiritual" pra aquela velha história de que a mulher é culpada, mesmo quando é vítima de violência.
Fica meio que implícito:"ah! alguma coisa ela aprontou!" (nesse caso, em outra vida. Aff! :eek: )

Tai um dos questionamentos morais nos quais me referia, a quitação de carma é uma das premissas do Kardecismo. A evolução espiritual foi “moldada” por Kardec, a fim de agradar a burguesia (francesa a princípio).

Quanto a caridade, o ato em si é louvável...porém as motivações têm um cerne determinista e preconceituoso.

Ramalokion disse:
Mas o TEXTO é sempre de baixa qualidade. Entretanto já ouvi mais de um kardecista concordr comigo nesse aspecto e recomendarem os livros do Chico Xavier....

Entre milhares de autores do gênero... Apenas um, é pouco não? Não acredito que seja muito melhor, talvez seja mais admirado e lembrado pela notoriedade alcançada como médium.

Ramalokion disse:
E ainda me disseram algo bem interessante: " Uma coisa é literatura OUTRA é a divulgação de mensagens/ideias esperitas."

E isso é incontestável.

Diferença que os espíritas parecem não enxergar ou compreender.
 
Bom como eu disse, não li. MAS o que me falaram foi que os textos psicografados por ele são "enviados" por um espirito (Emmanuel, salvo engano) que tem base literária, sempre foi bem instruído, enfim.. por isso os textos tem melhor qualidade.

Espiritas lêem assim como católicos, evangélicos, umbandistas, etc.. Só os que tem conhecimento literário extra doutrinário poderiam comparar. Assim como o fanático por Harry Potter que SÓ leu Harry Potter.
 
Ramalokion disse:
Bom como eu disse, não li. MAS o que me falaram foi que os textos psicografados por ele são "enviados" por um espirito (Emmanuel, salvo engano) que tem base literária, sempre foi bem instruído, enfim.. por isso os textos tem melhor qualidade.
Eu li um desses. Realmente, o texto tem melhor qualidade mesmo. A diferença é bem grande em relação aos romances. :sim:
Mas sei lá, acho que isso é mais para quem quer conhecer a doutrina, e também para quem está fragilizado em algum momento da vida, ajuda. Na época que li, eu não andava muito bem e confesso que me ajudou. Se fosse ler hoje, não teria o mesmo efeito.
 
Li "Nosso Lar", "O Livro dos Espíritos" e o "Evangelho Segundo o Espiritismo"

Sou simpatizante do espiritismo, mas como leitura admito que não é o tipo de literatura que me atrai com frequência. Apenas esporadicamente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo