• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura Brazuca hoje!

II- haverá uma espécie de Você Decide: o leitor ira optar pelo destino das personagens, numa história interativa.

isso já existe. eu lia na minha infância livros assim, btw.
 
Já ouvi dizer, Anica. Não lembro de nada da minha infância nesse sentido, mas o princípio existe, mesmo.

Pensando bem, até o primeiro item, sobre vídeos e sons nos romances. Se abrangermos aos contos e crônicas, vemos que os cronistas de grandes sites já utilizam. Idem os blogueiros. O artigo a que se referiu o Scliar deve tratar de uma coisa mais ampla e "invocada" tecnologicamente.

Há braços!
 
Não é preciso ler scifi, apenas ter certa idade.

Na minha infância, se alguém um dia me dissesse que videogames teriam gráficos 3D (e trama) (muito) melhores que de Tron, eu riria e continuaria comendo as pílulas amarelas. Se alguém dissesse que eu tiraria fotos, nítidas e com coloração que não desgasta, e as enviaria para todos meus amigos instantaneamente sem precisar revelar, eu gargalharia. Se alguém me dissesse que eu carregaria toda minha biblioteca de músicas e livros favoritos no bolso, eu gozaria (literalmente).

Se alguém me dissesse que eu estaria discutindo por texto com completos estranhos de dentro do ônibus sem ser o cara do lado, eu diria que é scifi dos brabos.
 
Umav Ozatroz disse:
Não é preciso ler scifi, apenas ter certa idade.

Na minha infância, se alguém um dia me dissesse que videogames teriam gráficos 3D (e trama) (muito) melhores que de Tron, eu riria e continuaria comendo as pílulas amarelas. Se alguém dissesse que eu tiraria fotos, nítidas e com coloração que não desgasta, e as enviaria para todos meus amigos instantaneamente sem precisar revelar, eu gargalharia. Se alguém me dissesse que eu carregaria toda minha biblioteca de músicas e livros favoritos no bolso, eu gozaria (literalmente).

Se alguém me dissesse que eu estaria discutindo por texto com completos estranhos de dentro do ônibus sem ser o cara do lado, eu diria que é scifi dos brabos.

Concordo, simultaneamente, com você (e muito!) e com quem te chamou de sci-fi, porque para mim toda sci-fi é uma antecipação do futuro, em maior ou menor grau. :sim:

Mas não acredito, de forma alguma, na substituição dos livros, impressos ou não. A fotografia não substitui a pintura, como foi preconizado também. Livros e filmes, por exemplo, e blogs também, por que não?, são mídias diferentes, ainda que falem a mesma coisa, e é bem diferente (é sim!) ler num livro e num Kindle.

O que talvez mude no futuro seja, por exemplo, os trocentos milhões de leitores de Dan Brown (eu incluso) que compram o livro apenas para ler a história e depois o largam por aí (eu não incluso); esses vão preferir mesmo ler em seus celulares-computadores-tudo-em-um (eu, inclusive, quero um desses :rofl: )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo