1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Literatura arretada

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por biskvito, 16 Mar 2003.

1. biskvito

biskvito Usuário

Alguém curte aqui Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, literatura de cordel, essas coisas?

2. Green Arrow

Green Arrow Usuário

Eu não gosto dessas poesias. Faz com que poetas como Camões, Shakespeare e Dante pareçam plhaços, falando de coisas tão nobres...

Nada conta quem gosta, mas eu acho bastante vulgar. :roll:

3. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

Vulgar só porque é o cotidiano do brasileiro? Você está sendo preconceituoso.

4. Green Arrow

Green Arrow Usuário

Não estou sendo preconceituoso. Já li obras de Patativa do Assaré, e não gostei. Ponto. É uma opinião minha.

Não é vulgar por causa de ser o cotidiano do brasileiro. Se fosse assim, eu deveria achar tudo vulgar. Acho vulgar, bem, vulgar não é bem a palavra, acho repetitivo e simplório, pois fala das mesmas coisas o tempo todo. É isso.

5. Eh tb num me encarno naum, e pode parecer esquisito mas eu tenho preconceito contra literatura brasileira... Tb neh naum tem como naum ter soh aqueles lixos q a escola nos obriga a ler...

6. Ana Lovejoy

Você está sendo preconceituoso a partir do momento que *só leu* obras de Patativa do Assaré e acha que é suficiente para definir toda a literatura de cordel e afins.

Uhum. Você já leu *todos* os Sonetos de Camões? Se for levar em conta a questão de ser "repetitivo", bem, Camões praticamente só fala de Amor. É repetitivo. Mas é claro que é mais fácil dizer que Camões é brilhante, afinal... todo mundo já afirmou isso antes, não? :clap:

7. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

Eu infelizmente nunca tive tanto contato com esse tipo de literatura(exceto Suassuna), mas do pouco que conheçoi, adoro... as rimas e ritmo são interessantíssimos, e normalmente o conteúdo é inteligente e divertido...

8. Northern Lad

Northern Lad Usuário

Olha, pelo pouco que eu conheço do Patativa do Assaré, eu acho que eu poderia o considerar um gênio. Pelo menos foi esse o pensamento que eu tive ao ver a reportagem com ele.

Acho que literatura de cordel é arte...

9. Ana Lovejoy

Só para ilustrar, um trecho do texto de Francisca Neuma Fachine Borges no Jornal da Poesia:

Os folhetos de cordel brasileiros, com seus múltiplos temas e expressiva forma de composição poética, têm sido objetos de estudos para pesquisadores do nosso país e também estrangeiros. Os textos de cordel poeticamente estruturados, tendo a sextilha como estrofe básica, são ilustrados com xilogravuras, chichês de cartões postais, fotografias, desenho e outras formas de composição gráfica e oferecem farto material para pesquisas, ensejando variadas interpretações que remetem para o contexto sócio-cultural em que se insere cada texto. Assim, os folhetos sobre os mais diversos temas, tradicionais ou contemporâneos, são versejados por inúmeros poetas populares, estabelecendo-se relações icônico-textuais significativas, ou outras intratextuais.

Vale lembrar que nessa riquíssima literatura, de universo semiótico multifacetado, aberto a várias isotopias (isossêmicas, isotáxicas, isográficas, isofônicas) aqui entendidas nas concepções de vários semanticistas como A. J. Greimas, F. Rastier, J. Adam e J. Goldenstein, há uma grande variedade temática que reflete bem a extraordinária vivência dos nossos vates populares, desde o seu engagement com os problemas mais atuais, contemporâneos a cada poeta, até a conservação e transmissão de narrativas inspiradas no imaginário tradicional que nos chegaram através da península ibérica.

Para quem quiser ler o resto, o texto está aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Compartilhar