• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Lista] Melhores filmes da década

Níra

Usuário
A década de 2010 foi deveras movimentada na sétima arte – os filmes da Marvel e da DC, os live-actions dos contos de fadas da Disney, os dramas que trouxeram luz às variadas facetas do comportamento humano, os suspenses que trouxeram novo fôlego ao gênero...

É com essa variedade de gêneros e gostos, e com a certeza que a presente década não decepcionou nos filmes que produziu, que esse tópico se baseia. Basta citar o que o usuário considera como sendo os dez ou até mesmo os cinco melhores filmes da década de 2010, listados, com uma pequena descrição caso se queira...

Bom, vou começar com a minha:

  1. Whiplash: Em Busca da Perfeição (Whiplash – Damien Chazelle, 2014)
  2. A Chegada (Arrival – Denis Villeneuve, 2016)
  3. La La Land: Cantando Estações (La La Land – Damien Chazelle, 2016)
  4. Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me by Your Name – Luca Guadagnino, 2017)
  5. Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom – Wes Anderson, 2012)
  6. O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel – Wes Anderson, 2014)
  7. Carol (Carol – Todd Haynes, 2015)
  8. Gravidade (Gravity – Alfonso Cuarón, 2013)
  9. Blade Runner 2049 (Blade Runner 2049 – Denis Villeneuve, 2017)
  10. Cisne Negro (Black Swan – Darren Aronofsky, 2010)
 
Salvei o link desse tópico entre aqueles que no devido tempo irei voltar e postar com o maior prazer.

Apenas faço uma ressalva @Nírasolmo . Eu não sigo o que a mídia lamentavelmente de forma errada impõe a cultura popular como uma década sendo 80-89, 90-99, 00-09, 10-19, etc pois o século XXI começou em 2001, logo tanto o primeiro ano do século como também o primeiro e verdadeiro da década de 2000 é também 2001 fechando em 2010, assim como o primeiro ano da década seguinte é 2011, mas ainda resta todo o ano de 2020 para finalmente ser encerrada. Já vi gente perder ponto em questão de vestibular por causa disso.

No sub-fórum Esportes, quando primeira década deste século terminou em 2010, foi feito um tópico semelhante assim, mas respeitando a cronologia verdadeira e não a midiática.

Então talvez eu até monte uma lista esse ano, mas que será provisória e no final de 2020, havendo algum filme desse ano que me impressione, com toda a certeza eu voltarei e editar a lista.
 
Última edição:
A minha também é provisória, caso apareça mais algum – Duna, no ano que vem, talvez (?)

Pela cronologia verdadeira, excluiria-se Black Swan da lista, e eu incluiria, nesse caso, o argentino Relatos Selvagens na 10ª posição
 
Eu acho "melhores" um termo complicado. Prefiro elencar meus filmes preferidos, ou os que, de alguma forma, mais me tocaram ou impactaram. Comentarei os cinco primeiros.

1. Interestelar (2014)

Insuperável. Um dos filmes da minha vida. Perdi a conta de quantas vezes assisti. Na época eu estava fascinado por astronomia, viagens espaciais, universo, relatividade etc., então assistir foi entrar em êxtase.

2. Mãe! (2017)
Não me lembro de ter ficado tão atordoado ao assistir um filme no cinema quanto esse. Saí da sala de cinema com o coração palpitando e sem conseguir respirar direito.

3. A Origem
(2010)
Eu assisti no cinema com meus amigos e só conseguíamos pensar "wooooow!" "caralho!"

4. Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
Quando vi o trailer, pensei: "caralh*, que merda é essa?". Não tive vontade nenhuma de assistir, achei que seria apenas mais uma animação qualquer do aranha. Ainda bem que me arrependi da decisão. Uma das melhores animações da história. Roteiro muito bem feito e animação linda.

5. Blade Runner 2049 (2017)
Lindo visualmente e filosoficamente. Philip K. Dick ficaria orgulhoso.

6. Cisne Negro (2010)
7. A Chegada (2016)
8. A Bruxa (2016)
9. Super 8 (2011) <3
10. Divertida Mente (2015)

Dentre esses, o único que não assisti no cinema foi Super 8. Aliás, essa lista me fez refletir o quão importante é ir ao cinema.

A propósito, menções honrosas (para eventual substituição de A Origem e Cisne Negro): Moonrise Kingdom e Argo.
 
Não vi nenhum dessa lista aí. Pensando bem vi pouquíssimos filmes lançados nos últimos dez anos e nenhum que eu esteja me lembrando agora que mereça entrar em tal lista haha.
 
Para evitar-se a confusão como foi feita no "Confessionário Cinematográfico", o termo melhores pode-se referir tanto à crítica técnica do filme (métrica que eu utilizei em grande parte da minha lista) como em questões emotivas
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo