• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Linux

Existe algo parecido com o telnet no Linux???

Eu não tenho permissão pra instalar um cliente aqui na faculdade, mas queria jogar MUD nas horas vagas...

Tentei usar o KSirc, ele conecta mas não deixa que eu digite meu nome...

Valew!!! :mrgreen:
 
É o seguinte: você não precisa "instalar" o cliente, se você puder compilar e executar diretamente em sua conta, não haverá problemas... a única coisa que lhe impediria seria um firewall ou a ausência de alguma biblioteca no sistema, pois aí não tem jeito mesmo.

Os passos para compilação são:
- descompactar o arquivo original dos fontes e acessar o novo diretório
- digitar: ./configure
- se não ocorrer algum erro no configure, digite: make
- localize o executável gerado e dispare o processo normalmente (./programa por exemplo)
 
Erulasto disse:
É o seguinte: você não precisa "instalar" o cliente, se você puder compilar e executar diretamente em sua conta, não haverá problemas... a única coisa que lhe impediria seria um firewall ou a ausência de alguma biblioteca no sistema, pois aí não tem jeito mesmo.

Os passos para compilação são:
- descompactar o arquivo original dos fontes e acessar o novo diretório
- digitar: ./configure
- se não ocorrer algum erro no configure, digite: make
- localize o executável gerado e dispare o processo normalmente (./programa por exemplo)

Na verdade, se fizer só isso ele não vai achar alguns arquivos necessários e não vai rodar. O segredo é instalar, mas dentro do próprio diretório home, com algo mais ou menos assim:

./configure --prefix=/home/fulano/kildclient
make
make install

E aí rodar o /home/fulano/kildclient/bin/kildclient .

Se faltar alguma biblioteca, poderia até baixá-la e compilá-la instalando dentro do home também, mas aí já é bastante trabalho.
 
Cildraemoth disse:
Na verdade, se fizer só isso ele não vai achar alguns arquivos necessários e não vai rodar. O segredo é instalar, mas dentro do próprio diretório home, com algo mais ou menos assim:

./configure --prefix=/home/fulano/kildclient
make
make install

E aí rodar o /home/fulano/kildclient/bin/kildclient .

Sim, existe essa alternativa, mas eu nunca compilei esse programa (em linhas gerais, boa parte deles não depende de instalação para poder funcionar) :)

Se faltar alguma biblioteca, poderia até baixá-la e compilá-la instalando dentro do home também, mas aí já é bastante trabalho.

:think: nem sempre... A quase totalidade dos programas usa ligação dinâmica na compilação... você pode até compilar uma biblioteca e instalar em seu home, mas seria uma pedreira maciça tentar compilar dinamicamente algum programa usando essa instalação. O ldconfig procura as bibliotecas em diretórios pré-definidos e a cache geralmente é feita com poderes de root. Pelo menos em teoria, não vale a pena... nunca tentei algo assim, acho que se for possível, só o trabalho para conseguir o feito já não seria possível. Talvez fazer uma compilação com ligação estática em uma máquina em que tenha os privilégios necessários e copiar apenas o binário :)
 
Erulasto disse:
:think: nem sempre... A quase totalidade dos programas usa ligação dinâmica na compilação... você pode até compilar uma biblioteca e instalar em seu home, mas seria uma pedreira maciça tentar compilar dinamicamente algum programa usando essa instalação. O ldconfig procura as bibliotecas em diretórios pré-definidos e a cache geralmente é feita com poderes de root. Pelo menos em teoria, não vale a pena... nunca tentei algo assim, acho que se for possível, só o trabalho para conseguir o feito já não seria possível. Talvez fazer uma compilação com ligação estática em uma máquina em que tenha os privilégios necessários e copiar apenas o binário :)

O fato de usar bibliotecas dinâmicas não significa que onde elas são procuradas seja algo imutável. De fato, se houver bibliotecas dinâmicas em /home/fulano/lib, basta setar a variável de ambiente
LD_LIBRARY_PATH como "/home/fulano/lib" e as bibliotecas ali serão encontradas e usadas.

Para compilar, também é um pouco mais trabalhoso pois também é necessário informar onde encontrar as bibliotecas para fazer a ligação, onde estão os arquivos de include, etc, mas possível é. Só é mais trabalhoso, e talvez não valha a pena o esforço se tiver que instalar um monte de bibliotecas. Mas possível é, basta acertar algumas coisas antes.
 
Sim, mas mesmo usando LD_LIBRARY_PATH existem alguns programas que requerem que você refaça a cache de bibliotecas, aí o usuário tem que brigar com o ldconfig para ele ignorar os arquivos do /etc/ e usar os arquivos do home do usuário. Mas eu não disse que são imutáveis, referia-me à cache que geralmente requer poderes de root para ser construída corretamente. Já passei por situações que apenas a variável de ambiente não foi suficiente e tive que reconstruir a cache e os links simbólicos com o ldconfig, e isso sem usar diretórios fora do padrão. Uma pedreira maciça não é intransponível, mas você vai gastar tempo para dinamitá-la. Esse era o sentido do meu post. Por isso eu disse que o mais prático talvez fosse fazer uma compilação estática onde tem todas as bibliotecas e copiar apenas o binário (vai funcionar do mesmo jeito, só que o programa vai ficar enorme...).
 
Erulasto disse:
Sim, mas mesmo usando LD_LIBRARY_PATH existem alguns programas que requerem que você refaça a cache de bibliotecas, aí o usuário tem que brigar com o ldconfig para ele ignorar os arquivos do /etc/ e usar os arquivos do home do usuário. Mas eu não disse que são imutáveis, referia-me à cache que geralmente requer poderes de root para ser construída corretamente. Já passei por situações que apenas a variável de ambiente não foi suficiente e tive que reconstruir a cache e os links simbólicos com o ldconfig, e isso sem usar diretórios fora do padrão. Uma pedreira maciça não é intransponível, mas você vai gastar tempo para dinamitá-la. Esse era o sentido do meu post. Por isso eu disse que o mais prático talvez fosse fazer uma compilação estática onde tem todas as bibliotecas e copiar apenas o binário (vai funcionar do mesmo jeito, só que o programa vai ficar enorme...).

Bom, eu nunca tive esse problema, mas se você diz... mas é sim complicado, mesmo que vá funcionar.

Não sei se compilação estática ia dar certo também, pelo menos não nesse caso. A única vez que tentei compilar um aplicativo GTK estaticamente não deu certo, e acho que já li na internet gente comentando que também não conseguiu.

O melhor mesmo é pedir ao administrador que atualize o sistema para ter versões de bibliotecas e programas recentes. Afinal, se os requerimentos do KildClient em termos de versão de bibliotecas podem ser satisfeitos até com o Debian stable, não se pode dizer que ele precise de nada tão novo. :mrgreen:
 
A princípio, nada impediria a compilação estática... pode ter sido algum detalhe que passou sem ser notado. Talvez o código-objeto da biblioteca para ligação estática não estivesse disponível (se não me engano, são os *.la da vida -- faz tempo que não faço uma compilação estática também :) ).

Quanto aos adminsitradores, eu acredito que não haveria problemas, se o sistema já tiver o GNOME instalado (ele usa a GTK/GTK2). Caso não exista a biblioteca, vai depender muito da política de instalação da instituição ou do departamento. Algumas vezes somos obrigados a ser um pouco mais rígidos antes de adicionar qualquer coisa a uma máquina do laboratório que esteja funcionando :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo