1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Linux

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por DW, 29 Ago 2004.

1. DW

DW Usuário

Gostaria de saber um pouco mais sobre o Linux. Queria saber como funciona, se eh parecido com o Windows com todo o visual "bunitinho" e etc... ou se é mais parecido com o Dos ou se é uma mistura dos dois ou sei lá.... falam que ele funciona por comando s tb.. nao sei... gostaria de saber mais sobre o Linux... sobre as varias versoes que tem por aí.. é que eu nunca vi nem mexi nun pc rodando Linux... quem conhece ou usa posta ae!

Valew! :obiggraz:

2. Sercelda

Sercelda Usuário

3. DW

DW Usuário

valew pelo link, nao tive tempo de ler td ainda... mais nao respondeu direito ao que eu queria saber.
    la só estao falando de versoes e distribuidoras, falhas de seguranca e etc...
    gostaria q alguem falasse mais do basico mesmo.... pois de linux ñ sei nd...
    bom... quem tivér afim, escreve aí! :wink:

4. Omykron

Omykron far above

5. DW

DW Usuário

tava afim de que alguem me falasse... nao tava afim de ve no google...
    mais blz...

alguem deleta ou tranca esse topico...

6. Deriel

Deriel Administrador

E a preguiça governa o mundo :roll:

7. DW

DW Usuário

putz cara nao eh preguica... eh q eu axei q alguem poderia explicar melhor aki do que se eu fizesse uma busca no google...

8. Omykron

Omykron far above

e o que infernos você quer saber?

linux -> kernel
    GNU -> conjunto de programas que rodam em cima de um kernel

tem tantas coisas sobre linux que você poderia perguntar...

9. DW

DW Usuário

entao bl... alguem podia me fala o q eh kernel??
    o windows tem isso ai tb...

10. dermeister

dermeister Ent cara-de-pau

Da forma mais simples possível, uma definição de dicionário: Kernel é a parte de um sistema operacional que lida com os processos fundamentais -- gerenciamente de memória, criação de processos, etc.

Linux é apenas o kernel de uma Distribuição Linux (normalmente, quando falamos "Linux'" estamos nos referindo a uma distribuição completa, eventualmente "GNU/Linux")

11. DW

DW Usuário

e da forma um pouco menos simples?

o o lance dos comandos? linux funciona só por cmds?
    alguem poderia da o exemplo de algum?

12. Omykron

Omykron far above

por comandos até o windows funciona

você tem interface grafica, e interface de prompt.

vc tem o ls, que lista os arquivos no diretório
    vc pode combinar o comando com mais detalhes, que tem no manual dele

por exemplo
    man ls

ele vai te passar todas as variantes que você pode ter do ls (que seria ls -lh --color ) assim como para que e como cada coisa serve.

13. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Mas naturalmente, há gerenciados de arquivos gráficos bastante parecidos com o do Windows, logo não há necessidade de se usar a linha de comandos para lidar com arquivos (ou para fazer qualquer outra coisa, basicamente).

O Linux é muito versátil: se você quer facilidade e amigabilidade, use interfaces gráficas. Mas, se você quer produtividade e eficiência, use a linha de comandos. E, naturalmente, pode-se rodar comandos e aplicativos de linha de comando sob o ambiente gráfico (algo como abrir um "Prompt de Comando" sob o Windows), para juntar o melhor dos dois mundos, e usar o que for mais apropriado para a situação em questão.

14. Anonymous_theOld

Anonymous_theOld Usuário

Será q rola instalar o KURUMIN no pc?

15. Omykron

Omykron far above

sim, você instala ele em uma partição do seu hd.. ele vai mudar ela de provavel fat16-32 ou ntfs para ext2 ou 3, e se não me engano, kurumin vem sem swap :|

o kurumin é legal para usuario windows aprender a mexer via grafico.
    outras distros requerem um leve conhecimento de comandos de console.

16. Gorgonath

Gorgonath Usuário

Na boa

Linux pode ser bonitinho e facil de usar.

Só que tu faz muita coisa com ele. Quer ficar jogando Doom 3 ? Esquece.

Quer aprender mais sobre o teu próprio hardware, sobre um sistema operacional de verdade robusto e não sujeito a ataques de virus, um sistema gratis e com muita gente produzindo programas cada vez melhores, com soluções profissionais para programação, web, servidores, aplicações de escritório e domésticas... é só ir brincando.

Parecido com o DOS o caramba ! A linha de comando do BASH é muito poderosa, faço ali o que poucos fazem sem ter q perder 5 minutos clicando em 500 icones e botõezinhos. O DOS copiou o UNIX.

Linux é pra quem quer usar o micro de verdade, mesmo que te ofereçam o sistema mais simples e utilizavel, facilzinho e tal... o verdadeiro poder esta no jeito nerd de usar o bichinho. Tu pode virar ele do avesso e nada de rebootar mil vezes.
    Só que tem que ter paciencia e estudar muito. Ai vc usa ele de verdade.

17. Omykron

Omykron far above

eu jogo.... winex :twisted:

virus unix são muito mais poderosos que os windows. vide o servidor da yahoo que ficou contaminado.

bash comanda muitos, o dos só te faz ficar puto da vida

e tem que amar o google
    na hora q se faz cagada, e não tem a minima ideia, procure sobre o erro que ta acontecendo, e sempre tenha um live cd a mão.

18. Gorgonath

Gorgonath Usuário

Foi um Virus ou foi um WORM no servidor do YAHOO ?
    Ah Doom 3 no Winex só acredito vendo.

19. Omykron

Omykron far above

virus, servidores de ucb, gmail, até a hotmail bloqueavam mensagens por conta que ja vinham infectadas com virus
    isso quando o mesmo servidor não bloqueava seus emails por dizer que seu e-mail tava infectada, sendo que era o servidor

a qualidade fica prejudicada pq a porcaria da ati só faz .rpm, e .rpm lixo por sinal..

20. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

RsRs .. o q ele quer dizer é usar a "máquina" para determinados propósitos ... sem as típicas burocracias da Microsoft e as mensagens de erro infames, além das desagradáveis folhinhas voando de uma pasta pra outra quando copiamos arquivos.

Acho q o mais adequado para a MAIORIA dos usuários seria criar uma partição com uma versão do Windows e uma outra com o Linux (sem interface gráfica).

Por outro lado, acho q se o DOS copiou o UNIX, foi muito infeliz. Muito mesmo!!!
    O DOS, pelo que sei, nem é um sistema que admite vários processos executando ao mesmo tempo!!

Compartilhar