• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Linux

DW

Usuário
Gostaria de saber um pouco mais sobre o Linux. Queria saber como funciona, se eh parecido com o Windows com todo o visual "bunitinho" e etc... ou se é mais parecido com o Dos ou se é uma mistura dos dois ou sei lá.... falam que ele funciona por comando s tb.. nao sei... gostaria de saber mais sobre o Linux... sobre as varias versoes que tem por aí.. é que eu nunca vi nem mexi nun pc rodando Linux... quem conhece ou usa posta ae!

Valew! :obiggraz:
 
valew pelo link, nao tive tempo de ler td ainda... mais nao respondeu direito ao que eu queria saber.
la só estao falando de versoes e distribuidoras, falhas de seguranca e etc...
gostaria q alguem falasse mais do basico mesmo.... pois de linux ñ sei nd...
bom... quem tivér afim, escreve aí! :wink:
 
tava afim de que alguem me falasse... nao tava afim de ve no google...
mais blz...

alguem deleta ou tranca esse topico...
 
putz cara nao eh preguica... eh q eu axei q alguem poderia explicar melhor aki do que se eu fizesse uma busca no google...
 
DeMoN`WiZ disse:
putz cara nao eh preguica... eh q eu axei q alguem poderia explicar melhor aki do que se eu fizesse uma busca no google...
e o que infernos você quer saber?

linux -> kernel
GNU -> conjunto de programas que rodam em cima de um kernel

tem tantas coisas sobre linux que você poderia perguntar...
 
entao bl... alguem podia me fala o q eh kernel??
o windows tem isso ai tb...
 
DeMoN`WiZ disse:
entao bl... alguem podia me fala o q eh kernel??
o windows tem isso ai tb...

Da forma mais simples possível, uma definição de dicionário: Kernel é a parte de um sistema operacional que lida com os processos fundamentais -- gerenciamente de memória, criação de processos, etc.

Linux é apenas o kernel de uma Distribuição Linux (normalmente, quando falamos "Linux'" estamos nos referindo a uma distribuição completa, eventualmente "GNU/Linux")
 
e da forma um pouco menos simples?

o o lance dos comandos? linux funciona só por cmds?
alguem poderia da o exemplo de algum?
 
DeMoN`WiZ disse:
e da forma um pouco menos simples?

o o lance dos comandos? linux funciona só por cmds?
alguem poderia da o exemplo de algum?
por comandos até o windows funciona

você tem interface grafica, e interface de prompt.

vc tem o ls, que lista os arquivos no diretório
vc pode combinar o comando com mais detalhes, que tem no manual dele

por exemplo
man ls

ele vai te passar todas as variantes que você pode ter do ls (que seria ls -lh --color ) assim como para que e como cada coisa serve.
 
Mas naturalmente, há gerenciados de arquivos gráficos bastante parecidos com o do Windows, logo não há necessidade de se usar a linha de comandos para lidar com arquivos (ou para fazer qualquer outra coisa, basicamente).

O Linux é muito versátil: se você quer facilidade e amigabilidade, use interfaces gráficas. Mas, se você quer produtividade e eficiência, use a linha de comandos. E, naturalmente, pode-se rodar comandos e aplicativos de linha de comando sob o ambiente gráfico (algo como abrir um "Prompt de Comando" sob o Windows), para juntar o melhor dos dois mundos, e usar o que for mais apropriado para a situação em questão.
 
Francis Drake disse:
Será q rola instalar o KURUMIN no pc?
sim, você instala ele em uma partição do seu hd.. ele vai mudar ela de provavel fat16-32 ou ntfs para ext2 ou 3, e se não me engano, kurumin vem sem swap :|

o kurumin é legal para usuario windows aprender a mexer via grafico.
outras distros requerem um leve conhecimento de comandos de console.
 
Na boa

Linux pode ser bonitinho e facil de usar.

Só que tu faz muita coisa com ele. Quer ficar jogando Doom 3 ? Esquece.

Quer aprender mais sobre o teu próprio hardware, sobre um sistema operacional de verdade robusto e não sujeito a ataques de virus, um sistema gratis e com muita gente produzindo programas cada vez melhores, com soluções profissionais para programação, web, servidores, aplicações de escritório e domésticas... é só ir brincando.

Parecido com o DOS o caramba ! A linha de comando do BASH é muito poderosa, faço ali o que poucos fazem sem ter q perder 5 minutos clicando em 500 icones e botõezinhos. O DOS copiou o UNIX.

Linux é pra quem quer usar o micro de verdade, mesmo que te ofereçam o sistema mais simples e utilizavel, facilzinho e tal... o verdadeiro poder esta no jeito nerd de usar o bichinho. Tu pode virar ele do avesso e nada de rebootar mil vezes.
Só que tem que ter paciencia e estudar muito. Ai vc usa ele de verdade.
 
Zeorymer disse:
Na boa

Linux pode ser bonitinho e facil de usar.

Só que tu faz muita coisa com ele. Quer ficar jogando Doom 3 ? Esquece.
eu jogo.... winex :twisted:

Quer aprender mais sobre o teu próprio hardware, sobre um sistema operacional de verdade robusto e não sujeito a ataques de virus, um sistema gratis e com muita gente produzindo programas cada vez melhores, com soluções profissionais para programação, web, servidores, aplicações de escritório e domésticas... é só ir brincando.
virus unix são muito mais poderosos que os windows. vide o servidor da yahoo que ficou contaminado.

Parecido com o DOS o caramba ! A linha de comando do BASH é muito poderosa, faço ali o que poucos fazem sem ter q perder 5 minutos clicando em 500 icones e botõezinhos. O DOS copiou o UNIX.
bash comanda muitos, o dos só te faz ficar puto da vida

Linux é pra quem quer usar o micro de verdade, mesmo que te ofereçam o sistema mais simples e utilizavel, facilzinho e tal... o verdadeiro poder esta no jeito nerd de usar o bichinho. Tu pode virar ele do avesso e nada de rebootar mil vezes.
Só que tem que ter paciencia e estudar muito. Ai vc usa ele de verdade.
e tem que amar o google
na hora q se faz cagada, e não tem a minima ideia, procure sobre o erro que ta acontecendo, e sempre tenha um live cd a mão.
 
Zeorymer disse:
Foi um Virus ou foi um WORM no servidor do YAHOO ?
Ah Doom 3 no Winex só acredito vendo.
virus, servidores de ucb, gmail, até a hotmail bloqueavam mensagens por conta que ja vinham infectadas com virus
isso quando o mesmo servidor não bloqueava seus emails por dizer que seu e-mail tava infectada, sendo que era o servidor


a qualidade fica prejudicada pq a porcaria da ati só faz .rpm, e .rpm lixo por sinal..
 
RsRs .. o q ele quer dizer é usar a "máquina" para determinados propósitos ... sem as típicas burocracias da Microsoft e as mensagens de erro infames, além das desagradáveis folhinhas voando de uma pasta pra outra quando copiamos arquivos.

Acho q o mais adequado para a MAIORIA dos usuários seria criar uma partição com uma versão do Windows e uma outra com o Linux (sem interface gráfica).

Por outro lado, acho q se o DOS copiou o UNIX, foi muito infeliz. Muito mesmo!!!
O DOS, pelo que sei, nem é um sistema que admite vários processos executando ao mesmo tempo!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo