1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Linux ou Windows?

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Décimo, 30 Ago 2004.

1. Décimo

Décimo The Swanson Code

Queria saber qual é a opinião dos que já trabalharam com os dois programas. Qual é o melhor? O pouco utilizado Linux? Ou o super bem-sucedido Windows? Vou começar a falar do Linux nas minhas aulas de Imformática na escola daqui a um tempo e gostava de já saber um pouco sobre o programa em termos de comparação entre ele e o Windows. Estou agora a a ler um livro sobre o Linux e parece-me bastante intressante. Enfim, postem opiniões.

2. Úvatar

Úvatar Meow? Miau! Usuário Premium

3. Décimo

Décimo The Swanson Code

Esse tópico aí é meio diferente daquilo que eu quero. Eu não quero criticar o monopólio que a Microsoft eventualmente faça, quero discutir as diferenças dos progarmas, as practicidades, quais são os melhores para determinadas tarefas, enfim, este género de coisas, não questões de dinheiro como sáo discutidas ali.
    Enfim, se os moderadores acharem melhor discutir lá, eu discuto, mas entretanto preferia aqui, visto serem dois assuntos diferentes.

4. Dark Light

Dark Light Eu mato quem for um

Linux: É mais seguro, possui uma melhor organização/padronização, é mais estável, possui uma melhor personalização

Windows: É mais fácil de usar, possui mais aplicativos (e mais jogos; e mais drivers para dispositivos não-padrão)

o linux de vez em quando sofre com o "padrão" windows, onde muitas coisas só funcionam no windows (do tipo jogos, ou escrita em ntfs, ou alguns itens de hardware)
    mas de vez em quando consegue superar isso (o wine roda bastante programas do windows no linux; existe projetos do tipo para o linux ler - e tvz no futuro escrever - ntfs, o linux lê/escreve bem em fat/fat32..)

5. Omykron

Omykron far above

ja existe o projeto do ntfs write. e já escreve. mas não é estavel.

6. Deriel

Deriel Administrador

Faltou dizer que os sistemas gráficos com Linux já ultrapassaram os requisitos de hardware do Windows.

7. dermeister

dermeister Ent cara-de-pau

E também faltou dizer que estes ambientes já ultrapassaram o Windows em recursos disponíveis (desktops múltiplos, applets, etc.)

Obviamente, pessoas que optam por um sistema gráfico mais simples (XFCE, por ex) usam uma fração dos recursos necessários para a mesma funcionalidade do Windows.

8. Décimo

Décimo The Swanson Code

Pelo que li parece que o Linux já ultrapassou em muitos factores o Windows.

9. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Pra começar, o Linux ñ é nada pouco usado!!! rsrs ...

Sim, o Linux é mais seguro e estável, d fato. Mas acho q as novas versões do Windows (herdadas do NT) são muito boas qdo se fala em estabilidade, e a facilidade d manutenção e utilização pode compensar ...
    Cabe lembrar q ñ se pode generalizar falando simplesmente "Windows" ... Existe o NT, o XP e o 98, todos muito diferentes!!!!
    Em todo caso, antes d vc avaliar os sistemas deve avaliar os SEUS PROPÓSITOS. Vc é um usuário comum, programador, alguém q vai querer abusar d recursos gráficos ou alguém q quer realmente aprender a gerenciar os recursos do sistema afim d melhorar o desempenho de aplicativos pesados.

Os livros de Sistemas Operacionais do Andrew S. Tanenbaum e do Siberchartz possuem bons anexos q falam sobre os Sistemas de Arquivos, Gerenciamento de Memória e I/o, além de outras funcionalidades para estes e outros sistemas.

Agora, o q ninguém merece são as papagaidas do Windows, q tornam o sistema lento e inviável afim d facilitar a vida d seus usuários comuns.

10. Úvatar

Uau... Vou falar bem do Windows aqui nesse monte de linux-maniacs... :mrgreen:

O Varathar disse algo muito bacana... Que o Windows esta melhorando... Não é "O" sistema operacional que vocês gostariam... Mas tem melhorado, em especial o XP...

Trabalho num Win XP SP2, que fica ligado cerca de 12 horas ininterruptas diariamente, rodando aplicativos monstruosos do tipo Photoshop, Illustrator, InDesign... Detalhe que muitas vezes estão rodando juntos, sem contar um Windows Media Player pra ajudar... E ele trava sim, em especial em tarefas como salvamentos :roll: Mas destrava... Coisa que o Win 98 não fazia e de onde eu acredito que saiu a história dos travamentos...

Até então fala-se muitos que o Windows é bom pra jogos, em contrapartida alguém diz que o Linux emula... Diz-se que o Linux te da 'liberdades' sobre o S.O. que o Windows não permite...

Bah, pra uso corporativo, o Windows (XP, o que eu defendo!)é a melhor solução...

E até que com o passar do tempo o povo da Microsoft tem deixado os usuários 'mexerem' mais no Win... vide o utilitário Diretivas de Grupo (gpedit.msc na linha de comando) presente no XP...

11. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Com certeza!! Pra uso corporativo com certeza, e d repente até pra uso doméstico ...

Tb ñ é pra tanto!! Acho q essa liberdade d configuração por parte da MIcrosoft vai parar por aí!!

12. Omykron

Omykron far above

e que oficialmente não existe. vc só aprende mexer depois de fazer umas 30 cagadas ensaiadas
    veremos? acho que não rapaz, quando eles detectam falhas no kernel, a 1ª coisa q eles fazem é corrigir, a pessoa mal tem tempo de explorar a falha, a não ser que o alvo não atualize o seu kernel.
    1 semana ligado até eu consigo, mas o que entra em fato, é gerenciamento de periféricos e cpu, servidores linux/bsd passam anos e anos sem precisar da um reboot sequer, com total memoria livre.. só usada quando tem acesso ao bd ou ao ftp/http server que ta na maquina... e mesmo assim, depois que os programas fizeram, vc tem o pc em suas mãos, como se nada tivesse sendo usado... estranho não?

sem contar que o swap do linux é confiavel... :twisted:

13. Deriel

Deriel Administrador

Dá impressão que o Linux não precisa interromper os serviços ou mesmo reiniciar quando da descoberta de algum furo de sgurança ou atualização no kernel. E comparar utilização server com utilização desktop é uma besteira total. Servidor windows" não travam também e desktop linux travam com uma frequencia desagradável (é, ponha a culpa no usuário, ponha :roll: )

Respito o que sempre digo: enquanto o linux não tiver um desktop com usabilidade semelhante a do windows, sem consumir mais hardware pra isso (que é o caso hoje), vai ficar resfolegando nesse patamar percentual aqui, retirado dos logs da própria Valinor:

Windows 98.5 %
    Linux 0.5 %
    Macintosh 0.2 %

14. Omykron

Omykron far above

aé? que estranho.... eu nunca vi nenhum mirror para baixar o kernel com modificações de segurança... ou vc diz os SP?

aplicativos em beta ou alfa realmente travam, agora aplicativos ja sem bugs, esses não travam....

ele não tem partição lógica para ele, ele escreve em qq lugar do hd, a comprometimento da integridade dos arquivos...

15. Deriel

Deriel Administrador

Esse cara é um cômico :lol:

16. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Aplicativos até dão problemas (e não é o fato de ser rotulado "beta" ou não que faz diferença, isso é apenas um rótulo), mas o kernel em si, é raríssimo. E mesmo que um aplicativo trave ou faça o que no Windows se conhece por "operação inválida", ele nunca leva o sistema junto.

17. Úvatar

A famosa tela azul do Win é inexistente no XP...
    As coisas ainda travam, mas destravam...
    Até o explorer.exe (processo que cuida além de outras coisas, da interface) trava... E a tela fica sem nada pra interagir... Pânico? Não, só vc ir lá e iniciar esse processo...
    E isso é caso raro...
    O malquisto CTRL+ALT+DEL até que é legal no XP...
    As coisas estão evoluindo... :)

18. Sercelda

Sercelda Usuário

Pois é.. em termos de estabilidade para aplicativos de desktop o Win XP é massa mesmo. Só não sei se vale os 600 reais que custa...

19. Úvatar

os SP são pacotes de atualizações... A partir do Win2000 (acho!) ele começou a baixa-las automaticamente... E o SP2 é um pacote de implementos de segurança que todo mundo hj em dia usa: firewall e anti pop-ups... Tem outras coisas, mas as vedetes são essas...

E esse lance de "comprometer a integridade dos arquivos" é balela... Já vi PCs com Win entulhados de lixo, desinstalações mal-feitas e etc... Mas ainda funcional... E isso acontece quando a pessoa não tem o mínimo de cuidado... Os caras colocaram as ferramentas de manutenção todas mastigadinhas lá, é só usar...

Quer coisa melhor que a Restauração do Sistema do Win XP?

20. Omykron

Omykron far above

Compartilhar