1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Linux na Copa do Mundo de 2006 - Alemanha

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Alucard, 2 Dez 2005.

  1. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Mais uma vitória para o mundo Linux!!! :cerva:

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. FURIA Da Rossa

    FURIA Da Rossa Rank Configurável??

    Ebaaaaaaaaaaaa Assim acabarão os juiízes ladrões como o marroquino que apitou Brasil x França em 98!!
     
  3. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Na verdade, pra acabar com manipulação de resultados por parte de árbitros, só isso não adiantaria absolutamente nada. Mas eu receio que esse não seja o propósito.
    Receio que esta medida tenha maior validade perante o fato de aproximar a tecnologia do esporte, em especial, às decisões, ao bom uso das regras e imparcialidade; o que de muitos modos representa um avanço.

    Claro, muita gente não vai gostar, como os que falam "Deixem o futebol do jeito que está!". Só aplicando esse tipo de coisa é que podemos saber se as consequências serão positivas ou não para o esporte.
     
  4. FURIA Da Rossa

    FURIA Da Rossa Rank Configurável??

    Será que eles conseguirão acabar tudo em tempo para Jun/2006?
    E por que não adotar essa tecnologia?? Só se o chip dentro da bola quebrar com o bicudo ou entao ele deslocar o centro de massa dela, :P
     
  5. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Acredito que não, pois o chip não deve ter nem 3g
     
  6. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Só falta hackearem a bola pra marcar gol antes de entrar toda... Principalmente pq eles tão usando Wi-Fi, é só levar um laptop pro jogo. ;-)
     
  7. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Com certeza o sistema não vai ser tão vulnerável assim, afinal, é o Japão que está trabalhando nele. Isso sem falar que você não faz absolutamente nada em um sistema linux sem senha de root(que pode ser mudada com uma constância considerável durante um jogo de 90 min).
    O bloqueio de conexões pode ser feito também com muita facilidade. Basta marcar o ID da placa de rede que terá acesso ao sistema no chip... =)

    E, eu acho que pode ser muito interessante a tecnologia. Talvez eles não consigam colocar na Copa do Mundo, mais seria legal ver em alguns campeonatos menos importantes, como a Copa Toyota de 2006. :g:
     
  8. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Ah, nesse caso, eu aprovo. :joinha: :mrgreen:
     
  9. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Além do mais, o chip não possui "força", ou energia que se concretizará em força pra mover a bola, e esse nem é o propósito. O propósito é INDICAR a posição da bola, as suas coordenadas no plano que é o campo de futebol, e somente isso.
     
  10. Omykron

    Omykron far above

    bom, é ai que eu entro dizendo "O futebol é um jogo arcaico"
    pq?
    não utiliza a tecnologia para transformar o jogo em algo menos sucetivel a erros de marcação.
    bom, peguamos o exemplo do futebol americano. Em caso de duvida em uma jogada, seja do time ou do arbitro, o mesmo pode parar o jogo, ir para um tele promp especial, mostrando o lance de vários angulos, até ele ter certeza que a jogada foi legal, que não foi falta...

    imagina que bom seria utilizar tais chips em jogos profissionais, para facilitar a vida dos arbitros e dos auxiliares...

    ia ser mó legal ver os jogos que parecem pagos para a arbitragem afrouxar de um lado.. assim como o uso de tv e talz..
     
  11. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Se esse for o seu sistema de segurança, basta alguém configurar a sua placa para ter o "ID" (o nome é MAC) igual ao do chip e pronto.

    Mas sim, é possível ter segurança é nem é tão difícil. Algum sistema de criptografia resolve.
     
  12. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Configurar MAC? Pode dar muito trabalho, pois isso geralmente é informação no hardware, a maior parte dos sistemas permite apenas consultar. O indivíduo também precisaria ser expert em eletrônica :)

    Mas chips wireless não possuem apenas o MAC, possuem um identificador próprio também. Mas concordo que criptografia é vital.
     
  13. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Não é não, muitas placas permitem configurar via software.

    Aí depende do protocolo que está sendo usado. Se for o padrão 802.11 para redes sem fio, esse que é usado por aí, a identificação é pelo MAC mesmo. Qualquer segurança adicional só com protocolos extras. E o primeiro que foi proposto para isso não era seguro.
     
  14. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Pergunta: não dá para colocar um módulo de identificação específica da máquina com acesso ao sistema diretalemente no Kernel? :roll:
     
  15. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    :blah: Dessas eu ainda não tive a infelicidade de encontrar... Não faz o menor sentido, já que parte do MAC identifica quem produziu a placa e o restante é um número de série "único" para cada placa. Se eles já estão permitindo isso, lá se vai DHCP com controle por MAC, firewall filtrando MAC e tudo mais... Queria saber qual o fabricante está fazendo essa caca, você conhece?


    Imagino que não devam usar algo inseguro como o protocolo padrão, era isso que tinha em mente quando postei. No meu círculo de convívio, quem usa wireless sempre está usando algum protocolo extra para incrementar a segurança.

    Não tão facilmente, o que você usaria para essa identificação? E não faz sentido ficar no kernel (pelo menos para mim), pois sua função é gerenciar o hardware, não uma "autenticação". Para fazer uma identificação única, pode-se recorrer a uma técnica já bem usada, o SSL e certificados digitais tanto dos clientes quanto do servidor. Se o certificado for confiável, permite conexão, caso contrário, manda catar coquinho... Já é usado em outros protocolos IMAPS, HTTPS, SSH, NFS4, LDAPS, etc.
     
    Última edição: 8 Dez 2005
  16. Deriel

    Deriel Administrador

    Sinceramente espero que não se metam com isos na Copa. Aliás, nem preciso me preocupar, pois a FIFA deve ser a entidade mais conservadora do mundo (arrisco a dizer que no bom sentido). Normalmente o processo de testes da FIFA se dá em campeonatos menores (com o Paulistão, lembram?).

    Qualquer coisa que não mecanize demais o jogo é bem-vindo e esse é um caso: validar se a bola ultrapassou a linha. Mas exclusivamente pra isso, pois vão querer usar a poisição da bola em determinado momento até pra validar pênalti.

    E por mim a tecnologia envolvida poderia ser até cocô de pomba, desde que funcionasse e não interferisse na partida (além de maneira informativa, claro) :mrgreen:


    (algumas horas depois...)


     
    Última edição: 8 Dez 2005
  17. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Ou seja, podemos esperar no mínimo quatro anos para que a novidade vá para alguma Copa do Mundo... :tsc:
     
  18. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Provavelmente só em 2014 (no Brasil! :joy:), e olhe lá...
     

Compartilhar